Nesta quarta-feira, dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em homenagem a Karl Landsteiner, responsável por descobrir os mecanismos do fator “RH” e os diferentes tipos sanguíneos, mas sobretudo como uma forma de conscientizar e promover a importância da doação como um ato de salvar vidas.
Atualmente apenas 2% da população brasileira doa regularmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o que reforça, segundo a pasta, a importância de ações de conscientização como essa. Por isso, a campanha se estende a todo o mês de junho, conhecido como “Junho Vermelho”.
O Assistente Técnico da Geap, Luann Melo, 22 anos, é doador frequente e começou a doar influenciado por seu pai: “Meu pai precisou de doação de sangue e por conta disso eu comecei a doar. Com isso, fui observando a importância, se até meu próprio pai estava precisando de sangue, em um ato simples, eu poderia continuar fazendo isso e ajudando outras pessoas”, explicou. Luann acredita que a população ainda não dá o devido valor para essa boa prática e ressalta o quão necessário esta é. “Eu vejo que outras pessoas também poderiam fazer e não necessariamente só para beneficiar suas famílias, mas sim para toda nossa sociedade. A doação é muito importante e as pessoas não veem a real importância, mas para mim é um item fundamental, então todos os anos eu faço questão de doar três a quatro vezes”, enfatizou.
Na Geap, a doação de sangue é respeitada, e os colaboradores são incentivados e conscientizados sobre a importância do tema. Neste ano, em Brasília, por exemplo, a Autogestão disponibilizará transporte para seus funcionários irem ao Banco de Sangue de Brasília.
Para doar é necessário ir ao hemocentro mais próximo e respeitar os seguintes requisitos:
– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Quem não pode doar:
– Pessoas que fizeram tatuagens ou acupuntura nos últimos 12 meses;
– Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
– Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
– Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);
– Herpes labial;
– Portadores do vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HLTV
– Vacinados, dependendo da vacina, nas últimas 4 semanas;