area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Mãe dando comida para filha

Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida.

A Ciência não tem mais dúvidas quanto à relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental.

Mas o que comer para ter mais saúde? Quais alimentos realmente podem fazer diferença? E quais benefícios cada grupo de alimentos traz?

Essas e outras respostas você encontra nos parágrafos a seguir. Confira!

Afinal, a gente é o que come?

De acordo com a frase atribuída a Hipócrates – considerado o Pai da Medicina – nós somos aquilo que comemos. Essa afirmação faz todo o sentido, quando paramos para pensar nos benefícios e nos malefícios dos alimentos e como eles afetam nosso corpo.

Quando seguimos uma alimentação rica em nutrientes e adequada às nossas necessidades, estamos construindo um organismo mais saudável, mais resistente a doenças e mais disposto para as atividades do dia a dia.

Por outro lado, quando a maior parte da nossa rotina alimentar é composta por alimentos pouco saudáveis, nosso corpo padece, o sistema imunológico se torna mais frágil, nos tornando mais vulneráveis à doenças físicas e emocionais.  

Afinal, as vitaminas e minerais presentes nos alimentos estão envolvidas em diversos processos bioquímicos do nosso organismo. Os minerais têm função essencial, como na contração dos músculos ou na composição dos ossos. Já as proteínas são fundamentais para a construção e reparação dos diversos tecidos do corpo. E os carboidratos funcionam como o combustível para nossos movimentos.

Saiba mais: Os benefícios da reeducação alimentar

Alimentos para ter mais saúde o ano todo

Como os alimentos podem, de fato, contribuir para uma vida mais saudável? E quais são esses alimentos? Confira, a seguir, uma lista de itens que deveriam fazer parte das suas refeições, juntamente com suas vantagens:

1. Frutas, legumes e verduras

As frutas e vegetais são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Por conta disso são importantes para o sistema imunológico, produção de hormônios, saúde da pele, cabelos, entre outros tantos benefícios. Além disso suas fibras melhoram o funcionamento do intestino e trazem mais saciedade, ajudando a controlar a fome. 

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação é de se consumir ao menos 3 porções diárias de frutas e 3 porções de verduras e legumes ao dia.

2. Proteínas magras

As proteínas participam do processo de formação dos diversos tecidos do corpo, como ossos, órgãos, músculos, pele e cabelos. Além disso, também auxiliam no transporte de nutrientes. 

O ideal é dar preferência às fontes proteicas com menos gordura, como frango, peixes, ovos e queijos magros.

Já para os vegetarianos, opções como feijão, lentilha e grão-de-bico também são boas opções proteicas.

Ainda segundo o guia do Ministério da Saúde, o ideal é incluir uma porção de proteína nas três principais refeições.

3. Grãos Integrais

Por serem ricos em fibras, os grãos integrais ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a prevenção do diabetes. 

Além disso, também são ótimos para o intestino, ajudando na prevenção de doenças como o câncer de cólon.

Alguns exemplos são: aveia, arroz, pão e macarrão integrais, feijão, lentilha, ervilha e quinoa. 

A recomendação indicada para esse grupo de alimentos é de seis porções diárias.

4. Água

Mais de 70% do nosso corpo é composto de água, recurso indispensável para fazer o intestino funcionar, melhorar a circulação, equilibrar a temperatura corporal, desintoxicar o organismo e muito mais. 

Para a Organização Mundial da Saúde, devemos ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, no entanto, um cálculo recomendado por especialistas é de ingerir 35 ml de água por quilo, ou seja, caso você pese 70 kg, basta multiplicar 70 x 35 = 2,45 litros por dia.

5. Castanhas e oleaginosas

Castanha de caju, castanha-do-pará, linhaça, chia, nozes e amêndoas também são alimentos nutritivos, ricos em proteínas, fibras e em ômega 3.

São importantes na prevenção de doenças, como o câncer, ajudam a reduzir o colesterol ruim, têm ação anti-inflamatória, entre outras funções.

A indicação do Guia Alimentar é de uma porção ao dia. Apenas não exagere, caso você esteja buscando controlar ou perder peso, já que esse tipo de alimento – por ser rico em gordura – também é bastante calórico.

6. ​​Peixes de água fria

Também pertencentes ao grupo das proteínas, os peixes de águas frias – como salmão, sardinha e bacalhau – são ricos em proteína magra, ômega 3 e vitaminas essenciais à nossa saúde.

As gorduras presentes nesses alimentos – especialmente o ômega 3 – ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames, melhoram o funcionamento do sistema nervoso, são fontes de vitamina D, que ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis. Além disso, são boas fontes de vitamina B12, o que favorece a saúde do cérebro e a prevenção de anemia. Finalmente, o mineral selênio, presente nesses alimentos, ajuda a combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

E além da alimentação?

A alimentação é um dos pilares de uma vida saudável, mas não é o único. Além de comer melhor, é essencial:

  • Realizar atividades físicas de forma regular.
  • Manter o estresse sob controle, evitando a sobrecarga de tarefas e incluindo momentos de lazer na rotina.
  • Ter um sono de qualidade, entre 7 e 8 horas por dia.
  • Realizar consultas e exames regulares, pois são muito importantes para a prevenção e para o diagnóstico precoce de várias doenças, o que também é essencial para o sucesso de qualquer tratamento. 

Além de investir em uma alimentação para ter mais saúde, visite regularmente seu médico e conte com as nossas opções de plano de saúde para garantir um excelente atendimento e um acompanhamento personalizado.

A Geap Autogestão é uma operadora de planos de saúde voltada para o servidor e também para o empregado público. Temos condições exclusivas para você e sua família. Clique no link abaixo para saber mais!

Related posts
Plano de saúde

Problemas vasculares ou cardiovasculares: entenda as diferenças

5 Minutos de Leitura
Os problemas vasculares e cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, à frente de motivos como câncer ou acidentes de…
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…