Cuidado e Prevenção

Menopausa o que é?

3 Minutos de Leitura
Menopausa o que é

A menopausa é um marco histórico e inevitável na vida da mulher. Mesmo assim, ainda é envolta em muitas incertezas, até mesmo entre o público feminino, principal afetado por esta transformação. Você também tem dúvidas sobre o assunto?

Continue lendo e solucione de vez esses questionamentos.

O que é menopausa?

A menopausa é um período natural na vida de toda mulher, sendo marcada pelo final da menstruação e também da fertilidade. Essa interrupção definitiva é decorrente da ausência dos hormônios femininos: estrogênio e progesterona.

Esses hormônios são naturalmente produzidos pelo ovário durante o ciclo menstrual. Com o passar dos anos, contudo, a produção ovariana vai diminuindo, reduzindo também a liberação do estrogênio e da progesterona.

A partir dos 35 anos, o número de óvulos liberados é bastante reduzido, o que se torna mais evidente nos anos seguintes. Por esta razão, a menopausa está associada à menstruação e à impossibilidade de gestação, uma vez que já não há óvulos para serem fecundados.

A menopausa inicia, em média, a partir dos 45 até os 55 anos de idade, sendo a fase marcada pelo esgotamento total dos óvulos. A confirmação acontece quando a mulher não menstrua há 12 meses consecutivos.

Em algumas mulheres, a menopausa pode acontecer mais cedo. Nesses casos, ela começa a dar sinais antes dos 40 anos de idade. A menopausa precoce está associada a fatores genéticos e exposição a agressores externos, como a quimioterapia e a radiação.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Saiba o que fazer para ajudar na detecção precoce da doença

Quais são os sinais de alerta da menopausa?

A menopausa causa uma verdadeira transformação no corpo e na vida da mulher, com uma variação muito grande de sinais, tais como:

1.   Alterações no ciclo menstrual

Quando a menstruação começa a ficar irregular, é sinal de que a menopausa está perto. Se a mulher sempre teve um ciclo menstrual bem definido, será fácil perceber essa mudança na sua rotina.

2.   Calor e suor repentino

As ondas de calor são causadas pela queda dos hormônios femininos e acontecem repentinamente, com intensidade que pode durar alguns minutos, acompanhadas de sudorese.

3.   Alterações no sono

Os hormônios femininos também regulam o sono, que fica comprometido durante a menopausa. Insônia, sono rebuscado e calor durante a noite, são os problemas mais comuns.

Hepatite B: o que é, como se transmite, tratamentos e prevenção!

4. Mudanças de humor

Parecido com o que acontecia na adolescência, na menopausa a mulher experimenta variações de humor, alternando entre momentos felizes e tristes com muita frequência.

5. Alterações na região genital

A região genital da mulher sofre uma atrofia durante a menopausa, perdendo elasticidade, reduzindo a circulação sanguínea e a espessura. Coceiras, baixa lubrificação e dor durante as relações sexuais são muito frequentes.

Além destes sinais, também são fatores que servem de alerta:

  • Redução do desejo sexual;
  • Ganho de peso, com acúmulo de gordura na região abdominal e dificuldades para emagrecer;
  • Dores ósseas, provocadas pela osteoporose e perda de massa óssea;
  • Perda da elasticidade da pele, especialmente na região dos seios.

Veja também: Epilepsia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos!

Climatério e menopausa: qual é a diferença?

Esses dois termos se relacionam, mas são conceitos diferentes. O climatério engloba o período que antecede a menopausa, permanecendo até cerca de um ano após a sua confirmação, ou seja, dois anos depois da última menstruação.

Por isso, o climatério também é conhecido como o período de transição entre a fase reprodutiva e a fase não reprodutiva (menopausa), persistindo por mais 12 meses a partir dali.

Já a menopausa é um marco representando o fim da fertilidade da mulher, que se caracteriza pela ausência real e definitiva da menstruação e, consequentemente, do ciclo reprodutivo.

Complicações da menopausa

Os sinais da menopausa não são iguais para todas as mulheres. Podem ter menor ou maior intensidade de acordo com hábitos de vida, características genéticas e fatores ambientais, por exemplo.

Embora não seja considerada uma doença, a menopausa é um fator de risco para o surgimento de problemas mais específicos, tais como: osteoporose, infecções urinárias e genitais, alterações cardiovasculares, hipertensão, diabetes, trombose, disfunções sexuais e motoras.

Além disso, a queda na autoestima, a perda de memória e de concentração, bem como as alterações de humor podem comprometer seriamente a convivência e as relações sociais desse público.

Portanto, ainda que seja uma mudança natural e biológica, o acompanhamento da menopausa deve ser feito por especialistas de diferentes áreas, como: clínico geral, ginecologista, psicólogo, nutricionista, dentre outros.

Assim, é possível atenuar os sintomas e desconfortos, além de oferecer a essa mulher uma vida com muito mais qualidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção.

A GEAP possui uma ampla rede credenciada com especialistas em todo o país.

Conheça os nossos planos de saúde e faça parte dessa rede que cresce a cada dia.

Torne-se um beneficiário

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…