Junho Vermelho: é necessário doar sangue durante pandemia – Geap Saúde

Junho Vermelho: é necessário doar sangue durante pandemia

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nos últimos anos, os números de doações de sangue, no Brasil, encontram-se regulares. O que representa uma mudança de conscientização em grande parte da sociedade, que aderiu às campanhas de Junho Vermelho realizadas recentemente.

No Brasil, dezoito a cada mil habitantes doam sangue, o que corresponde a 1,8% da população brasileira. Porcentagem que se enquadra nos critérios propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é que o percentual de doação esteja entre 1% e 3% da população total de cada país. Deste total, os jovens com idade entre 18 e 29 anos representam 42% das doações. Sendo que 62% dos doadores são do sexo masculino e 38% do sexo feminino.

Entretanto, apesar dos dados se encontrarem dentro dos parâmetros ideais, o órgão reitera que os números podem ser melhorados, pois, com o avanço do novo coronavírus, este ano, os estoques dos bancos de sangue tiveram uma significativa diminuição. Devido às recentes medidas de contenção do contágio pela Covid-19, as pessoas que estão em quarentena não saem de casa, o que dificulta o processo de manutenção dos bancos de sangue.

Especialistas fortalecem a importância de respeitar o isolamento social, porém pedem que as pessoas doem, visto que os hemocentros apresentam riscos baixos de contaminação, pois o processo acontece de forma agendada.

COMO DOAR SANGUE?

Procure pelas unidades de coleta de sangue de sua cidade, como os Hemocentros. Ligue para conferir se você atende aos requisitos essenciais para a doação e agende um horário. A sua doação pode salvar vidas!


Mais Notícias