A informação é o primeiro passo para a prevenção contra as hepatites virais, e a Geap apoia esta luta. Em referência ao “Julho Amarelo”, mês de combate a estas doenças, a Autogestão promoverá, na próxima quinta-feira (20), palestra com a infectologista Ana Helena Figueiredo, às 10h. A transmissão vai ocorrer pelo YouTube, Instagram e Facebook da Geap, a exibição será aberta, oferecida ao público de forma gratuita.
Infectologista com especialização pela Johns Hopkins Bloomerg School of Public Health, Dra. Ana Helena Figueiredo, tem passagens por hospitais da capital paulista e pelo Hôpitaux de Paris, na França, além de desenvolver pesquisa clínica em Amsterdã, na Holanda e como Head of Clinical Research da Iron Europa sobre doenças infecciosas graves.
Hoje, ela atua clinicando em São Paulo e na França e, em sua apresentação, a médica abordará pontos importantes sobre formas de contágio e de prevenção das hepatites virais, além de reforçar a importância de promoção da vigilância, com testes e consultas. Também irá pontuar informações relevantes sobre o tratamento e a importância do acolhimento aos pacientes positivados.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, nem sempre apresentando sintomas, o que pode tornar o diagnóstico ainda mais prejudicado. No caso específico das hepatites virais, as inflamações são causadas por vírus classificados por A, B e C, mas também pode incluir as infecções por D (Delta) e E, menos comum no Brasil.
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, assim como a atenção para as formas de contágio, que podem ser por via sexual, mas também por transfusão de sangue ou por contato sanguíneo e compartilhamento de objetos pessoais perfurocortantes, como agulhas, lâminas e tesouras.
“Falar sobre prevenção e levantar pontos importantes sobre as hepatites virais, que estão entre as mais disseminadas doenças virais do mundo, também é uma forma de promover a saúde. E nós, da Geap, estamos atento a este movimento e nos engajamos na luta por mais consciência quanto ao contágio, mais informação sobre cada tipo da doença e mais ações de prevenção para todos”, destacou Douglas, Figueredo, diretor-presidente da Geap Saúde.