Cuidado e Prevenção

O que é gastrite: causas, prevenção e como tratar?

4 Minutos de Leitura
Gastrite: o que é e como tratar?

Dor, azia e queimação na região do estômago. Esses são os principais sintomas da gastrite, um distúrbio digestivo muito comum e que afeta a qualidade de vida de mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP).

A doença pode ter inúmeras causas, e a prevenção continua sendo a melhor forma de combatê-la.

Veja a seguir o que é a gastrite, como ela se manifesta no organismo e como evitar que ela apareça.

Acompanhe!

O que é a gastrite?

A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste a parede do estômago. Pode ser do tipo aguda, quando surge de forma repentina, ou crônica, quando se instala ao longo do tempo.

A intensidade da gastrite também pode variar entre inflamações mais leves e mais intensas, com destruição de parte da mucosa estomacal, surgimento de úlceras e ocorrência de sangramentos.

Qual o sintoma de gastrite no estômago?

  • Dor estomacal: dor aguda, localizada na área do estômago, mas que pode se irradiar para a região do peito, se confundindo com a dor do infarto;
  • Azia e queimação: sintomas provocados pelo retorno do suco gástrico em direção à região bucal;
  • Inchaço na região da barriga;
  • Mal-estar generalizado e difuso;
  • Dor de cabeça;
  • Sensação de estômago cheio e pesado;
  • Arrotos frequentes;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômito.

Conheça os principais sintomas da pneumonia e como diferenciar da Covid-19!

Os sinais da gastrite costumam ser mais intensos logo após a ingestão de refeições volumosas ou com alimentos gordurosos, ou ainda quando a pessoa se deita.

O que pode causa a gastrite?

A gastrite pode surgir devido a inúmeros fatores, tais como o uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios ou à base de ácido acetilsalicílico, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, hábito do tabagismo, entre outros.

Além disso, a gastrite também pode ser causada por infecção pela bactéria Helicobacter pylori, mais conhecida como H. Pylori. Existe também a gastrite autoimune, quando o próprio organismo ataca as células do estômago.

Conheça os sintomas e como funciona o diagnóstico da epilepsia infantil!

Por fim, a gastrite pode ter origem nervosa. É quando os níveis elevados de estresse e ansiedade aumentam a produção de suco gástrico e agridem a parede estomacal, causando os sintomas já citados.

Evitar o consumo excesso de alimentos gordurosos pode evitar tanto a gastrite quanto o colesterol alto. Saiba mais neste artigo!

Gastrite: como prevenir e tratar?

Para evitar o surgimento da gastrite, é preciso combater as suas causas e adotar hábitos que garantam a saúde do seu estômago.

A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar:

  • Evite o consumo excessivo e/ou frequente de bebidas alcoólicas;
  • Não fume;
  • Fique atento(a) aos alimentos que irritam a mucosa do estômago, como café, pimenta, bebidas gaseificadas, entre outras;
  • Evite usar medicamentos sem indicação médica. Mesmo sendo prescritos, converse com o(a) profissional, caso sinta incômodo no estômago;
  • Fracione as refeições ao longo do dia, evitando pratos volumosos;
  • Evite alimentos gordurosos e “pesados”;
  • Coma mais frutas, mas dê preferência para aquelas menos ácidas;
  • “Ajude o estômago” no processo de digestão, mastigando bem os alimentos.
  • Introduza na sua rotina momentos de lazer e descanso, evitando o estresse e a ansiedade;
  • Realize atividades físicas com frequência. Também são fundamentais para a boa digestão dos alimentos.

A reeducação alimentar é uma ótima estratégia para tratar ou evitar a gastrite. Confira outros benefícios de uma alimentação correta!

Tratamentos para a gastrite

E quando a gastrite se instala, como tratar?

O tratamento para a gastrite geralmente envolve o uso de medicamentos orais com função gastroprotetora, além de mudanças na alimentação e na rotina diária, com as citadas na lista acima. 

No caso da gastrite causada pela bactéria H. Pylori, o tratamento preconizado hoje pelo Ministério da Saúde consiste na eliminação dessa bactéria por meio do uso de uma combinação de antibióticos, além do uso de gastroprotetores, como o omeprazol.

🚨 Nunca é demais lembrar que todo tratamento deve ser prescrito de forma individual, após a avaliação pormenorizada do(a) especialista.

Quando procurar um(a) médico(a)

O(a) profissional de referência para investigar e fazer o tratamento da gastrite é o(a) gastroenterologista, sendo recomendado o agendamento de uma avaliação assim que qualquer incômodo persistente e/ou repetitivo na região gástrica começar a surgir. 

A dor é a manifestação mais comum e deve ser investigada o quanto antes, tanto para a antecipação do diagnóstico, quanto para a boa resposta do tratamento.

Diante da suspeita de gastrite, o(a) médico(a) poderá solicitar exame de endoscopia para avaliar as condições atuais do estômago e vias digestivas altas e, em seguida, indicar a melhor forma de tratamento.

Gostou do artigo de hoje? Que tal compartilhar com alguém que também possa se beneficiar?


Você sabia que a GEAP é uma operadora especializada em planos de saúde para servidores públicos? De abrangência nacional, possuímos uma ampla rede credenciada, com as mais variadas especialidades médicas para manter sua saúde (e de sua família) sempre em dia. Conheça nossos planos e venha ser também um de nossos beneficiários!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…