O que é plano de saúde empresarial? Diferentemente do plano individual, essa modalidade atende a um grupo de trabalhadores do setor público ou privado e, como o nome sugere, é contratado por intermédio de uma empresa ou órgão público ao qual o titular do plano é vinculado.
Vamos saber mais detalhes sobre ele?
Acompanhe!
O que é o plano de saúde empresarial?
O plano de saúde empresarial é um tipo de plano coletivo, que deve ser contratado via formalização de convênio de uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa ou órgão público, sendo destinado às pessoas que mantêm com ela algum vínculo trabalhista.
Esse vínculo pode ser empregatício, regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ou pode ser estatutário, orientado pelo regime próprio de cada instituição pública para a qual o beneficiário presta seus serviços.
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👉É obrigatório por Lei que as empresas forneçam plano de saúde?
Não. A empresa não é obrigada legalmente a oferecer plano de saúde para seus colaboradores. Entretanto, conceder esse benefício é valioso para a organização, pois constrói uma imagem positiva da instituição no mercado, além de cuidar do bem-estar dos seus colaboradores e familiares, estreitando a relação com seus funcionários.
Como funciona o plano de saúde empresarial?
No contexto do servidor público, no plano de saúde empresarial, o órgão é responsável pela contratação do serviço junto a uma operadora de planos de saúde suplementar, disponibilizando-o aos seus servidores .
O plano de saúde empresarial está disponível em duas modalidades. São elas:
1. Planos de saúde integral
Nesse tipo de plano, o órgão é o responsável pelo pagamento das mensalidades, assim o funcionário não precisa contribuir com valores a mais para usar os serviços.
2. Planos de saúde com coparticipação
Já nos planos de saúde com coparticipação, o servidor precisa arcar com um valor sempre que utilizar o convênio médico, dividindo os custos com a operadora de planos de saúde, mas pagando, em geral, bem menos do que ela.
Outro diferencial dos planos com coparticipação é que as mensalidades costumam ser mais acessíveis que a dos planos integrais.
Apesar dos planos com coparticipação parecerem bem mais vantajosos, é importante considerar alguns pontos nessa comparação. Veja quais são neste artigo.
Qual a diferença de plano de saúde individual e empresarial?
Pelo nome de cada um já conseguimos perceber a principal diferença entre os planos de saúde individuais e empresariais, que é o contratante.
No plano individual, quem contrata os serviços médicos é o próprio titular. Já no plano empresarial, essa responsabilidade é do órgão ou empresa, que firma convênio com uma operadora e estende o benefício aos servidores, funcionários e seus dependentes.
Além disso, existem outros pontos de diferenciação entre os dois planos, como os reajustes. Nos planos individuais, os possíveis reajustes acontecem todos os anos, seguindo índices definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), enquanto no modelo empresarial, as mensalidades costumam ser reajustadas conforme o contrato e a negociação entre o órgão patrocinador e a operadora do plano.
Outro ponto importante é a carência, que costuma ser mais inflexível nos planos individuais. Já nos planos empresariais, o beneficiário será isento se o plano tiver mais de 30 beneficiários e esses ingressarem nos primeiros 30 dias de vigência do contrato, e para os novos servidores, que aderirem nos primeiros 30 dias em que efetivamente entrarem em exercício.
Por fim, temos a rescisão contratual. Nos planos de saúde individuais, a operadora pode cancelar o contrato em casos de fraude ou inadimplência. Já nos planos empresariais, a operadora tem esse direito, quando o órgão patrocinador não cumpre os requisitos estabelecidos.
Como escolher o plano de saúde para a empresa?
Devemos ressaltar que além do servidor, o órgão ao qual é vinculado também ganha quando oferece um plano de saúde, pois pode contar com uma equipe mais saudável, satisfeita e produtiva.
Mas, o que os órgãos públicos devem observar no ato da contratação de um plano? Alguns pontos devem ser avaliados com cuidado pelo gestor. Veja só:
1. Custo
Verifique os custos dos planos disponíveis no mercado, além de suas vantagens, benefícios e serviços incluídos. Faça uma cotação e foque no melhor custo-benefício.
2. Abrangência
Se o órgão possui atuação nacional e seus servidores viajam a trabalho ou com redistribuições frequentes, é importante optar por um plano de saúde que funcione no país inteiro.
Do contrário, a opção por um plano regional, estadual ou municipal também é válida. Escolha uma operadora que te dê essas opções.
3. Perfil dos funcionários
Características como idade, sexo, estado civil e dependentes são importantes para escolher um plano de saúde que seja mais personalizado e realmente voltado para as necessidades da sua equipe.
4. Cobertura
Os planos de saúde possuem coberturas obrigatórias básicas, como consultas e exames, por exemplo.
Porém, alguns procedimentos mais complexos, tipos de internação e outros serviços podem ser cobrados de forma adicional. Antes de assinar o contrato, é importante saber corretamente tudo que o seu colaborador terá direito.
Geap: o plano de saúde do servidor!
Agora que você já sabe o que é e como contratar um plano empresarial, que tal conhecer mais um pouco sobre a Geap, a operadora de planos de saúde exclusiva para servidores e empregados públicos?
A Geap está há 77 anos no segmento da saúde, possui abrangência nacional, além de planos nacionais, estaduais e por agrupamento de municípios. Tem ampla rede credenciada, com presença em todas as capitais e no Distrito Federal.
E se você busca um plano com ampla cobertura, a Geap também é a melhor opção. Temos opções de planos com um rol de cobertura maior que o exigido pela ANS. E, claro, também temos planos com cobertura odontológica. Ofereça o melhor para a sua equipe de trabalho!