Cuidado e Prevenção

Medicina Preventiva: O que é, Importância e Como É feita?

4 Minutos de Leitura
Médica cumprimentando paciente.

A medicina preventiva é uma prática com o objetivo principal reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças, ou seja, evitando que o indivíduo fique doente ou evolua com complicações que são inerentes a sua doença, e garantindo, assim, qualidade de vida. 

Vamos saber mais sobre esse conceito?

O que é a medicina preventiva?

A prevenção de doenças visa reduzir o desenvolvimento e o seu agravamento, assim como de outras morbidades. Durante muito tempo, a medicina foi vista apenas como uma forma de tratar doenças. Contudo, progressivamente, com a evolução da medicina, foi observado que trabalhar para evitar o surgimento de enfermidades seria mais efetivo para garantir uma vida longeva e saudável. 

Podemos definir a medicina preventiva como: 

“Conjunto de ações com foco na prevenção e na redução do impacto causado pelos problemas de saúde, por meio da intervenção precoce, seja no diagnóstico ou no tratamento”.

Como exemplos, podemos apontar as consultas periódicas, os exames de rotina e os hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente.

Leia também: Saiba como a atividade física pode ser sua aliada na prevenção de doenças.

Por que a medicina preventiva é tão importante?

Por que a medicina preventiva é tão importante?

A medicina preventiva oferece ao indivíduo chances reais de reduzir a incidência de doenças e barrar/retardar o avanço daquelas já instaladas, controlando seus sintomas, complicações e sua evolução.

Quando falamos em doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo, a medicina preventiva tem ainda mais sentido. Essas condições acompanham a pessoa ao longo da vida, costumam ser assintomáticas no início e podem evoluir para complicações graves. 

Além disso, sabemos que alguns dos fatores de risco são evitáveis, como o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo, o alcoolismo, entre outros. Isso significa que, agindo de forma preventiva, é muito mais fácil evitar o surgimento dessas alterações, tratá-las com maior sucesso e evitar que elas evoluam.

Veja também: Tenha uma alimentação mais saudável seguindo a pirâmide alimentar.

Quais são os níveis da medicina preventiva?

Para se tornar ainda mais eficiente, as ações na medicina preventiva foram divididas em quatro níveis. A seguir, um pouco mais sobre como essas etapas funcionam:

Primária

Nesse primeiro nível, estão as recomendações para que o indivíduo fique longe dos fatores de risco e reduza as chances de desenvolver problemas de saúde. São exemplos o uso do protetor solar, a redução da ingestão de sal e açúcar, a busca por uma alimentação mais saudável, entre outros.

Secundária

Na segunda etapa, a doença já foi identificada, e o objetivo é conter ao máximo o seu avanço e agravamento. Por esta razão, a medicina preventiva costuma focar em dois pontos: o diagnóstico precoce e a redução das limitações impostas pela disfunção.

Terciária

Nesta fase, o objetivo é reduzir os sintomas, pensando na melhor qualidade de vida possível para o paciente e também para sua família e cuidadores. Para isso, o paciente deve ser alertado continuamente quanto à importância de seguir o tratamento adequadamente.

Quaternária

Aqui, temos a última etapa, que se baseia na limitação de danos ou redução dos impactos nocivos do tratamento na vida do paciente. A equipe médica pensa em opções menos agressivas e menos invasivas para controlar aquela doença.

Como é feito o rastreamento preventivo?

O rastreamento preventivo é um conjunto de técnicas adotadas para identificar precocemente os riscos de incidência de alguma doença em pacientes saudáveis.

Algumas medidas adotadas no rastreamento preventivo são:

  • Aplicação de questionários para compreender e avaliar o estilo de vida do indivíduo.
  • Uso de dispositivos portáteis para acompanhar os níveis de glicose, os batimentos cardíacos, os níveis de colesterol, entre outros.
  • Realização de exames específicos para a identificação de doenças em crianças ou ainda durante a gravidez, como a ultrassonografia.
  • Aplicação de exames em bebês nos primeiros dias de vida, como o teste do pezinho, teste do olhinho e exames de audição.
  • Realização de consultas periódicas, com frequência que pode variar de acordo com a idade, fatores de risco e alguma alteração identificada pelos exames e consultas anteriores.

Quais são as principais doenças respiratórias e como detectar?

Geap: o plano de saúde do servidor!

A medicina preventiva tem sido vista com cada vez mais importância, dado o seu papel crucial em intervir de forma precoce, seja prevenindo a instalação de doenças, favorecendo o diagnóstico precoce, acelerando o processo de recuperação: tudo isso resultará em melhor qualidade de vida para o indivíduo.

Conte com a Geap para ter mais saúde em todas as fases da sua vida. Somos uma operadora de planos de saúde específica para servidores e empregados públicos e suas famílias, com condições exclusivas e muitas vantagens. 

Confira nossos diferenciais:

  • Há  77 anos atuando no segmento da saúde.
  • Planos com mensalidades acessíveis.
  • Permite trazer toda sua família como dependentes ou agregados.
  • Planos com rol de serviços maior que o exigido pela ANS.
  • Mais de 17 mil prestadores de serviço, com sedes em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
  • Entidade sem fins lucrativos, com foco em investir nos serviços oferecidos.
  • Planos com cobertura completa: ambulatorial, hospitalar, obstetrícia e odontológica.

Conheça os nossos planos e torne-se um beneficiário Geap!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…