Cuidado e Prevenção

7 exames que todo homem precisa fazer ao longo da vida!

5 Minutos de Leitura
exames que todo homem precisa fazer ao longo da vida!

O cuidado com a saúde masculina é algo que vem ganhando cada vez mais relevância e (felizmente) sendo mais e mais falado, já que esse grupo toma estatisticamente menos cuidados preventivos do que as mulheres, estando muito abaixo do ideal.

Toda essa preocupação em volta desse assunto tem um motivo: segundo dados do Ministério da Saúde, 68% dos óbitos na faixa etária entre os 20 e os 59 anos são de homens. 

Além disso, os números também revelam que eles adoecem e morrem mais que as mulheres, justamente por conta da falta de autocuidado. 

Para reverter esse quadro, nada melhor que tomar os cuidados preventivos. Por isso, neste artigo listamos 7 exames que todo homem precisa fazer para prevenir doenças e melhorar a qualidade e expectativa de vida.

Acompanhe! 

Exames que todo homem precisa fazer

O acompanhamento médico deve ser feito durante toda a vida. Dessa forma, não só é possível garantir a manutenção da saúde, como também atuar de forma preventiva em relação ao surgimento de doenças. 

E, para que seja possível diagnosticar e tratar as possíveis enfermidades, existem exames que todo homem precisa fazer. Confira a seguir quais são. 

Colesterol alto: sintomas e o que pode causar

1. Teste ergométrico

O teste ergométrico – feito com o auxílio de uma esteira ou bicicleta – aparece na lista de  exames que todo homem precisa fazer. Isso porque, ele é o responsável por analisar todo o funcionamento cardiovascular do paciente.

Sendo assim, ele é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças do coração. 

Essa avaliação também pode ser solicitada juntamente com os demais exames cardiológicos no check-up anual, ou como parte da chamada “estratificação de risco” para a realização de cirurgias.

Cuidar da saúde no dia a dia não precisa ser uma tarefa complicada e cansativa. Confira, neste artigo, 8 dicas simples de como fazer isso!

2. Exame de PSA

Este exame de sangue é realizado exclusivamente nos homens, pois está relacionado ao aumento e a alterações na próstata.

Por meio dele é possível ao(à) urologista detectar desde infecções nesse órgão (prostatites) quanto o seu crescimento exagerado (hiperplasia prostática benigna), ou ainda um possível câncer de próstata.

Esse exame é geralmente solicitado na especialidade da urologia, que é a área responsável pelos cuidados com a saúde sexual e urinária dos homens (e urinária das mulheres).

3. Exame do toque

Geralmente realizado em conjunto com o PSA, o exame do toque retal – ou simplesmente exame do toque – é normalmente recomendado para todos os homens a partir dos 50 anos e para grupos de risco já a partir dos 45 anos, como os afrodescendentes e àqueles com histórico familiar positivo para câncer de próstata.

Apesar de o PSA ser muito importante para apontar possíveis alterações na próstata – inclusive câncer – é por meio do exame do toque que urologistas podem verificar questões como consistência e textura dessa glândula; dados fundamentais para determinar possíveis riscos.

Os exames preventivos não são importantes somente para os homens. Veja, neste artigo, os exames de rotina anuais que todos deveriam fazer!

4. Exame de urina

Outro tipo de exame que todo homem precisa fazer anualmente é o de urina. Isso porque é através dele que é possível detectar problemas como:

  • Alterações nos rins (insuficiência renal);
  • Infecções urinárias;
  • Proteinúria (excesso de proteína na urina);
  • Problemas no trato urinário (bexiga e uretra);
  • Diabetes;
  • Elevação na quantidade de ácido úrico (doença de gota). 

Esse procedimento pode ser solicitado por praticamente todas áreas médicas, devido à sua extensa capacidade de esclarecimento diagnóstico. No entanto, a área mais diretamente relacionada a essa avaliação é a urologia, que é a especialidade que trata das questões urinárias. 

Você conhece os benefícios que o consumo adequado de fibras pode trazer para a saúde? Então não deixe de conferir todos eles neste artigo do nosso Blog!

5. Exame de fezes

Outro tipo de avaliação fundamental para manutenção da saúde e para a investigação dos mais variados tipos de doenças, o exame de fezes é capaz de identificar:

  • Verminoses e parasitoses;
  • Infecções alimentares;
  • Sangramentos intestinais ou do cólon (sangue oculto nas fezes);
  • Problemas de estômago;
  • Diarreias persistentes;
  • Intolerâncias alimentares.

Também pode ser solicitado por qualquer especialidade médica, sendo que as mais relacionadas a essa área, são a proctologia e a gastroenterologia. 

Como saber quando sua imunidade está baixa? Neste outro artigo, a gente te mostra. Confira!

6. Dosagem de testosterona

Na faixa etária entre os 40 e os 50 anos, o hormônio testosterona começa a diminuir, o que pode levar a algumas alterações emocionais e físicas, que prejudicam bastante a qualidade de vida. 

Esse quadro é conhecido por andropausa, e seus principais sinais são:

  • Redução do desejo sexual;
  • Dificuldade para ter ou manter a ereção;
  • Depressão;
  • Perda de densidade óssea. 

A dosagem de testosterona, diferentemente de outros exames que todo homem precisa fazer, não é um exame de rotina, mas deve ser considerada sempre que forem percebidas as alterações citadas acima.

Essa avaliação pode ser feita tanto por urologistas quanto por endocrinologistas.

A depressão pode ser um dos efeitos de baixos níveis de testosterona, mas também de outro problema: a Síndrome de Burnout. Saiba mais neste artigo!

7. Exame de fundo de olho

O exame de fundo de olho é feito principalmente em recém-nascidos. No entanto, ele também pode ser solicitado em outras etapas da vida, como a partir dos 50 anos, quando é preciso se atentar para o risco da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) – perda no centro do campo de visão – que pode levar ao glaucoma.

Além disso, o procedimento é muito importante no monitoramento e diagnóstico de outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial e hemorragia intracraniana. 

O exame pode ser requisitado por oftalmologistas, caso existam sintomas, ou no check-up anual, que também deve ser feito nessa especialidade. 

E além de visitar o médico periodicamente, é preciso cuidar da saúde ocular no dia-a-dia. Saiba como!

Saúde masculina: os cuidados preventivos são fundamentais!

Como vimos neste artigo, a saúde masculina tem sido cada vez mais falada e promovida por movimentos como o Novembro Azul, para que esse grupo também se cuide da maneira devida.

Além dos exames que todo homem precisa fazer, listados acima, as consultas preventivas são parte fundamental desse processo, pois é a partir delas que profissionais das mais variadas especialidades podem verificar diferentes necessidades e fazer as solicitações e pedidos mais adequados

Gostou do assunto abordado? Compartilhe o artigo com quem você sabe que também precisa dessas informações.


Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…