area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura

Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde, principalmente, com a manutenção de um peso equilibrado. 

A obesidade é considerada uma doença crônica e um fator de risco para vários outros problemas de saúde. 

Para saber mais sobre essa data tão importante, além de conhecer dicas e orientações valiosas sobre como prevenir ou tratar obesidade, confira os próximos parágrafos!

Dia Mundial da Obesidade

O Dia Mundial da Obesidade é uma iniciativa criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de incentivar ações voltadas para o controle do excesso de peso, numa tentativa de alertar a todos sobre os riscos dessa doença, além de estimular o seu tratamento.

De acordo com a OMS, cerca de 1 bilhão de pessoas estão obesas em todo o mundo, incluindo adultos, adolescentes e crianças. A estimativa é de que mais 167 milhões de pessoas se tornem obesas até o ano de 2025.

A OMS utiliza o Índice de Massa Corporal (IMC) para classificar e identificar casos de sobrepeso e obesidade. 

Esse cálculo é feito dividindo-se o peso (em kg) altura ao quadrado (em metros). Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 75 kg fará o seguinte cálculo: 

  • Altura ao quadrado: 1,70 x 1,70 = 2,89.
  • Peso dividido pelo resultado da altura: 75/2,89 = 25,95 
  • O IMC é igual a 25,95 kg/m2.

Para classificação, existe uma tabela de referência que é utilizada para nortear o estado nutricional. Quando o IMC a 30 kg/m2 há classificação de obesidade. Quem apresenta IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 se enquadrava categoria de “sobrepeso” e, quando o Índice de Massa Corporal fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, é considerado eutrófico, ou seja, adequado.

👉Deve-se lembrar, no entanto, que o estado nutricional pode ter interferência de alguns fatores como quantidade de massa muscular e inchaço. Por exemplo: A regra de cálculo do IMC não se aplica a pessoas com grande quantidade de massa muscular – como praticantes de musculação – e que, por isso, têm um peso elevado, mas com baixo percentual de gordura corporal.

Talvez soe estranho para você ler que a “obesidade é uma doença”, mas devido aos inúmeros prejuízos – físicos, emocionais e sociais – que gera para o indivíduo, pelo Ministério da Saúde j ela é considerada como doença crônica.

Assim, a obesidade é considerada uma doença metabólica crônica multifatorial, caracterizada pelo excesso de gordura corporal e que possui múltiplas causas. 

As principais são a alimentação inadequada e o sedentarismo, tendo inúmeros outros fatores que podem contribuir para o agravamento do quadro.

Veja também: Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo

Os principais riscos e danos da obesidade

A obesidade também é um fator de risco para o desenvolvimento ou agravamento de diversas outras doenças, como:

  • Doenças cardiovasculares – Eleva o risco de problemas como insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico (AVE), hipertensão arterial sistêmica, colesterol alterado, doença arterial coronariana, entre outras.
  • Diabetes tipo 2 – Tipo da doença que é adquirido, normalmente, ao longo da vida. É caracterizada pela resistência à ação da insulina.
  • Problemas de sono – A obesidade também está associada a distúrbios do sono, como apneia do sono; dificuldade respiratória que causa despertares noturnos e sensação de cansaço durante o dia.
  • Condições respiratórias – A obesidade pode agravar condições respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
  • Problemas nas articulações – O peso excessivo coloca uma pressão muito grande nas articulações, aumentando o risco de lesões ou de desgaste precoce dessas estruturas.
  • Alterações mentais ou psicológicas – Essa condição pode afetar negativamente a saúde mental, aumentando o risco de depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos.
  • Fertilidade – É sabido que a obesidade pode afetar a fertilidade em homens e mulheres, tornando mais difícil a concepção e aumentando o risco de complicações durante a gravidez.
  • Problemas de fígado – O excesso de gordura aumenta o risco de doença hepática gordurosa não alcoólica, uma condição que pode levar à cirrose e outras complicações graves do fígado
  • Câncer – Sabe-se que diversos tipos de câncer estão associados à obesidade, como de esôfago, de estômago, de mama e de intestino.

A obesidade também reduz a mobilidade, e, na maioria das vezes, afeta a autoestima, comprometendo a vida social e emocional do indivíduo.

Tratar a obesidade é uma questão de saúde pública e precisa da adesão da sociedade e demais setores na promoção de medidas realmente eficazes de controle desta doença.

Veja também: Os benefícios da reeducação alimentar

O que fazer para evitar (ou tratar) a obesidade

A obesidade é uma doença multifatorial. Isso significa que não existe uma única causa para o seu surgimento. Portanto, as formas de tratar e prevenir a doença também variam bastante. Confira algumas dicas importantes:

Seguir uma alimentação saudável

Consuma alimentos naturais e faça deles a base da sua alimentação. São exemplos as frutas, os legumes, as verduras e os cereais. Reduza ao máximo o consumo de industrializados, itens açucarados, salgados ou gordurosos e beba bastante água.

Além disso, procure orientação profissional, com endocrinologista, nutricionista e, se necessário, psicólogo e nutrólogo, para que sejam criadas estratégias para seu tratamento e uma dieta individualizada, de acordo com as suas necessidades.

Realizar atividade física

Movimentar o corpo é fundamental para uma vida mais saudável e mais leve. O ideal é praticar algum esporte ou exercício físico diariamente.  A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de 75 a 150 minutos de exercícios intensos ou de 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana.

A atividade física ajuda na perda de peso, alivia o estresse, melhora o sono, reduz a ansiedade e estimula a interação social. E vale qualquer atividade que te faça se movimentar, respeitando suas preferências e possibilidades.

Buscar ajuda médica

Como vimos, a obesidade é uma doença com muitas causas. Por isso, o tratamento também é amplo e envolve vários ramos diferentes da saúde.

Recomendamos o acompanhamento de nutricionistas, nutrólogos, psicólogos, endocrinologistas, educadores físicos e demais profissionais que, juntos, farão um atendimento integrado e personalizado para o seu caso.

Tenha constância

Comer de forma saudável, fazer exercícios físicos, dormir bem e as demais práticas saudáveis devem ser executadas todos os dias. Ou seja, ter constância é essencial

Seja paciente

O ganho de peso não acontece de um dia para o outro, logo, a perda de peso também pode demorar a acontecer. Por isso, é essencial ter paciência, aproveitar o processo e não desistir dos novos hábitos saudáveis.

Vale lembrar que os cuidados para evitar a obesidade devem começar desde a infância, com estímulo à atividade física e à alimentação saudável.

———————–

A GEAP está sempre pensando maneiras de melhorar sua vida e, por isso, investe na promoção de saúde e bem-estar, seja por meio de serviços de excelência ou produzindo conteúdos de qualidade e sempre gratuitos. 

Venha conhecer e se tornar também mais um dos nossos beneficiários.

Torne-se um beneficiário Geap

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…
Câncer de mamaCuidado e PrevençãoExamesPlano de saúde

Dia Nacional da Mamografia: quando e por que fazer o exame!

3 Minutos de Leitura
Apesar dos avanços na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, a mamografia continua sendo considerado o exame padrão ouro para detectar…