Bem-estar

Aprenda a identificar os sintomas da menopausa e como aliviá-los

4 Minutos de Leitura
Mulher de meia idade, sentindo-se mal.

O climatério e a menopausa são uma fase natural da vida reprodutiva de toda mulher, mas que ainda são envoltas em muitas dúvidas, especialmente em relação aos sintomas e ao início dessas alterações hormonais, físicas e emocionais. 

O desconhecimento desse período — especialmente por parte das mulheres — pode adiar a busca por acompanhamento médico e pelos cuidados necessários, prolongando desconfortos e sofrimento para elas.

Vamos falar mais sobre essa fase tão marcante na vida da mulher?

Climatério ou menopausa?

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o Climatério corresponde ao período de vida da mulher compreendido entre o final da fase reprodutiva até a senilidade. 

Em geral, varia dos 40 aos 65 anos. Nesse período ocorre a menopausa definida como a interrupção permanente da menstruação e reconhecida após 12 meses consecutivos sem novos ciclos menstruais. 

Por ser o termo mais usado e para facilitar a compreensão, neste conteúdo iremos nos referir sempre como menopausa. 

Quais são as principais doenças respiratórias e como detectar?

Principais sintomas da menopausa

Os sinais da menopausa surgem de forma gradual, ao longo do tempo e com o envelhecimento da mulher. As manifestações mais comuns são:

1. Menstruação irregular

Na menopausa, o fluxo menstrual sofre variações. A mulher menstrua em um mês, passa alguns meses sem fluxo, menstrua novamente e assim por diante. Além disso, esse sangue pode alterar suas características físicas, podendo apresentar alguns pequenos coágulos, assim como aumentar ou diminuir o fluxo.

Naturalmente, esse padrão varia de uma mulher para outra, tanto na frequência quanto na intensidade.

Gripe ou resfriado: qual a diferença?

2. Ondas de calor

As ondas de calor são um dos sintomas mais relatados e podem surgir em fases diferentes da menopausa, muitas vezes, sem causa aparente. 

Quando aparecem à noite, essas ondas de calor são chamadas de “suores noturnos” e, em muitos casos, prejudicam a qualidade de sono da mulher, como veremos a seguir.

3. Dificuldade para dormir

Além do grande incômodo que os “fogachos” provocam, as alterações hormonais da menopausa também podem causar insônia e sono turbulento, que se tornam bem mais comuns nessa fase ou se acentuam naquelas mulheres com esse histórico. Sem dormir direito, a mulher fica mais cansada e sonolenta ao longo do dia.

4. Alterações frequentes de humor

A irritação é outra consequência dos distúrbios do sono e dos demais sintomas da menopausa. A mulher também pode apresentar ansiedade e mau humor.

5. Ressecamento vaginal

Causado pelas alterações hormonais, o ressecamento da região íntima causa dor durante a relação sexual, coceira e idas constantes ao banheiro para urinar.

6. Menos desejo sexual

A falta de libido também decorre da oscilação dos hormônios, das alterações de humor e do ressecamento vaginal, condições naturais nessa fase.

7. Perdas frequentes de urina

Esse sintoma está relacionado à redução do estrógeno, que afeta o funcionamento da uretra. Com isso, a mulher fica mais suscetível a infecções urinárias e escapes de urina.

Além destes, existem outros indícios da menopausa:

  • Problemas de memória.
  • Pele fina e seca.
  • Ganho de peso.
  • Dificuldade para emagrecer.

Veja também: Conheça mais sobre outros sintomas da menopausa.

Como ter certeza de estar na menopausa?

Apesar de ser um acontecimento natural da idade, que já começa a dar sinais a partir dos 40 anos, em média, a menopausa pode surgir antes ou depois desse período e pode não apresentar todos os sintomas citados, o que deixa a mulher um pouco confusa.

Para ter certeza de que está entrando nessa nova fase da vida, alguns exames podem ajudar. Conheça os mais comuns:

  • Exame do FSH: o FSH é um hormônio liberado pelo organismo para estimular a função do ovário, ou seja, estimular o crescimento de folículos ovarianos. Logo, quando está em grande quantidade, é um indicativo da menopausa, pois significa que o ovário possui disfunções e precisa ser estimulado.
  • Exame do LH: outro hormônio gerado em excesso quando a mulher está na menopausa, como forma de aumentar sua capacidade reprodutiva.
  • Dosagem de cortisol: níveis altos de cortisol também são responsáveis pela menstruação irregular. Então, é um exame que ajuda o ginecologista a ter clareza da causa da interrupção do fluxo menstrual.
  • Exame da prolactina: usado para confirmar a menopausa, uma vez que níveis altos de prolactina também causam alterações típicas dessa fase, como dificuldade para engravidar e ausência de menstruação.
  • Dosagem de HCG: neste exame, o ginecologista avalia se a ausência da menstruação é um indício de gravidez ou um sinal da menopausa.

Veja também: Exames que toda mulher deve fazer ao longo da vida

O que fazer para aliviar os sintomas da menopausa?

Apesar de temporários, os sintomas da menopausa são bastante incômodos, especialmente quando surgem ao mesmo tempo. A seguir, algumas dicas para aliviar esses desconfortos:

  • Use roupas leves, confortáveis e fáceis de tirar durante as ondas de calor.
  • Evite, se possível, ambientes, bebidas, comidas e roupas quentes. Torne o seu espaço o mais agradável possível.
  • Evite bebidas estimulantes, pois atrapalham o sono. São exemplos: bebidas com cafeína, refrigerantes de cola, chá verde e outros.
  • Faça atividades físicas diariamente, incluindo exercícios cardiovasculares e exercícios de força para melhorar o condicionamento e fortalecer os músculos.
  •  Insira momentos de lazer e distração na sua rotina. São essenciais para aliviar o estresse e a ansiedade.
  •  Faça acompanhamento com um ginecologista e, se pertinente, também com psicólogo; especialistas que vão ajudar você a vivenciar essa fase da melhor forma possível.

Geap: o plano de saúde do servidor!

Os sintomas da menopausa são muitos e podem ser amenizados para que a mulher tenha uma vida com mais qualidade. Por isso, um acompanhamento multidisciplinar com ginecologistas, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais é muito importante.

E se você ainda não tem plano de saúde que ofereça essa facilidade, conheça os planos de saúde da Geap!

A Geap é uma operadora de planos de saúde exclusiva do servidor e do empregado público, com diversos planos e vantagens que se encaixam nas suas necessidades. Conheça os nossos diferenciais:

  • Ampla rede credenciada, com mais de 17 mil prestadores.
  • Abrangência nacional, com presença em todas as capitais e Distrito Federal.
  • 77 anos atuando no segmento da saúde.
  • Planos com rol de procedimentos superior ao estabelecido pela ANS.
  • Mensalidades mais acessíveis.
  • Planos com ou sem coparticipação e muito mais.

Venha conhecer os nossos planos de saúde e torne-se um beneficiário Geap!

Related posts
Bem-estarCuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dia Mundial do Câncer: hábitos que podem te proteger!

4 Minutos de Leitura
No dia 4 fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma doença com grande incidência em todo o mundo, causada por…
Bem-estarCuidado e Prevenção

Chutou o balde no fim de ano? Confira dicas para se recuperar!

3 Minutos de Leitura
Fim de ano é sinônimo de relaxamento e celebração e, consequentemente, muita comida e bebida. É quando os cuidados com a alimentação…
Bem-estarCuidado e PrevençãoNotícias

A importância do pediatra na saúde do seu filho

3 Minutos de Leitura
A presença do médico pediatra na saúde do seu filho é essencial para seu desenvolvimento pleno.  Afinal, estamos falando de uma especialidade…