Cuidado e Prevenção

Febre: principais causas e como tratar

4 Minutos de Leitura
Febre: principais causas e como tratar

A febre não é considerada uma doença, mas um sintoma. Trata-se de uma manifestação do corpo indicando que alguma coisa não vai bem.

Pode ocorrer em pessoas de todas as idades e pelos mais variados motivos, sendo causada por inúmeras razões, na maioria das vezes por quadros infecciosos e/ou inflamatórios.

Apesar de ser um sintoma muito conhecido, algumas de suas características precisam ser bem avaliadas para diferenciar um quadro simples de outro que pode sugerir algo mais grave.

Veja a seguir o que caracteriza a febre, por que ela surge e quando é preciso procurar ajuda médica!

As características de um quadro febril

Para entender esse fenômeno do nosso corpo, vale saber que a temperatura corporal é controlada pelo hipotálamo, uma região do cérebro que equilibra a relação entre o calor perdido pelo nosso corpo no contato com o ambiente e aquele produzido pelo nosso organismo.

Em condições normais, esse equilíbrio é mantido entre 36º e 37,5º. A partir disso, é considerado um quadro febril, o que ocorre como uma tentativa do nosso corpo de combater alguma agressão

Quadros assim precisam ser monitorados – especialmente no caso de crianças e idosos – além de ter atenção a outros sintomas associados, que podem surgir, como:

  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Alterações intestinais;
  • Calafrios;
  • Sono e fadiga.

Esses sintomas associados podem variar de acordo com a causa da febre, e os principais motivos você pode conferir a seguir.

6 possíveis causas da febre

Como vimos, a febre é um sinal de alerta, que nos mostra a importância de prestarmos atenção, pois algo em nosso organismo pode não estar bem.

Nesse sentido, as principais causas costumam ser:

1. Infecções

As infecções virais e bacterianas são as causas mais comuns da febre. Nessas situações, a elevação da temperatura é uma tentativa do corpo de eliminar o agente agressor.

São comuns em quadros como gripes, pneumonias, sinusites virais ou bacterianas, entre outros.

👉 Dores de cabeça são sintomas frequentemente associados a quadros febris. Neste artigo você vai conhecer os principais tipos, sintomas e tratamentos.

2. Tumores

Alguns tipos de câncer, principalmente em estágios mais avançados, podem ter a febre persistente na lista de sintomas. Quando em tratamento, o paciente também pode apresentar temperatura elevada, uma vez que o sistema imunológico está bastante fragilizado por conta do tumor e do próprio tratamento, que costuma ser bem agressivo.

👉 Além da febre, existem outras doenças que são muito comuns. Neste outro artigo, você vai conhecer 7 muito frequentes entre os brasileiros.

3. Insolação

Quando se expõe ao sol de forma intensa e contínua, o indivíduo também pode apresentar febre.

Além desse sintoma, é comum também o suor excessivo (mesmo à sombra), tontura, vermelhidão na pele e, em alguns casos, até alteração do nível de consciência.

4. Medicamentos e vacinas

A febre também pode ser um efeito colateral da ingestão de alguns tipos de medicamentos, como anti-histamínicos (para alergias), os antidepressivos e os psicoativos, por exemplo.

Além disso, ao receber alguns tipos de vacina, certas pessoas podem apresentar elevação da temperatura corporal ou mesmo febre, além de moleza e dor no corpo, principalmente no local da aplicação.

Esses casos, porém, costumam fazer parte do processo de reação imunológica do corpo aos medicamentos ou vacinas, não sendo motivo para evitar os tratamentos.

5. Doenças autoimunes

As doenças autoimunes fazem com que os anticorpos do nosso organismo se confundam e acabem atacando células saudáveis, gerando quadros de inflamação e, muito frequentemente, febre.

São exemplos de doenças autoimunes: lúpus, artrite reumatoide, doença de Crohn e esclerose múltipla.

6. Desidratação

A febre, seguida de calafrios e arrepios, também é um sintoma da desidratação, que ocorre quando a ingestão de água está muito abaixo do ideal ou decorrente de uma perda de líquidos muito intensa.

É mais comum em bebês e idosos, principalmente durante quadros de diarreia e vômitos.

Como tratar a febre

Dependendo da causa, a febre costuma ir embora por conta própria, após cuidados simples, como:

  • Banhos mornos;
  • Permanecer em locais ventilados;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Beber bastante água e permanecer em repouso.

Em outros casos, porém, quando o quadro não cessa com essas medidas – principalmente em crianças e idosos – é recomendado o uso de um antitérmico, mas desde que prescrito previamente por um médico.

como tratar febre

🚨 A automedicação nunca é indicada, especialmente para pessoas com a saúde mais fragilizada.

Se ainda assim, o quadro não regredir, é hora de buscar ajuda médica, para evitar maiores danos.

Quando procurar um médico?

Como vimos, em alguns casos, a febre vai embora espontaneamente, após alguns minutos ou horas, geralmente quando o quadro causador regride.

No entanto, caso isso não ocorra, é sinal de que o motivo que provocou a febre continua ativo e precisa ser tratado, pois não irá regredir de forma espontânea, como é o caso de infecções bacterianas, que precisam de tratamento com antibióticos para se resolver.

No caso de crianças, o primeiro passo é sempre buscar orientação do pediatra de referência, para condução do caso. Já no caso de adultos, o ideal é buscar serviço de pronto atendimento para investigação.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com mais pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!


Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…