No dia 4 fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma doença com grande incidência em todo o mundo, causada por múltiplos fatores, mas que, em muitos casos, pode ser evitada desde que sejam adotadas medidas corretas de prevenção.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a fatores externos, como o estilo de vida do indivíduo, ou seja, que pode ser ajustado.
Veja, a seguir, como incorporar hábitos saudáveis na sua rotina para se proteger do câncer e suas variações.
Entenda o Dia Mundial do Câncer!
O Dia Mundial do Câncer foi criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A data tem o objetivo de aumentar a conscientização e a educação global sobre a doença, além de estimular um comportamento mais atuante de governantes e da sociedade na prevenção dessa doença ainda tão presente.
O câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, sendo responsável por quase 10 milhões de óbitos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que mais de 700 mil novos casos de câncer surjam entre os anos de 2023 e 2025.
Diante desses dados alarmantes, pensar em estratégias práticas e viáveis de prevenção é fundamental para tentar barrar essa expansão da doença.
Câncer: cuidados no dia a dia que podem te proteger!
Trocar hábitos ruins por comportamentos saudáveis é uma maneira de fazer a sua parte e reduzir o risco de câncer. Confira as nossas dicas:
1. Controlar o excesso de gordura corporal através da alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.
O sobrepeso e a obesidade elevam os processos inflamatórios e são fatores de risco para vários tipos de câncer. Seguir uma alimentação saudável e praticar atividade física são a melhor forma de se manter no peso ideal.
Por isso, insira na sua rotina o consumo de fibras e algum exercício físico que lhe dê prazer. Uma breve caminhada de 30 minutos, 5 vezes por semana, já oferece excelentes resultados para a sua saúde.
2. Não fumar
A relação entre o tabagismo e o câncer é muito conhecida. O cigarro é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, além de ser um fator de risco para outras doenças, como tuberculose e problemas cardiovasculares. O tabagismo é uma doença crônica e deve ser tratada.
3. Evitar o excesso de álcool
O álcool é uma substância tóxica e deve ser evitada sempre que possível. As bebidas alcoólicas aumentam o risco do surgimento de diferentes tipos de câncer como boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, estômago, mama e intestino.
4. Exposição (desprotegida) ao sol
O sol é benéfico para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D. Contudo, é preciso evitar a exposição excessiva e sem proteção, principal responsável pelo câncer de pele. Desta forma, evitar exposição solar nos horários entre 10h às 16h, utilizar barreiras de proteção como óculos, chapéus e bonés além de utilizar o protetor solar mais vezes.
5. Consultas e exames preventivos
Consultas e exames de rotina são essenciais para a detecção precoce do câncer e para o sucesso do seu tratamento. Também é durante as consultas que os fatores de risco são identificados, melhorando as estratégias de prevenção de várias doenças.
Em mulheres, o exame preventivo de colo de útero (Papanicolau) e a mamografia são necessários para a detecção precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama, respectivamente.
No caso dos homens, temos o exame de próstata, que auxilia na identificação de problemas na glândula, incluindo, o câncer de próstata.
6. Exposição a agentes cancerígenos
A exposição a agentes cancerígenos, como amianto, benzeno, metais pesados, produtos de exaustão de motores a diesel, sílica e outros está diretamente ligada ao câncer de pulmão. É importante, nesses casos, o uso contínuo dos equipamentos de proteção individual como máscaras e roupas especiais
7. Controlar o estresse
O estresse físico e mental vem sendo associados à incidência e à evolução de quadros de câncer. Reduza os picos de estresse levando uma vida mais tranquila, sem excesso de atividades e incluindo na rotina momentos de descanso e lazer.
8. Tomar vacinas (como HPV e Hepatite B)
A vacinação é primordial para evitar a transmissão dos vírus do HPV e da Hepatite B. Estes podem ser causadores de vários tipos de câncer, como o câncer hepático, colo de útero, anal, vulva, vagina, pênis e orofaringe. Por isso, a vacinação para HPV deve ser aplicada em meninos e meninas entre 9 e 14 anos de idade, e para Hepatite B em qualquer idade, ambas fornecidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
9. Tratar doenças crônicas
O Diabetes, por exemplo, pode aumentar o risco de câncer de pâncreas, fígado, cólon, dentre outros. Medicamentos de uso contínuo para hipertensão também estão relacionados ao aumento da incidência de determinados tipos de câncer. O ideal é seguir o tratamento sugerido pelo especialista, mantendo o acompanhamento da patologia.
Geap: o plano de saúde do servidor!
O Dia Mundial do Câncer é uma data importante para estimular um olhar mais atento e preventivo em relação ao câncer. Porém, os cuidados devem ser aplicados diariamente.
A Geap é especialista na promoção de saúde e bem-estar, seja por meio de serviços de excelência ou produzindo conteúdos de qualidade e sempre gratuitos.
Somos uma operadora de planos de saúde voltada exclusivamente para servidores públicos. Conheça os nossos planos e torne-se um beneficiário GEAP!