Geap une as cores rosa e azul em campanha que reforça a atenção e prevenção contra o de câncer de mama, câncer de colo e de próstata
O mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde meados da década de 1990. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
Em 2020, foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, 11,7% do total de todos os tipos da doença, de acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o que mais atinge pessoas no mundo, ultrapassando o câncer do pulmão.
Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com as maiores taxas de incidência e de mortalidade nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Vale lembrar também que 1% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em homens, por isso precisam ficar atentos quanto aos sinais e sintomas que indicaram a doença.
Sinais e sintomas para ficar em alerta
Segundo a médica mastologista Dra. Andréa Discaciati, da Clínica da Mama, os sinais e sintomas que precisam de atenção são:
- Nódulo fixo na região mamária, geralmente indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;
- Alterações no mamilo;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
É necessário enfatizar que o câncer de mama não causa dor. Por isso, é importante sempre realizar exames periodicamente para checar a possibilidade do surgimento de cistos e/ou nódulos mamários.
Para prevenir a doença, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, com uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, além de praticar atividades físicas regulares e não fumar.
Importância do diagnóstico precoce
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.
Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, as chances de se ter um câncer de mama são maiores. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter a doença devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.
A Dra. Andréa reforça ainda a importância da detecção precoce desse tipo de câncer. Segundo ela, o diagnóstico rápido pode aumentar as chances de cura, podendo chegar a cerca de 90% de cura; e pode ocasionar tratamentos menos agressivos, com cirurgias menores e diminuição da chance de ser necessária realização de quimioterapia.
História
A campanha do Outubro Rosa começou nos Estados Unidos na década de 1990, com algumas pessoas realizando campanhas isoladas sobre o tema. Depois dessas iniciativas, o país aprovou uma lei que tornou o mês de outubro como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Em seguida, os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.
O laço foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York, que foi destinada a cura da doença. Na época, os corredores ganharam um laço rosa para usarem durante a corrida. Depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos e eventos diversos.
No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.
Depois disso, o evento seguiu morno ano após ano. Somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo companhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.
O Instituto Nacional do Câncer aderiu essa campanha o que fez popularizar por todo o país. Ao clicar aqui você pode conferir as principais informações sobre o tema.
Nossa campanha – A cor muda, mas a atenção é a mesma!
A Geap lança, a partir de hoje, a campanha “A cor muda, mas a atenção é a mesma”, com alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, mês de conscientização do câncer de próstata. Sendo em qualquer dos meses ou cores, a prevenção contra o câncer, seja de próstata ou de mama, deve continuar. A prevenção deve ser feita todos os meses. É importante estar atento sempre sobre essas doenças, não apenas no mês da conscientização.
A Geap possui uma rede credenciada de clínicas especializadas. No total, possuímos 512 prestadores de mastologia que estão localizados em 25 estados e no Distrito Federal para atender aos nossos beneficiários, sempre que necessitar.
É importante estar sempre atento a essas doenças, cultivar hábitos saudáveis, praticar atividades físicas e ir ao médico periodicamente.