Contar histórias reais de beneficiários dos planos de saúde. Essa missão que a Geap vem trazendo nas campanhas de prevenção contra o câncer tem transformado o modo de olhar para a doença e os seus respectivos tratamentos. Neste mês, seguindo o conceito “Em novembro, nosso universo é azul”, o câncer de próstata é o enfoque. Para humanizar a temática e proporcionar ainda mais aproximação do público masculino, em especial, o aposentado Milton de Sousa Santos ganhou protagonismo. Em entrevista à equipe de comunicação da Autogestão, ele detalha a própria história de vida.
Nascido no Piauí e residente no Distrito Federal, Milton tem 76 anos de idade e descobriu recentemente o câncer na próstata. Atualmente, o beneficiário da Geap segue em tratamento. “Apareceu no momento mais crítico, justamente nessa pandemia de coronavírus. Recebo os remédios em casa, o plano está cobrindo tudo”, ele conta.
Milton é marido, pai e avô. Foi costureiro, professor e pescador. A vida movimentada garantiu a ele uma disposição que, até hoje, faz a diferença no modo de levar a vida. Durante a entrevista, levantou uma preocupação sobre a saúde masculina: “eu, que estou tendo contato com vários homens, vejo a fala de cada um. Não querem fazer o exame” – ele se refere ao exame do toque retal, feito por um profissional médico especialista para a avaliação da próstata e o diagnóstico do câncer no local. “Então essa campanha é maravilhosa para que os homens se cuidem, procurem se cuidar”, Milton reconhece a importância da conscientização por meio do Novembro Azul e continua: “receber um diagnóstico como esse e ter um plano de saúde significa ter tudo na mão”.
A importância da família
Além da assistência do plano de saúde, sobre a qual demonstrou extrema gratidão, os familiares também são o apoio de Milton durante o tratamento. “Tenho uma mulher que me ajuda muito. É um amor de gente. E tenho três filhas maravilhosas, que Deus me deu. Me ajudam demais. Me levam para todo canto, para médico, para passeio… Gostam de servir. É uma maravilha”, disse, emocionado. “Foi uma delas que me trouxe até aqui”, ele destaca a companhia da filha, no dia em que esteve com a equipe da Geap para a produção da campanha.
Participação na campanha
Milton estrela a campanha 2021 de Novembro Azul da Geap, aos 76 anos de vida, e declara: “eu me sinto orgulhoso. Nunca pensei em chegar a esse momento, então agradeço a Deus. E que todo homem deste país procure se cuidar, fazer seus exames todos os anos, uma ou duas vezes, porque esse câncer é invisível e cruel. Eu não sinto nada, mas tenho amigos que já morreram e sentiram muito, porque não se cuidaram”.
Mensagem aos homens
“Que tenham fé. Que tenham força. Não se entreguem. Procurem, se puderem, fazer um plano de saúde, que vai ajudar muito na cobertura dos seus remédios. Então corram atrás, porque esse problema de câncer é seríssimo, é um terror, é doloroso. Eu tive a oportunidade de estar sendo, graças a Deus, bem cuidado, fazendo um bom tratamento, com bons médicos”, Milton orienta.