Outubro Rosa: saiba mais sobre o câncer de mama, com informações do Inca e do Ministério da Saúde – Geap Saúde

Outubro Rosa: saiba mais sobre o câncer de mama, com informações do Inca e do Ministério da Saúde

Em 2021, a campanha nacional da Geap “Em outubro, nosso universo é rosa”, para incentivar o controle do câncer de mama, compartilha informações sobre a doença e histórias de beneficiárias dos planos de saúde. O objetivo é promover a conscientização do público, especialmente sobre a importância da saúde feminina.

“É um propósito alertar outras pessoas que é preciso se conhecer, fazer autoexame, procurar os médicos”, considera a beneficiária da Autogestão, Thaila Michelle do Carmo, de 37 anos, uma das protagonistas da campanha alusiva ao Outubro Rosa, com repercussão nacional, ao longo deste mês.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais no local. Dessa forma, na mama, origina-se um tumor com potencial de invadir outros órgãos do corpo, com desenvolvimento rápido ou lento, a depender do caso. Mas, quando tratado adequadamente e em tempo hábil, a maioria tem bom prognóstico. Esse tipo de câncer não acomete só mulheres, como também homens, porém em casos mais raros, representando apenas 1% do total. Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima contabilizar 66.280 novos casos, no Brasil.

Para a incidência desse câncer, não há somente uma causa. A idade é um dos fatores de risco mais relevantes (quatro em cada cinco casos ocorrem em pessoas após os 50 anos). Também são fatores que aumentam o risco: a obesidade e o sobrepeso após a menopausa; a inatividade física; o consumo de bebida alcoólica; a exposição frequente a radiações ionizantes para tratamento (radioterapia) ou exames diagnósticos (tomografia, Raios-X, mamografia etc); além de fatores genéticos ou hereditários.

A pessoa deve ficar atenta aos sinais dados pelo corpo ou sintomas de anormalidades, como: nódulo fixo e geralmente indolor na região da mama, ou pequenos caroços nas axilas ou no pescoço; pele da mama avermelhada, retraída ou com aparência semelhante a de uma casca de laranja; alterações no bico do peito e saída de líquido anormal pelo mamilo.

“Eu estava tomando banho, passando a esponja vegetal no corpo, e senti. Eu mesma apalpei um nódulo debaixo da minha axila. Se não tivesse me tocado nesse dia, eu não tinha descoberto que estava com esse nódulo e poderia não ter tido o resultado que tive”, relatou a beneficiária Heloisa Lima, de 53 anos, também protagonista da campanha da Geap.

            Segundo orienta o Inca, a pessoa deve conhecer o próprio corpo para saber o que é normal ou não. Isso ajuda na detecção, especialmente de maneira precoce. A maioria dos casos de câncer de mama é descoberta pela própria pessoa. Além de observar o corpo, deve-se fazer o tradicional autoexame. E ainda: para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, o Ministério da Saúde recomenda fazer exame de mamografia para rastreamento a cada dois anos. Essa indicação é para quando não há sinais ou sintomas da doença.

“O autoconhecimento é você se observar. Vem dos mínimos detalhes. É você olhar pra dentro, começar a observar os sintomas que o seu corpo está te mostrando”, conclui Celma Mendes, que também compartilhou sua história na campanha da Operadora de planos de saúde.

Já em relação ao tratamento, este depende da fase em que a doença se encontra, o chamado estadiamento, e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (a terapia-alvo). Quando o câncer de mama é diagnosticado no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de já possuir metástases, ou seja, quando se espalhou para outros órgãos do corpo, o tratamento busca prolongar a sobrevida do paciente e melhorar a qualidade de vida dele.

Prevenção

Atente-se! Segundo dados do Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos, como: praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e não fumar, além de evitar o tabagismo passivo.

É unanimidade também entre os pacientes a importância da assistência à saúde para prevenir casos de câncer, além de tratá-los e diagnosticá-los. Se você ainda não é beneficiário Geap, conheça os planos no site www.geap.com.br e faça o seu pré-cadastro.

Veja também: Reajustes por faixa etária em planos de saúde: saiba como funcionam


Mais Notícias