A Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – reúne mais de 110 filiadas que atendem a um total de 4 milhões de vidas
Após anos de parceria rompida, a Geap, enfim, retornou à Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde. A decisão da atual diretoria foi confirmada, nesta sexta-feira (2), em Brasília, com assinatura da adesão pelo Diretor-Presidente da Geap, Douglas Figueredo e o presidente da Unidas, Anderson Mendes.
A Unidas é uma entidade que representa as operadoras de autogestão do Brasil e reúne cerca de quatro milhões de vidas e mais de 110 filiadas – que correspondem a 11% do total dos usuários de planos de saúde. Com o reingresso da Geap, as duas instituições, que no passado foram parcerias por quase 20 anos, ganham agora ainda mais peso para atuar na defesa dos interesses do setor.
Segundo Douglas, a volta à Unidas é importante para a Geap como um todo, mas especialmente para as Unidades Administrativas (UAs), que contarão com o apoio técnico de atuação nas especificidades locais. “É uma parceria de altíssima relevância. Nós sabemos o quanto a Unidas contribui para as autogestões, pois possui um grande amparo técnico e uma visão voltada para futuro, para a modernidade”, afirmou.
O presidente Anderson Mendes comemorou. “A Geap sempre foi da Unidas, desde a origem. É muito importante consolidar essa reaproximação. E a Unidas, atualmente, está com um papel um pouco mais de prestação de serviço às nossas associadas. Queremos levar esse apoio também para a Geap e seus colaboradores”, detalhou.
A adesão à Unidas foi bastante comemorada pelos gerentes regionais da Geap que participaram, de forma remota, da cerimônia de assinatura. Na ocasião, também estiveram presentes os diretores e os gerentes da Diretoria Executiva da Autogestão.
A Unidas – Criada em novembro de 2002, a entidade atua por meio de Superintendências Estaduais, que têm como objetivo subsidiar as instituições de autogestão nos Estados e no Distrito Federal, cujas atividades desenvolvem-se sob rígidos princípios de ética, solidariedade e cooperação.
A Unidas acompanha de perto a evolução do setor, e atua permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) -, ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, dentre outras instâncias governamentais. Além disso, seu trânsito com os representantes dos outros segmentos da saúde suplementar tem garantido à entidade reconhecimento e possibilidade de participar ativamente do cenário da saúde no país.












