Cuidado e Prevenção

7 Sintomas da Menopausa e Como Aliviar

6 Minutos de Leitura
principais sinais da menopausa (e dicas de como lidar)

Os sintomas da menopausa é apenas mais uma das fases na vida de toda mulher, e deve ser encarada como algo natural e não como uma doença.

Desde que conduzida de maneira adequada, é possível às mulheres atravessarem esse período com o mínimo desconforto, sem comprometer sua qualidade de vida.

Para isso, no entanto, é fundamental que as mulheres conheçam os sintomas e as possíveis alterações que podem apresentar, tanto para se tranquilizar quanto para buscar soluções; inclusive médicas.

Neste artigo, listamos os 7 principais sinais da menopausa, com dicas de como lidar com cada um deles.

Acompanhe!

Menopausa ou climatério?

Muitas pessoas confundem, mas menopausa e climatério não têm o mesmo significado

A menopausa corresponde à última menstruação da mulher, quando se encerra o seu ciclo reprodutivo. Geralmente ocorre entre os 45 e 50 anos de idade. 

Já o climatério é o período de transição entre a fase reprodutiva da mulher e a fase não reprodutiva, que vai até a última menstruação. O climatério se inicia alguns anos antes da menopausa, por volta dos 40 anos.

Desta forma, podemos concluir que a menopausa faz parte do climatério. Este, por sua vez, compreende todo o processo que antecede a chegada da menopausa, um período que pode durar anos, trazendo todos os sintomas que falaremos neste artigo.


>> SAIBA TUDO SOBRE PLANOS DE SAÚDE PARA SERVIDORES <<
Vantagens, benefícios exclusivos que servidores ou funcionários públicos podem ter ao contratarem o plano de saúde.


7 Sintomas da menopausa

Como dissemos, a menopausa, propriamente dita, ocorre entre os 45 e 50 anos de idade, mas a partir dos 40 já é possível perceber alguns dos seus sinais característicos.

Vale lembrar, no entanto, que isso não é uma regra fixa para todas as mulheres. Os tipos, variedades e intensidades dos sintomas variam de mulher para mulher, sendo que algumas delas sequer vão apresentar qualquer sinal nessa fase.

Na maioria dos casos, no entanto, as alterações mais comuns são:

1. Menstruação irregular

O primeiro sintoma que a maioria das mulheres costuma apresentar, logo nos primeiros anos desse processo é a alteração dos ciclos menstruais, sendo também um dos mais perceptíveis.

A mulher pode menstruar em um mês, passar alguns meses sem que a menstruação aconteça, menstruar duas vezes por mês e assim por diante.

Apesar de serem muito comuns as irregularidades, algumas mulheres mantêm o ciclo menstrual regular até a chegada definitiva da menopausa.

2. Ondas de calor

Um dos sintomas mais relatados por mulheres, as ondas de calor – também conhecidas como “fogachos” – costumam durar alguns minutos, atingindo principalmente as regiões do colo, do rosto e pescoço, deixando a pele avermelhada e bastante suada nessas áreas.

Também são comuns no período da noite. Nesse caso, são chamados de suores noturnos.

Estranhamente, esses episódios podem ser intercalados com momentos de frio inexplicado, resultante desse descontrole da regulação térmica ocorrida nessa fase.

Sintomas da menopausa

3. Alterações no sono

Um dos hormônios que regula o sono e que tem sua produção bastante reduzida durante o climatério/menopausa é o estrogênio.

Por isso, muitas mulheres sentem dificuldade para pegar no sono ou para se manter dormindo durante toda a noite; incômodo esse que acaba sendo intensificado pelas ondas de calor e pelos suores noturnos.

4. Oscilações de humor

Mudanças repentinas de humor também são outro sinal típico do período da menopausa.

Isso acontece principalmente devido à redução de dois hormônios que interferem no sistema nervoso central: o estrogênio e a progesterona.

Ansiedade, tristeza sem razão aparente, irritação e choro constante também são situações muito experimentadas pelas mulheres nesse período.

5. Problemas sexuais

A região genital da mulher também pode ser afetada durante a menopausa, com sintomas diversos, sendo o principal o ressecamento vaginal, que acaba provocando dor durante as relações íntimas.

Além disso, as alterações hormonais ocorridas nessa fase também podem levar a uma redução da libido e do interesse sexual, o que, associado ao possível desconforto gerado pela secura vaginal, frequentemente resulta em dificuldades no relacionamento.

Além disso, também pode haver alterações no funcionamento da bexiga, o que pode resultar em infecções urinárias e no esvaziamento incompleto na hora de ir ao banheiro.

Os desequilíbrios hormonais também podem causar sangramento fora do período menstrual. Saiba mais informações neste artigo!

6. Pele ressecada

Outra parte do corpo que sofre com a menopausa é a pele. O estrogênio é um hormônio que participa do processo de produção de substâncias importantes para a manutenção da saúde da pele, como o colágeno e a elastina.

Pele ressecada

Com a redução dessas substâncias, a pele acaba ficando mais ressecada, flácida e sem brilho.

7. Problemas de memória

Por mais que não seja um sintoma muito conhecido, estudos mostram que cerca de 60% das mulheres apresentam algum tipo de dificuldade de memória no período da menopausa.

Dificuldades para se organizar, para se lembrar de tarefas previstas para o dia ou mesmo onde guardou objetos acabam se tornando mais frequentes, também por conta da redução dos níveis de estrogênio no cérebro.

Caso essas alterações se tornem muito evidentes, a recomendação é buscar ajuda com endocrinologista ou neurologista, para diagnóstico e tratamento.

Mas cuidado: por mais que os níveis baixos de estrogênio possam interferir na memória, na capacidade de atenção e na concentração, esse não é o único fator. As comodidades do dia a dia levam à adaptação cerebral. Por falta de estímulos e exercícios, nossa memória também enfraquece. O que justifica a importância de se manter sempre ativa

Exames de rotina são importantes para averiguar a saúde geral do organismo. Conheça aqueles que você não pode deixar de fazer.

Como aliviar os sintomas da menopausa

Como dissemos, cada mulher vai reagir de uma forma às alterações do período da menopausa, apresentando sintomas em maior ou menor grau. Por isso, o ideal é que cada uma observe os sintomas que está apresentando e busque tratamento médico.

No entanto, alguns cuidados gerais são úteis em todos os casos, trazendo mais conforto para as mulheres nessa fase, como:

1. Movimente-se!

Os exercícios físicos regulares ajudam na liberação de endorfina; hormônio fundamental para a sensação de prazer e bem-estar. Isso contribui para combater as oscilações emocionais. Além disso, exercitar-se também melhora sua saúde em geral, trazendo mais disposição e energia.

2. Cuide da alimentação

Como o principal fator causador dos sintomas da menopausa é a baixa produção hormonal, torna-se importante consumir alimentos que ajudam a promover essa reposição: os chamados fitoestrogênios.

Nesse sentido, diversos alimentos, como vegetais, verduras e legumes conseguem desempenhar ações semelhantes às de hormônios presentes no corpo. É o caso das sementes e dos alimentos feitos de linhaça, soja, girassol ou gergelim, além do brócolis, do pistache, da ameixa seca, do azeite de oliva, entre outros.

3. Reforce a hidratação

Como vimos, o ressecamento é outro dos maiores sintomas desse período. Sendo assim, é fundamental aumentar a ingestão de água regularmente, evitando, assim, que o corpo sofra ainda mais com a desidratação. Além disso, invista em produtos específicos para a hidratação da pele.

4. Avalie a reposição hormonal

Em alguns casos, as terapias hormonais são a maneira mais rápida e eficiente de tratar sintomas decorrentes da menopausa. Discuta com seu(sua) médico(a) e veja se essa pode ser uma alternativa indicada para seu caso.

A importância do acompanhamento médico

Neste artigo você viu os 7 principais sinais da menopausa, assim como os cuidados que você pode tomar para atravessar essa fase com muito mais qualidade de vida.

No entanto, um cuidado fundamental – antes, durante e depois do climatério/menopausa – é o acompanhamento médico. Estar em dia com as consultas com o(a) ginecologista e/ou endocrinologista é o que vai garantir que esse período de transição seja mais tranquilo, além de ajudar a mulher a entender as transformações no seu corpo e no seu comportamento.

Além disso, esse acompanhamento ajuda a prevenir certos riscos à saúde, que se acentuam nessa fase, como a osteoporose e o câncer de mama.

Gostou de saber mais sobre a menopausa? Compartilhe o artigo com alguém que também precise destas informações.

Geap Plano de saúde

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…