area-beneficiarioCuidado e PrevençãoExamesPlano de saúde

Doenças Cardíacas: Principais Exames Para Saúde do Coração

5 Minutos de Leitura
Médico segurando coração de plastico

Doenças cárdicas, ou doenças do coração, são um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes, responsáveis por quase metade de todos os óbitos no mundo. Os fatores de risco mais conhecidos incluem uma dieta pouco saudável, o tabagismo e o sedentarismo.

As doenças cárdicas incluem uma ampla variedade de problemas, desde problemas cardíacos congênitos até doenças coronarianas, como o infarto do miocárdio. Outras doenças cárdicas comuns incluem pressão alta, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, doenças das válvulas cardíacas e infecções como a endocardite e a pericardite. É importante estar atento aos sintomas dessas doenças e adotar um estilo de vida saudável para prevenir o aparecimento dessas doenças graves.

Acompanhe com a gente!

Quais são as principais doenças cárdicas?

Quais os principais problemas que afetam o coração?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes em todo o mundo, representando quase metade de todos os óbitos (aproximadamente 17 milhões por ano).

Os riscos aumentam devido a fatores conhecidos, como uma dieta pouco saudável, o tabagismo e o sedentarismo

Conheça as os problemas cardíacos mais comuns:

  • Cardiopatias congênitas: problemas cardíacos que acompanham a pessoa desde o nascimento, dividindo-se entre cardiopatias cianóticas e acianóticas. O primeiro tipo provoca um tom azulado na pele e lábios, por redução do oxigênio no sangue. Já o segundo está associado a sintomas de cansaço fácil, pneumonias de repetição e pressão alta.
  • Problemas coronarianos: quando o fluxo sanguíneo das artérias coronárias é comprometido pela presença de ateromas (ou placas gordurosas).
  • Ataque cardíaco (infarto do miocárdio): tipo de doença coronariana. Acontece quando células do coração morrem por interrupção do fluxo sanguíneo, com grande risco de óbito.
  • Pressão alta: quando a pressão que o sangue nas artérias está em níveis elevados, o coração é forçado a trabalhar mais, causando uma série de complicações.
  • Insuficiência cardíaca: causada pelo enfraquecimento do coração, com consequente redução da capacidade do órgão para bombear o sangue adequadamente.
  • Arritmia cardíaca: caracterizada por alterações no ritmo dos batimentos cardíacos.
  • Doenças das válvulas cardíacas: alteração das válvulas que regulam o fluxo sanguíneo.
  • Infecções: as duas mais comuns são a endocardite, inflamação que afeta a camada interna do coração; e a pericardite, processo inflamatório que atinge a membrana externa do órgão. 

Saiba mais: Saiba mais sobre as doenças cardíacas que mais afetam os brasileiros.

Os exames mais importantes para a saúde do coração

Agora que você já conhece os problemas cardíacos mais comuns, veja quais são os exames mais importantes para a saúde do coração.

Eletrocardiograma (ECG)

Exame realizado com o(a) paciente em repouso, com o uso de eletrodos fixados em diversas partes do corpo. É indicado para verificar o ritmo e a frequência dos batimentos cardíacos, investigando problemas como arritmia cardíaca e danos ao tecido do coração, como os provocados por um infarto.

Ecocardiograma

Exame de imagem semelhante a uma ecografia, usado para capturar imagens do coração, permitindo a visualização de alterações no tamanho, nas estruturas internas (ventrículos e válvulas) e no fluxo sanguíneo. É capaz de diagnosticar problemas como insuficiência cardíaca e pericardite.

Angiografia

Exame de imagem, feito por meio da aplicação de contraste (através de um catéter) nos vasos sanguíneos que se deseja investigar, seguido de uma espécie de raio X. Pode ser realizado em diferentes partes do corpo, inclusive no coração. É usado para investigar obstruções e anormalidades nos vasos, bem como para guiar certos tipos de procedimentos cirúrgicos, como a colocação de stents.

Teste de esforço

Também chamado de teste ergométrico, o teste de esforço exige que o indivíduo realize exercícios em uma bicicleta ou esteira, monitorado por eletrodos e aparelho de pressão. O objetivo é avaliar a capacidade física da pessoa, seja para liberação para atividade física, seja como avaliação pré-operatória.

Holter

Esse exame tem a mesma finalidade do eletrocardiograma. A diferença é que o indivíduo é monitorado por 24 horas, por meio de eletrodos em seu corpo. É indicado para a detecção de arritmias, que podem se manifestar em diferentes horas do dia, inclusive durante o sono. 

MAPA

Assim como o Holter, o MAPA monitora o indivíduo por 24 horas, mas observa a pressão arterial, por meio de equipamento específico (esfigmomanômetro), no braço do(a) paciente, conectado a um dispositivo que registra, em intervalos específicos, as medidas da pressão arterial.

Cateterismo cardíaco

Exame invasivo, realizado por meio de um cateter (tubo fino e flexível), introduzido por uma veia ou artéria, com acesso via região do pescoço, braço ou virilha, indo até o coração. O procedimento é usado tanto para investigar problemas cardíacos, injetar contraste, colher amostras de sangue ou tecidos, ou ainda para guiar procedimentos cirúrgicos no coração.

Cintilografia miocárdica

Exame que avalia a situação do coração quanto está em repouso e quando realiza esforço físico. Áreas com fluxo sanguíneo normal são diferenciadas daquelas com algum tipo de deficiência, mediante as diferentes cores produzidas pelo equipamento. É um exame indicado para identificar bloqueios nos vasos, infartos e outras doenças.

Exames laboratoriais

Não é só de exames de imagem que vive a cardiologia. Outros exames bastante solicitados, e considerados essenciais para o diagnóstico de doenças cardíacas, são os exames laboratoriais, tais como:

  • Colesterol: quando está em altos níveis, o colesterol compromete o fluxo sanguíneo, obstruindo a passagem de sangue pelos vasos. 
  • Hemograma: exame simples, mas que pode indicar alteração nas válvulas do coração, no tecido muscular, além de identificar infecções, como a pericardite.
  • Glicemia: o diabetes também é um fator de risco para as doenças cardíacas. Por isso, controlar os níveis de açúcar no sangue é fundamental. 

A importância de ter um (bom) plano de saúde

Os exames citados são os mais solicitados por cardiologistas e demais especialistas porque são essenciais para um diagnóstico preciso das doenças cardíacas, facilitando o tratamento e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Por isso, é muito importante contar com um bom plano de saúde, uma vez que muitos destes exames podem ter um custo bastante alto para o indivíduo, junto com consultas, deslocamentos e outras despesas.

A Geap é uma operadora de planos de saúde exclusiva para servidores públicos e oferece uma grande variedade de opções de planos para você e sua família. 

Related posts
Plano de saúde

Problemas vasculares ou cardiovasculares: entenda as diferenças

5 Minutos de Leitura
Os problemas vasculares e cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, à frente de motivos como câncer ou acidentes de…
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…