
Um projeto com foco em Nutrição e desenvolvido pela equipe de nutricionistas da Geap foi selecionado para ser apresentado no 26º Congresso Internacional Unidas, promovido pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde.
Com o tema inovação de processos e sustentabilidade, o evento será realizado de 4 a 6 de outubro, em Salvador (BA), e terá em sua programação a apresentação da Autogestão sobre o tema de monitoramento nutricional nos benefícios em internação domiciliar, o impacto no custo evitável e a melhoria na assistência.
Pelo projeto, criado em 2019, a equipe técnica da Geap conseguiu avaliar, a partir de formulários nutricionais e de acompanhamento constante dos beneficiários, se a dieta prescrita estava de acordo com as necessidades. A partir da avaliação, foi possível acompanhar e adequar as prescrições nutricionais conforme a necessidade do beneficiário em alinhamento com o nutricionista prescritor do home care).
A equipe de nutrição da Operadora fala sobre a iniciativa que levou à ação para o 26º Congresso Internacional. “Criamos esse trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência nutricional dos nossos beneficiários, através da adequação das prescrições, além de trazer impacto com redução nos custos das nutrições enterais, por sonda. Assim nosso time conseguiu acompanhar a evolução do beneficiário com a dieta adequada para o seu caso.” Explicou Roberta Lino, nutricionista da Gerência de Atenção à Saúde (Geasa) da Geap.
“A Autogestão colocou como prioridade o acompanhamento nutricional de qualidade aos beneficiários em home care. O sucesso do projeto é reflexo do empenho da Operadora em transformar o atendimento mais humanizado e acolhedor, levando a Geap a ser a única no país a implementar essa ação”, ressaltou Angélica Vieira, nutricionista da Geasa que também fez parte do trabalho.
O projeto – Toda a avaliação e revisão das dietas enterais prescritas é conduzida pela equipe técnica da Geap, formada por nutricionistas. São considerados o peso e altura do paciente, seu estado de saúde, doenças pré-existentes, presença de lesões por pressão e também atuação em atualização de novos modelos de negócios com os fornecedores de nutrições, permitindo qualidade e melhor custo-benefício para a operadora. Hoje, estas informações são compartilhadas por uma ferramenta, aplicativo interno, facilitando o acompanhamento de cada caso.