Cuidado e Prevenção

Dezembro Vermelho: mês de luta contra a Aids!

4 Minutos de Leitura
Dezembro Vermelho: mês de luta contra a Aids!

A campanha Dezembro Vermelho é um movimento internacional. O Dia Mundial de Luta contra a Aids – celebrado em 1º de dezembro – foi instituído em 1988, pelo Ministério da Saúde (MS), a partir da orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), para reforçar a conscientização sobre o tema.

Trata-se de uma doença infectocontagiosa, provocada pelo vírus HIV, que apresentaremos mais à frente.

Aids: uma preocupação mundial!

A criação desse movimento surgiu devido ao crescimento assustador dos casos no país e no mundo.

De acordo com relatório publicado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), oscasos de HIV na América Latina cresceram 21% de 2010 até hoje, sendo que, somente no Brasil, cerca de 920 mil pessoas vivem com a doença atualmente.

O mais preocupante é que a enfermidade tem se espalhado principalmente entre os jovens.

No mundo, cerca de 1,8 milhão de pessoas com menos de 15 anos de idade são soropositivas.

No Brasil, enquanto outras faixas etárias apresentam queda no número de novos casos, ocorre um aumento expressivo na faixa etária entre 13 a 25 anos. 

Mas o que é o HIV? 

HIV é a sigla dada ao Vírus da Imunodeficiência Humana. A partir da contaminação, o vírus ataca as células do sistema imunológico, transformando o DNA dessas células para que possa se multiplicar. Conforme a infecção vai se agravando, a contagem das células de defesa vai diminuindo, e o(a) paciente pode desenvolver a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – a Aids. 

Ter HIV não significa que a pessoa desenvolverá Aids, porém, uma vez infectada, a pessoa viverá com o HIV durante toda sua vida. 

E o que é AIDS? 

AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença causada pelo HIV, que ataca células específicas do sistema imunológico, responsáveis por defender o organismo de doenças.

Apesar de não ser mais novidade – pois tem estado em evidência desde a década de 1980 – essa infecção continua fazendo vítimas e permanece sendo motivo de alerta e cuidado.

Confira, nas próximas linhas, as formas de transmissão, os principais sintomas e os tratamentos disponíveis para a doença!

Vírus HIV: transmissão e prevenção

O HIV pode ser transmitido pelo contato com fluidos corporais de indivíduos infectados, como sangue, leite materno, sêmen e secreções vaginais.

Temos, como principais formas de prevenção:

  • Usar preservativos em todas as relações sexuais, incluindo o sexo oral, tanto para relações heterossexuais como para relações homossexuais.
  • Não compartilhar agulhas, seringas, alicates, roupas íntimas etc.
  • Cuidado também com agulhas e outros instrumentos usados em clínicas de estética, salões de beleza e estúdios de tatuagem, assegurando-se quanto à correta esterilização.
  • Uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais.
  • As mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.

Portanto, todas essas situações devem ser observadas, visando a máxima proteção contra essa ameaça ainda sem cura.

Quais os principais sintomas da AIDS?

Os sintomas variam, a depender da fase de infecção. Na maioria dos casos, o maior potencial de infectividade é alcançado nos primeiros meses, mas muitas vezes o indivíduo não sabe que está infectado pelo vírus, até seus estágios mais avançados.

Nas primeiras semanas após a infecção, os sintomas se assemelham aos de um quadro gripal, incluindo febre, dor de cabeça, erupção cutânea e dor de garganta.

Com a progressão da doença, passam a surgir inchaços dos gânglios linfáticos, perda de peso, febre, diarreia e tosse. 

Sem o devido tratamento, há predisposição para o desenvolvimento de doenças oportunistas, como formas graves de tuberculose, meningite, câncer, hepatite viral, pneumonia etc. 

A Ciência e o tratamento para a AIDS

Desde que começou a ser notado e divulgado – no começo na década de 1980 –, o HIV tem sido um desafio para a Ciência. Mais ainda na época, quando havia pouco conhecimento sobre o comportamento do vírus e seus efeitos.

Além disso, como não havia medidas eficazes para controlar o avanço dos sintomas, receber o diagnóstico da doença era bem mais preocupante.

As pesquisas foram avançando, por volta de 1990, surgiu a primeira terapia antirretroviral, popularmente conhecida como coquetel contra a Aids, pois se trata da combinação de diferentes medicamentos. 

No entanto, além de não trazer a cura, esse tratamento gerava muitos efeitos colaterais. Isso sem contar que era preciso que o(a) paciente ingerisse cerca de 20 comprimidos por dia, o que dificultava a adesão e atrapalhava a eficiência do tratamento. 

Felizmente, com o tempo, a Ciência foi conseguindo diminuir os efeitos e a quantidade de medicamentos; com isso, reduzindo também a transmissão do vírus.

A boa notícia, é que recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro tratamento para HIV com apenas um comprimido

Entretanto, mesmo com a evolução do tratamento, não se pode deixar as medidas de prevenção de lado

Uma forma de fortalecer a campanha do Dezembro Vermelho e ressaltar a importância da prevenção é compartilhando informações com outras pessoas. Então faça sua parte, envie este conteúdo para seus amigos, conhecidos e familiares!


Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…