Na última sexta-feira (13), em cerimônia promovida pelo Ministério da Previdência Social (MPS), o diretor-presidente da Geap Saúde, Douglas Figueredo, foi homenageado com a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves. O prêmio, considerado o mais importante do setor, foi entregue pelo Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que reconheceu a contribuição da Autogestão para a consolidação dos regimes de previdência social no Brasil.
“A Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves é um reconhecimento destinado a pessoas e instituições que atuam de forma destacada em prol do fortalecimento da previdência social no Brasil. E a Geap Saúde tem reafirmado o compromisso da instituição com o bem-estar dos servidores públicos e com a construção de um sistema previdenciário mais eficiente e inclusivo”, destacou o ministro Lupi ao lembrar as mais de 26 mil pessoas “que sobrevivem graças aos R$ 77 bilhões de pagos mensalmente pelo governo”.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades que destacaram os avanços e desafios da previdência social no país. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pontuou sobre a relevância da homenagem e do Congresso Nacional para o fortalecimento do sistema previdenciário. “O Congresso desempenha papel relevante, tanto ao aprovar leis que dão suporte à previdência quanto ao fiscalizar as políticas públicas relacionadas com o setor. Para dar mais centralidade às matérias previdenciárias, criamos em 2023 uma comissão permanente, que agilizou a apreciação de temas do setor”, destacou.
A ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, destacou que a medalha simboliza a luta pelo direito à previdência, uma política que, segundo ela, foi ameaçada nos últimos anos. “Desde a posse do presidente Lula, trouxemos de volta a preocupação legítima com a população e reconstruímos o Ministério da Previdência Social. Entre os avanços, ampliamos o número de beneficiários em quase dois milhões e reduzimos significativamente o tempo de concessão de benefícios”, afirmou.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Antônio Estefanoto, também sublinhou as conquistas no atendimento da previdência. “Estamos focados na entrega da política previdenciária à população. Quando assumimos o INSS, percebemos que muito precisava ser feito. Desde então, mudamos a postura na conexão com os segurados. Avançamos muito em 2023. Hoje, a população é atendida em menos de 30 dias – não precisa mais esperar oito meses”, explicou.
Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, reforçou a importância da tecnologia como ferramenta para justiça social. “Conseguimos agora retornar à aplicação extraordinária de tecnologia a serviço da justiça social. Há uma nova tecnologia lançada a cada ano, mas sem um propósito de aplicar esse avanço às políticas sociais do governo, não faria sentido. Quando a tecnologia encontra um propósito – e, para a Dataprev, esse propósito sempre foi relacionado às políticas sociais que transformam vidas”, afirmou.
A senadora Leila Barros (PDT-DF) também participou da cerimônia e elogiou o Congresso Nacional pela condução de pautas desafiadoras relacionadas à previdência. “O Senado e a Câmara têm trabalhado de forma consistente em questões sociais que impactam diretamente a vida da população, como a previdência”, disse.


























