Cuidado e Prevenção

5 motivos para procurar um(a) cardiologista!

4 Minutos de Leitura
motivos para procurar um(a) cardiologista!

O coração é o órgão mais importante de todo o sistema cardiovascular, sendo responsável por bombear o sangue para todo o corpo, levando junto nutrientes e oxigênio.

Por isso mesmo, qualquer doença que afete esse complexo sistema pode levar a complicações e riscos graves. Não à toa, as doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas quais sinais indicam que é hora de buscar uma avaliação médica? Neste artigo você vai conhecer 5 motivos que indicam que é hora de procurar um cardiologista.

Acompanhe!

A importância de cuidar do coração!

Como dito acima, o coração é o órgão que bombeia nosso sangue para todos os órgãos e tecidos do corpo, por meio de um complexo sistema de veias e artérias.

Sistema circulatório, com suas veias e artérias

Quando esse fluxo não acontece da forma correta, todas as funções do corpo ficam comprometidas, o indivíduo tem a sua qualidade de vida reduzida, podendo chegar, inclusive, à morte. O infarto, o AVC e a insuficiência cardíaca estão entre as doenças mais comuns.

Conheça os sintomas e como funciona o diagnóstico da epilepsia infantil!

Por isso, é fundamental cuidar não apenas do coração, mas de todo o sistema cardiovascular. Todos cumprem papéis essenciais na circulação sanguínea e precisam funcionar corretamente.

Esse cuidado, inclusive, deve começar desde cedo, ainda durante a gestação. Segundo dados do Ministério da Saúde, as cardiopatias congênitas – causadas por más-formações durante a gravidez – estão entre as principais responsáveis por mortes ou comprometimentos na infância.

Ainda segundo o órgão, quase 30 mil crianças nascem com problemas cardíacos todos os anos no Brasil. Dessas, a grande maioria precisará passar por algum procedimento cirúrgico já no primeiro ano.

Ao longo de toda a vida, os cuidados com a saúde cardiovascular devem estar sempre em primeiro plano, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas com frequência, realizar check-ups regulares e redobrar esses cuidados após os 40 anos.

O check-up é fundamental para a prevenção de doenças. Conheça os exames que você deve fazer anualmente para ter uma vida mais saudável.

5 motivos para procurar um cardiologista!

Ainda está sem dúvida se deve ou não procurar um especialista para cuidar do seu coração? Confira uma lista de razões para agendar uma consulta com um cardiologista o quanto antes, ainda que não apresente sintomas.

1. Você possui fatores de risco

Existem inúmeros critérios que classificam uma pessoa como tendo mais risco de vir a apresentar um problema cardiovascular. Confira os principais:

  • Sobrepeso ou obesidade;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Sedentarismo;
  • Doenças preexistentes, como diabetes, hipertensão e colesterol alto;
  • Dieta com excesso de alimentos industrializados, açucarados e/ou gordurosos.

Você sabia que, nestes tempos de pandemia, pessoas hipertensas podem ter complicações? Confira esta live da GEAP para saber mais!

2. Presença de fatores psicossociais

Engana-se quem pensa que somente questões físicas influenciam na saúde cardiovascular.

Fatores psicossociais também são considerados fatores de risco, especialmente quadros como depressão, estresse permanente e ansiedade crônica.

Problemas cardíacos – como o infarto – possuem íntima relação com esse tipo de quadro de fundo emocional.

3. Sintomas cardiológicos

Por mais que muitos dos problemas cardiovasculares não manifestem sintomas claros, como a hipertensão e o diabetes, outros podem sim dar sinais.

Dor no peito, falta de ar, pele pálida ou de coloração azulada, desmaios sem explicação, palpitações, suor frio, dores de cabeça sem motivo aparente, cansaço excessivo são todos sintomas típicos das doenças cardiovasculares e são motivos suficientes para uma consulta ao cardiologista.

Colesterol alto: sintomas e o que pode causar

4. Antes de iniciar uma atividade física

Apesar de não ser o que a maioria faz, é fundamental buscar a avaliação – e a liberação – de um(a) cardiologista antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, especialmente se você está sedentário há muito tempo.

Os exercícios aeróbicos, por exemplo, podem demandar bastante esforço de seu sistema cardiovascular e caso o indivíduo tenha algum problema no coração, poderá sofrer desmaios ou até problemas mais graves.

Fazer atividade física é um hábito simples de cuidado com a sua saúde. Conheça outras maneiras de se manter saudável sem muito esforço.

5. Tem histórico familiar

A existência de familiares – especialmente parentes de primeiro grau – que têm ou já tiveram algum problema cardíaco ou cardiovascular aumenta bastante os riscos de alguém também ter.

Por isso, caso tenha conhecimento disso, a visita ao cardiologista também precisa ser considerada, como forma de prevenção.

Conheça os principais sintomas da pneumonia e como diferenciar da Covid-19!

Estes são os principais motivos para você procurar um cardiologista e garantir uma vida mais longa e saudável. Precisamos lembrar que a medicina não age apenas no tratamento de doenças, mas também na prevenção delas. 

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe-o com outras pessoas que também precisam saber mais sobre o assunto.


A Geap é o plano de saúde feito para os funcionários e servidores públicos de todo o país. Contamos com uma grande diversidade de especialistas para ajudar você a manter uma vida mais saudável e feliz. Seja também mais um de nossos beneficiários! 

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…