Plano de saúde

Telemedicina: como funciona na Geap?

4 Minutos de Leitura
Telemedicina: como funciona na Geap?

Os atendimentos via telemedicina representaram – especialmente nos momentos mais agudos da pandemia – um enorme benefício para que muitas pessoas tivessem acesso a assistência de saúde.

Por conta de suas vantagens, esse avanço tecnológico vem se estabelecendo como uma nova realidade nos cuidados com a saúde, nas mais diversas especialidades.

Essa alternativa de comunicação remota tem trazido maior segurança, agilidade, economia e acessibilidade para muitas pessoas.

Sempre em busca de oferecer os melhores serviços aos seus beneficiários, a GEAP Autogestão também disponibiliza essa opção de atendimento. E nas próximas linhas você vai saber como funciona.

Confira o artigo!

A importância da telemedicina

conta das restrições de circulação que vivemos desde 2020.

Buscando atender a essa demanda, o Congresso Nacional autorizou esse formato de consulta por meio da lei 13.989/20, e o Conselho Federal de Medicina regulamentou pelo ofício 1.756/2020.

Os dados observados têm mostrado a grande adesão dos profissionais e pacientes à novidade, além dos resultados positivos obtidos.

Segundo levantamento da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, mais de 2,6 milhões de pacientes foram atendidos nessa modalidade, com um nível de satisfação com o serviço chegando a 94%.

Carência de planos de saúde: saiba como funciona!

Ao contrário do que se pensa, o levantamento mostrou a importância desse modelo de atendimento até mesmo para os atendimentos de urgência, já que 60% deles foram para esse tipo de demanda, contra 40% de consultas eletivas.

👉 Plano de saúde sem carência é possível?

Principais benefícios da telemedicina

1. Mais segurança

A principal motivação para a adoção dos atendimentos via telemedicina foi a necessidade de distanciamento social desde o ano passado.

Sem a necessidade de deslocamento  até o hospital ou consultório – e se aglomerar em uma sala de espera – os pacientes acabam tendo mais segurança e proteção para realizarem suas consultas.

Essa mesma vantagem se estende aos profissionais de saúde, que também ficam mais protegidos de contaminações, uma vez que não precisam ter o contato direto e frequente com todos os pacientes.

Quais as diferenças entre seguro-saúde e plano de saúde?

2. Maior acessibilidade

Pessoas acamadas, com doenças crônicas ou com outros problemas de locomoção têm um acesso facilitado ao serviço de saúde, sem precisar sair de casa, usando apenas um celular, computador ou tablet.

O próprio acompanhamento de pacientes acometidos pela Covid-19, que precisam estar em isolamento, torna-se mais acessível e seguro, já que ele pode ser avaliado por um(a) profissional de saúde sem sair do seu quarto.

Com a telemedicina, os atendimentos presenciais podem ser direcionados preferencialmente para pacientes que, de fato, necessitam de um contato mais próximo com o seu(sua) médico(a), seja para realizar exames específicos de diagnósticos ou para casos de internação.

3. Democratização do acesso

É sabido que o acesso a serviços médicos de qualidade – especialmente algumas especialidades – não é distribuído por igual em nosso país.

Ainda segundo o levantamento da FenaSaúde, no Brasil 53% dos médicos se concentram na Região Sudeste, contra 18,4% no Nordeste, 15,3% no Sul, 8,5% no Centro-Oeste e 4,5% no Norte.

Com os atendimentos feitos pela internet, um(a) paciente pode ter acesso aos cuidados de um médico que esteja em praticamente qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

4. Documentação digital

Na esteira da telemedicina, outro grande benefício é a possibilidade de emissão e retirada de documentos médicos de forma totalmente digital.

Hoje, independentemente de onde esteja o(a) médico(a), ele(a) pode fazer prescrições, emitir atestados e relatórios, que podem ser impressos pelo(a) paciente de sua própria casa.

Se você mora no Distrito Federal, desde o último dia 03 de agosto, as farmácias e drogarias estão autorizadas por lei a venderem medicamentos controlados mediante a apresentação de receitas digitais, que o(a) paciente pode apresentar do próprio celular ou o(a) médico(a) enviar para o estabelecimento.

5. Troca de conhecimento

A telemedicina também possibilita a troca rápida de ideias entre os profissionais de saúde, aumentando e facilitando o acesso às informações, acelerando diagnósticos e antecipando a realização dos tratamentos.

Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada para capacitação desses profissionais, com o uso de plataformas de ensino.

Seu plano de saúde não oferece atendimento via telemedicina ou está te cobrando caro por isso? Talvez seja a hora de pensar em trocar de plano:

4 sinais (claros) de que é hora de trocar de plano de saúde!

Como funciona a telemedicina na Geap?

Na Geap, as  consultas via telemedicina são realizadas por meio da Amparo Saúde e seguem todas as orientações do Conselho Federal de Medicina. 

Para utilizar o serviço, o procedimento é o seguinte:

  • A prestação do serviço dispensa a necessidade de agendamento por parte do paciente.
  • O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
  • Para ser atendido, o(a) beneficiário(a) deve ligar para o telefone 3003-0446 ou, caso prefira, pode também agendar clicando neste link
  • Nesse primeiro contato, é realizada uma triagem para determinar o grau de gravidade da situação.
  • Após isso, a equipe de atendimento irá estabelecer o nível de urgência e o tempo máximo de resposta à demanda informada pelo(a) paciente.
  • Em seguida, um(a) profissional retornará o contato do(a) beneficiário para dar a resolução ao problema, evitando que ele(a) precise se deslocar.

Conheça o plano de saúde familiar da GEAP!

Uma vantagem do serviço de telemedicina da Geap é que seus beneficiários são isentos da cobrança de coparticipação pela utilização, o que favorece ainda mais a adesão às consultas virtuais.

Na hora de escolher o seu plano de saúde, conte com todas as vantagens da Geap Saúde para você e sua família. 

Somos uma operadora especializada em planos para servidores públicos e contamos com um vasto portfólio, uma ampla rede credenciada e muito mais: tudo isso com a experiência de quem está há mais de 75 anos no mercado.

Conheça todos os nossos planos disponíveis e escolha aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP!

Geap Plano de saúde
Related posts
Plano de saúde

Problemas vasculares ou cardiovasculares: entenda as diferenças

5 Minutos de Leitura
Os problemas vasculares e cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, à frente de motivos como câncer ou acidentes de…
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…