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Telemedicina e planos de saúde: saiba como funciona esse serviço

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Telemedicina e planos de saúde: saiba como funciona esse serviço

A telemedicina tem se tornada uma prática cada dia mais frequente. Desde que os atendimentos médicos on-line foram autorizados pela Lei Federal 13.989, em 2020. 

Impulsionada pela pandemia e com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), a medida tem sido adotada por várias especialidades da áreas da saúde, com a adesão de médicos, psicólogos e dentistas.

Liberada há mais de um ano, o tema ainda gera muitas dúvidas, principalmente sobre os procedimentos da telemedicina e o papel dos planos de saúde.

Se você também tem dúvidas , não deixe de conferir o conteúdo deste artigo!

O que é telemedicina e como funciona?

A telemedicina é uma maneira eficaz e segura de ampliar o acesso dos pacientes às mais variadas especialidades de saúde, sem a necessidade de sair do conforto e da segurança das suas casas.  O profissional de saúde e paciente precisam apenas de um computador com uma câmera e microfone.  Esse método permite que o médico intérprete resultado de exames e monitore o tratamento de doenças remotamente.

Ainda que tenha sido impulsionada pela pandemia da Covid-19 no começo de 2020, tudo indica que a modalidade deve se estabelecer como rotina. Portanto, a telemedicina e planos de saúde devem caminhar juntos na oferta de um serviço de qualidade para a população.

Carência de planos de saúde: saiba como funciona!

Principais dúvidas sobre telemedicina nos planos de saúde

Será que todos os planos cobrem a telemedicina? Você deve pagar algo a mais por isso? A telemedicina pode ser usada em qualquer especialidade? Essas são apenas algumas das dúvidas que costumam surgir entre os pacientes.

Confira as respostas a seguir:

1. Todos os planos são obrigados a oferecer?

Por conta das limitações de circulação e necessidade de distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) emitiu nota técnica regulamentando a prestação do serviço de telemedicina pelos planos de saúde.

Segundo essa nota, as consultas presenciais devem ser destinadas preferencialmente a situações urgentes, quando houver necessidade de exame físico, por exemplo.

A nota diz ainda que não é preciso incluir a telemedicina no rol de serviços obrigatórios, pois não se trata de um serviço novo, mas de um tipo de consulta não presencial.

Além disso, as consultas também podem ser reembolsadas. Nesse caso, o beneficiário deve levar em consideração o que está escrito no seu contrato, na hora de solicitar o reembolso.

Pretende contratar ou mudar de plano de saúde, mas ainda tem dúvidas sobre os tipos disponíveis e qual escolher? Então não deixe de conferir este artigo do nosso Blog para tirar suas dúvidas!


2. Os planos cobram um valor a mais por esse serviço?

Considerando que a consulta via telemedicina se caracteriza apenas como uma modalidade de atendimento e não como um novo tipo de assistência, os planos de saúde devem cobrir (ou reembolsar, se for o caso) as despesas referentes ao uso desse serviço, conforme a nota técnica da ANS, citada acima.

Entretanto, é facultado às operadoras a cobrança de coparticipação pela utilização do serviço, segundo regras as de cada contrato.

Vale lembrar que, compreendendo a importância dos atendimentos via telemedicina no momento atual, algumas operadoras não têm feito esse tipo de cobrança, como veremos mais adiante. 

Você sabe como funciona a coparticipação nos planos de saúde? E qual opção é mais vantajosa: planos com ou sem essa cobrança? Saiba as respostas neste artigo!

👉 Plano de saúde sem carência é possível?


3. O serviço funciona para qualquer especialidade?

Diversos profissionais da área da saúde estão aptos a realizar consultas via telemedicina. Entretanto, a disponibilidade de acesso a qualquer especialidade depende das regras do contrato assinado pelo beneficiário.

De maneira geral, atendimentos que exigem menor interação física entre profissional e paciente são os mais propensos à realização de forma remota. Áreas como nutrição, psicologia e neurologia são bons exemplos.

Já as especialidades em que o exame físico do paciente se mostra imprescindível, como cirurgia vascular ou fisioterapia, por exemplo, encontram um pouco mais de dificuldade nessa modalidade. 

Ainda assim, a depender do tipo de orientação que pretenda passar naquele momento, virtualmente qualquer área da saúde pode se valer dos meios digitais para atendimento do paciente. Até porque, conforme a própria nota técnica da ANS, trata-se de um atendimento similar às consultas regulares.

Já as especialidades em que o exame físico do paciente se mostra imprescindível, como cirurgia vascular ou fisioterapia, por exemplo, encontram um pouco mais de dificuldade nessa modalidade. 

Quais as diferenças entre seguro-saúde e plano de saúde?

geap consulta online

Ainda assim, a depender do tipo de orientação que pretenda passar naquele momento, virtualmente qualquer área da saúde pode se valer dos meios digitais para atendimento do paciente. Até porque, conforme a própria nota técnica da ANS, trata-se de um atendimento similar às consultas regulares.

Conheça o plano de saúde familiar da GEAP!

Como funciona o serviço de telemedicina na Geap?

Os planos de saúde da Geap também oferecem o atendimento via telemedicina, seguindo todas as orientações, tanto da lei 13.989/20, do Governo Federal, quanto da nota técnica 6/2020, da ANS, a fim de garantir uma adequada prestação do serviço e o sigilo das informações.

Além disso, a Geap não cobra nenhum valor de coparticipação pelas consultas realizadas via telemedicina. É mais um estímulo para seus beneficiários quanto à realização de seus atendimentos, além de contribuir para sua segurança e comodidade.

As consultas via telemedicina são realizadas em parceria com a Amparo Saúde. Para utilizar o serviço, o procedimento é o seguinte:

  • O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
  • Para ser atendido, o beneficiário deve ligar para o telefone 3003-0446 ou, caso prefira, pode também agendar clicando neste link
  • Nesse primeiro contato, é realizada uma triagem para determinar o grau de gravidade da situação.
  • Após isso, a equipe de atendimento irá estabelecer o nível de urgência e o tempo máximo de resposta à demanda informada pelo paciente.
  • Em seguida, um profissional retornará o contato do beneficiário para dar a resolução ao problema, evitando que ele precise se deslocar.

Tudo o que vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Geap incorpora e disponibiliza a seus beneficiários com as melhores condições possíveis; como é o caso da telemedicina!

Conheça os nossos planos disponíveis e solicite sua adesão de forma online.

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