Câncer de mamaCuidado e PrevençãoExamesPlano de saúde

Dia Nacional da Mamografia: quando e por que fazer o exame!

3 Minutos de Leitura
Dia Nacional da Mamografia

Apesar dos avanços na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, a mamografia continua sendo considerado o exame padrão ouro para detectar possíveis suspeitas.

Para lembrar da importância desse exame e conscientizar as mulheres quanto à sua realização, no dia 5 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional da Mamografia.

A seguir, vamos saber mais sobre essa celebração, a importância da mamografia, além de dicas para aliviar o desconforto durante sua realização.

Confira!

Dia Nacional da Mamografia: a importância dessa data

Menina de blusa branca

Descrição gerada automaticamente com confiança média

No mês de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, data que foi instituída pela Lei nº 11.695/2008. O dia foi criado para alertar autoridades médicas, governantes e a população em geral sobre a importância desse exame, que ainda é indispensável para a identificação de alterações nas mamas. 

A mamografia é fundamental para rastrear e identificar precocemente o câncer de mama, tipo mais comum da doença entre as mulheres e fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). E, apesar de o câncer de mama não ser o mais prevalente, é o que mais tira a vida de mulheres.

Ainda segundo o INCA, em 2022 foram descobertos mais de 66 mil casos da doença. E, em 2020, tivemos 17.825 óbitos motivados pelo câncer de mama.

Vale lembrar que, apesar de ser muito mais comum entre as mulheres, homens também podem ter câncer de mama. De todos os casos diagnosticados, cerca de 1% é representado pelo público masculino. Portanto, os homens também devem procurar a ajuda do mastologista, em caso de alterações nessa região. 

Veja também: Confira o passo a passo de como fazer o autoexame das mamas!

A mamografia é um dos melhores exames preventivos, mas não é o único.

Mulher com vestido azul em pé na grama sorrindo

Descrição gerada automaticamente

A mamografia faz uma radiografia das mamas. Por meio das imagens, é possível detectar irregularidades suspeitas que serão, posteriormente, averiguadas através de outros exames, como a ressonância magnética ou mesmo uma biópsia

O objetivo da mamografia é detectar o câncer de mama em seus estágios mais iniciais, o que eleva as suas chances de cura para mais de 90%.

A depender da idade, a mamografia é considerada a melhor opção na detecção do câncer de mama, mesmo havendo outros exames de imagem extremamente precisos, como a ultrassonografia, a ressonância magnética e a tomografia. Mas, por quê?

A mamografia é um exame rápido, simples, com alto grau de eficiência e possui o melhor custo-benefício, sendo mais acessível para as mulheres, seja na rede particular ou privada de saúde. Ela traz vantagens como menor risco de apresentar resultados duvidosos.

Afinal, com que idade devo começar a fazer?

Mulher em frente a computador

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Segundo orientações do Ministério da Saúde e do INCA, a mamografia de rotina é recomendada para mulheres que tenham entre 50 e 69 anos de idade, faixa etária em que a incidência de casos é maior, repetindo a cada dois anos.

Esse espaço de tempo entre um exame e outro pode ser reduzido, dependendo do caso. 

Já as sociedades médicas, como o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) diferem dessa recomendação e, baseados em estudos que mostram os benefícios de uma investigação mais precoce, recomendam a realização da mamografia já a partir dos 40 anos; podendo ser ainda mais cedo para as mulheres com casos na família, sob recomendação do seu médico.

Como minimizar o desconforto do exame?

Muitas mulheres relatam bastante desconforto durante o exame de mamografia. De fato, esse incômodo existe, por conta da necessidade de compressão das mamas pelo aparelho que captura as imagens (mamógrafo). 

👉Apesar disso, diante da importância da mamografia, esse medo não pode servir de empecilho para que as mulheres façam o exame. 

Ainda tem dúvidas? Saiba mais curiosidades sobre o exame!

Diante da necessidade de realizar a mamografia periodicamente, é fundamental contar com um bom plano de saúde que facilite o acesso a esse procedimento e aos demais exames complementares, além das consultas de rotina.

A mamografia não previne o câncer de mama, mas é essencial para o diagnóstico precoce e para o tratamento da doença. Quanto mais cedo o câncer for descoberto, menos agressivo será o tratamento e melhores serão os resultados.

A GEAP é a melhor opção para o servidor público, oferecendo uma variedade de planos de saúde que se adequam às necessidades de cada família. Conheça os nossos diferenciais:

  • Abrangência nacional, com presença em todas as capitais brasileiras.
  • Rede credenciada com mais de 17 mil prestadores.
  • Cobertura ambulatorial e hospitalar com obstetrícia.
  • Planos com cobertura odontológica.
  • Inclusão de um número maior de dependentes.
  • Rol de procedimentos superior ao estabelecido pela ANS.
  • Mais de 70 anos de experiência no segmento.
Related posts
Plano de saúde

Problemas vasculares ou cardiovasculares: entenda as diferenças

5 Minutos de Leitura
Os problemas vasculares e cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, à frente de motivos como câncer ou acidentes de…
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…