O colesterol LDL (conhecido como ruim) e os triglicerídeos podem se tornar vilões para a nossa saúde, caso atinjam níveis muito elevados.
Isso porque, caso vá se acumulando em nossas artérias, têm o potencial de reduzir o fluxo sanguíneo ou mesmo de causar o entupimento desses vasos, resultando em problemas graves, como derrame (AVC), insuficiência cardíaca e até infarto.
E, diferentemente do que muitos podem achar, a dislipidemia (alteração nos níveis de gordura no sangue) não é um sintoma restrito às pessoas com excesso de peso, podendo surgir mesmo em quem está de bem com a balança, em crianças ou simplesmente por tendências genéticas.
Para te ajudar a se proteger dos riscos desse problema, listamos neste artigo algumas dicas de como combater o colesterol alto.
SAIBA QUAIS SÃO AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS QUE SERVIDORES OU FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PODEM TER AO CONTRATAREM PLANOS DE SAÚDE.
[BAIXE AGORA O E-BOOK GRATUITO SOBRE PLANO DE SAÚDE PARA SERVIDORES!]
Sintomas de colesterol alto
O colesterol alto não apresenta sintomas, porém, sinais como: dor no peito, fraqueza, fadiga, prisão de ventre, enjoos e dores de cabeça podem indicar problemas cardiovasculares.
Além disso, seu surgimento pode estar ligado a fatores genéticos. Por isso, realizar um check-up ao menos uma vez ao ano é fundamental, especialmente se você tem casos de dislipidemia na família.
6 Dicas para combater o colesterol alto
Além dos fatores genéticos, alguns aspectos relacionados aos hábitos de vida também exercem um papel importante para elevação dos níveis de colesterol. E é sobre eles que podemos ter um maior controle.
Questões relacionadas à alimentação, sedentarismo e até mesmo ao hábito de fumar podem contribuir de forma importante para níveis elevados de colesterol total, da fração LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos.

Portanto, as principais medidas para se combater o colesterol alto estão relacionadas a uma vida mais ativa e saudável, como:
1. Alimentar-se adequadamente
Diminua o consumo de gorduras saturadas, trans e carne vermelha, preferindo as chamadas “gorduras boas”, como Ômega-3, azeites e castanhas. Também reforce o consumo de fibras, legumes e verduras, além de dar preferência a alimentos integrais.
2. Modere o consumo de álcool
Dê preferência ao vinho tinto (uma taça ao dia), para se beneficiar do efeito anticoagulante do resveratrol e da ação antioxidante dos flavonóides, pois acredita-se serem benéficos ao coração.
3. Pare de fumar
Além do tabagismo diminuir o nível do colesterol bom (HDL) e elevar o ruim (LDL), ele também prejudica a elasticidade das artérias, favorecendo a ocorrência de obstruções.
4. Fique atento ao peso
Apesar de não ser uma característica obrigatória de quem possui colesterol alto, o excesso de peso é um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a medida abdominal ideal para homens é de até 90 cm e, para mulheres, até 80 cm. Acima disso, os riscos já se elevam.
5. Faça atividades físicas regularmente
Os exercícios aeróbicos – como caminhada, corrida e bicicleta – são os mais recomendados.
6. Tome cuidado com o estresse
Além de aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, o estresse também contribui para o aumento do colesterol ruim. Portanto, procure realizar atividades relaxantes.
Alimentos que ajudam a combater o colesterol alto
Um dos meios mais eficientes para combater o colesterol alto é aliar uma alimentação saudável e equilibrada a uma rotina de exercícios.
E engana-se quem pensa que o cardápio indicado para combater o colesterol alto precisa ser muito restrito. Na verdade, é preciso evitar certos grupos de alimentos, como aqueles ricos em açúcares e gorduras saturadas, trans e animais, dando preferência a pratos cozidos ou preparados no vapor.
Também é recomendado evitar molhos e temperos prontos, devido à quantidade de conservantes e outros produtos químicos que esses alimentos contêm. Não vai adiantar você montar um bonito prato de salada, se depois você cobri-lo com esse tipo de molho industrializado. Prefira vinagre ou apenas um fio de azeite.
Então, para aumentar o nível de colesterol bom e diminuir o ruim, inclua na sua alimentação:
- Carnes brancas: peixes, frango e peru.
- Frutas e vegetais: de preferência crus e com casca.
- Alimentos integrais e ricos em fibras: pão integral, aveia e amêndoas.
- Leguminosas: feijão, soja, grão-de-bico e lentilha.
- Laticínios pobres em gordura: leite desnatado e iogurtes naturais.
- Gorduras vegetais: azeites, castanhas e abacate.
Quer aprender a reforçar seu sistema imune por meio do que você põe no prato? Confira este artigo:
Alimentos que aumentam a imunidade!
O que o colesterol alto pode causar?
Como já mencionado, níveis de colesterol elevado podem ocasionar o entupimento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, dentre elas:
- Aterosclerose: obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias.
- Doença arterial coronariana: obstrução das artérias que levam sangue ao coração.
- Hipertensão arterial: as placas de gordura podem fazer com que o sangue circule com maior pressão nas artérias. Em casos graves, levando a episódios de derrame, insuficiência renal e até problemas de visão.
- Infarto: ausência de sangue nos vasos sanguíneos por obstrução causada pelo excesso de gordura, podendo levar à morte.
- Insuficiência cardíaca: quando o coração não consegue bombear o sangue de forma adequada, ocasionando o aparecimento de sintomas como falta de ar, inchaço nas pernas e fadiga.
- AVC (acidente vascular cerebral): quando ocorre a obstrução de um vaso sanguíneo do cérebro, podendo levar à paralisia partes do corpo ou mesmo à morte.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil 4 em cada 10 adultos possuem colesterol alto, o que equivale a cerca de 18,4 milhões de pessoas. No entanto, esse número pode ser maior, já que é estimado que 67% da população não conhece seus níveis de colesterol.
Você pode contar com os planos de saúde da Geap. Somos especializados em planos de saúde para servidores públicos e, com certeza, temos a cobertura de saúde que você procura.
Acesse agora o nosso site, conheça nossas opções de planos e faça já sua adesão!