Cuidado e PrevençãoNotícias

Novembro azul: Prevenção, diagnóstico precoce e quebra de preconceitos são essenciais no combate ao câncer

2 Minutos de Leitura

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro, por isso, o mês de novembro tradicionalmente é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens em todo o mundo e no Brasil. Desde o dia 1º de novembro e ao longo do mês, campanhas do Ministério da Saúde (MS) e de diversos atores do setor da saúde têm abordado a saúde integral do homem, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral.

No setor público, o MS tem incentivado os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), para realização de consultas e exames preventivos. No setor privado, a maioria dos planos de saúde possui cobertura para a realização de consultas e exames prévios para constatar a possibilidade de tumores ou de outras possíveis enfermidades.

A forma mais segura de se aumentar as chances de cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por isso, é importante realizar consultas médicas anualmente para checar se sua saúde está em dia. Quanto antes um possível câncer for descoberto, maior é a possibilidade de cura e mais ameno pode ser o tratamento.

Prevenção

A melhor forma de prevenir qualquer doença, são os bons hábitos de vida, ou seja, uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, evitar o tabagismo, dentre outros.

Além disso, mas especificamente para a prevenção do câncer de próstata, o homem a partir dos 50 anos, ou em caso de possuir fatores de risco, a partir dos 45 anos, devem consultar-se regularmente e realizar exames, como:

•          Exame do toque retal – Exame rápido realizado pelo médico, para avaliar o tamanho, forma e textura da próstata.

•          Exame de PSA – Exame sanguíneo, o qual mede a quantidade de antígeno prostático específico.

Preconceito como vilão

Tabus e preconceito são algumas das barreiras do combate ao câncer de próstata. Isso porque um dos principais exames realizados para a detecção de tumor na região é o exame “de toque”, algo que costuma afastar muitos homens. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela que apenas 32% dos entrevistados confirmaram ter realizado o exame de toque, enquanto 47% afirmaram ter feito o PSA.

Para um diagnóstico completo e correto, é preciso que os dois métodos de detecção sejam realizados, e não um ou outro, uma vez que o PSA, por exemplo, pode apresentar taxas alteradas por outras causas que não o câncer. A combinação dos dois exames torna os resultados mais confiáveis e a chance de detecção de um tumor ainda no começo, facilitando assim, o tratamento e a cura.

Novembro Azul

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

Procure um médico através do programa de Atenção Primária a Saúde, o “Clínicas Geap”, e faça os exames preventivos.

Se cuida. A Geap está ao seu lado!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…