Plano de saúde

Problemas vasculares ou cardiovasculares: entenda as diferenças

5 Minutos de Leitura

Os problemas vasculares e cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, à frente de motivos como câncer ou acidentes de trânsito.

Ambos estão relacionados à circulação do sangue, porém de formas diferentes. Enquanto os problemas vasculares dizem respeito a questões como varizes e trombose, os problemas cardiovasculares estão ligados a questões cardíacas, como infarto e hipertensão arterial sistêmica.

Devido às suas sutis diferenças, essas áreas tão importantes ainda geram dúvidas em muitas pessoas. Por isso, neste artigo vamos trazer as informações que você precisa para entender esse tema com clareza de uma vez.

Vamos à leitura!

Afinal, o que são problemas vasculares

Os problemas vasculares comprometem a saúde do sistema venoso, do sistema arterial e do sistema linfático.

O sistema venoso – representado pelas veias – é responsável por transportar o sangue pobre em oxigênio de volta para o coração.

O sistema arterial – representado pelas artérias – tem o papel de levar para os tecidos o sangue rico em oxigênio. Ou seja, o sangue que sai do coração.

Já o sistema linfático faz parte do sistema imunológico e tem a função de transportar o líquido linfático – ou linfa – entre tecidos e sistema circulatório. 

Todos os problemas relacionados a esses sistemas são tratados pelo médico angiologista ou cirurgião vascular. Em geral são habilitações diferentes, em que o primeiro trata de forma clínica, com terapias, orientações e prescrição de medicamentos, e o segundo (cirurgião vascular) está habilitado a realizar cirurgias, como no caso das varizes.

Os problemas vasculares mais comuns são:

Varizes

As varizes são veias cujas válvulas – responsáveis por direcionar o sangue de volta para o coração – perderam sua eficiência para realizar essa função, o que leva ao acúmulo de sangue em seu interior e causa a dilatação.

São mais comuns em mulheres e surgem com mais frequência na região dos membros inferiores (pernas e coxas). 

Além de veias dilatadas e tortuosas, as varizes causam dor, cansaço, inchaço e cãibras nas pernas. Quando não tratadas, pode evoluir para problemas graves – com risco à vida – como trombose e consequentemente a embolia pulmonar.

Trombose

A trombose se caracteriza pela presença de coágulos – pedaços sólidos de sangue – na corrente sanguínea, também chamados de trombos, que bloqueiam o fluxo de sangue, causando dor, inchaço e outros incômodos na região afetada.

Como dito acima, caso não seja tratada a tempo, esses coágulos podem causar problemas graves, como a embolia pulmonar, comentada adiante.

Embolia pulmonar

Em geral, os coágulos permanecem restritos ao local onde surgem; normalmente na região das pernas.

Quando um desses coágulos (ou trombos) se desprende, pode viajar pela corrente sanguínea e chegar a órgãos como os pulmões e até o coração. Com isso, pode acabar bloqueando a passagem de sangue e consequentemente de oxigênio e levar a pessoa à morte.

Trata-se de uma condição de emergência, que precisa ser tratada em ambiente hospitalar imediatamente.

Como prevenir problemas vasculares?

Os problemas vasculares podem ser prevenidos e seus riscos reduzidos com a adoção de hábitos saudáveis e consultas de rotina.

A causa das varizes é multifatorial e pode ser tanto fatores genéticos quanto a idade, obesidade, sedentarismo, alterações hormonais, tabagismo e a imobilidade por longos períodos, como pessoas que passam longos períodos de pé ou sentadas.

Portanto, a orientação é tentar reduzir os impactos dos fatores de risco modificáveis, como ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, evitar o cigarro e o álcool, acompanhar as variações hormonais que acontecem na gravidez e na menopausa.

Além disso, caso você pertença a algum dos grupos de risco, é fundamental manter uma rotina de consultas regulares com angiologista/cirurgião vascular.

E os problemas cardiovasculares?

Os problemas cardiovasculares são aqueles que atingem o coração e os vasos a ele relacionados. Os mais conhecidos são:

Infarto do miocárdio

Acontece quando o fluxo sanguíneo que chega ao coração é interrompido, motivos como aterosclerose, o que faz com que as células do músculo cardíaco na região afetada deixem de receber oxigênio e morram.

A depender da extensão do problema, pode levar à morte da vítima em poucos minutos, sendo necessária assistência médica imediata.

Aterosclerose

É o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que pode levar à redução (ou mesmo ao bloqueio) do fluxo sanguíneo.

Quando isso acontece em vasos do coração, pode levar ao infarto, como vimos anteriormente. Já quando ocorre na região do cérebro, pode provocar um acidente vascular cerebral isquêmico.

Acidente vascular encefálico (AVE)

Acidentes vasculares encefálicos (AVEs) estão entre as principais causas de morte no mundo e podem ser de dois tipos diferentes, a depender da causa.

O AVE isquêmico ocorre quando uma artéria, que fornece sangue ao cérebro, é bloqueada – total ou parcialmente – por um coágulo de sangue ou placa de gordura, impedindo o fluxo sanguíneo adequado para as células cerebrais, o que pode causar a morte das células cerebrais e danos permanentes.

Os sintomas do AVE isquêmico podem incluir fraqueza ou dormência em um lado do corpo, dificuldade para falar ou compreender, visão embaçada e tontura.

Já o AVE hemorrágico é quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe e extravasa sangue no tecido cerebral daquela região (por isso, conhecido como derrame). Isso pode levar ao aumento da pressão no cérebro e danos às células cerebrais. 

Os sintomas do AVE hemorrágico podem incluir dor de cabeça súbita e intensa, náusea, vômito, perda de consciência e paralisia em um lado do corpo.

Hipertensão arterial sistêmica

Condição em que a pressão no interior das artérias se mantém cronicamente elevada e, com isso, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo, e os vasos sanguíneos sofrem uma pressão maior do que o normal.

Suas principais causas são fatores como genética, idade, obesidade, dieta rica em sódio (sal), sedentarismo, estresse crônico e o uso de alguns medicamentos.

Por conta de toda a pressão que exerce sobre os vasos sanguíneos, a hipertensão arterial sistêmica pode provocar danos aos próprios vasos, bem como a órgãos como coração, rins, olhos, entre outros, além de elevar o risco de problemas como infarto, derrames cerebrais, insuficiência renal e outras complicações graves. 

É crucial realizar consultas regulares com clínico geral ou cardiologista, seguir uma dieta com concentração baixa de sódio, praticar exercícios físicos e controlar o estresse para prevenir e tratar a hipertensão arterial sistêmica.

Como prevenir problemas cardiovasculares?

Assim como acontece com os problemas vasculares, as doenças cardiovasculares também podem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis na rotina:

  • Praticar atividade física regularmente.
  • Manter uma alimentação balanceada, reduzindo o consumo de sódio, açúcar e gordura.
  • Evitar o cigarro e o consumo excessivo de álcool.
  • Evitar o estresse emocional.
  • Ter uma rotina de sono de qualidade.
  • Evitar o sobrepeso e, principalmente, a obesidade.
  • Manter sob controle o diabetes, a pressão arterial e o colesterol.

Além de tudo isso, é fundamental manter uma rotina de avaliações médicas e exames regulares. Os problemas vasculares e cardiovasculares têm a característica de serem silenciosos, ou seja, não dão sinais claros de que estão ocorrendo, até que estejam em estado grave.

Assim, somente as avaliações preventivas poderão identificá-los precocemente ou mesmo evitar que ocorram.

Um dos compromissos da Geap Autogestão é contribuir para o bem-estar e a promoção da saúde, seja oferecendo serviços de saúde suplementar de excelência, seja produzindo conteúdos de qualidade e sempre gratuitos.

Torne-se um beneficiário Geap!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…
Câncer de mamaCuidado e PrevençãoExamesPlano de saúde

Dia Nacional da Mamografia: quando e por que fazer o exame!

3 Minutos de Leitura
Apesar dos avanços na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, a mamografia continua sendo considerado o exame padrão ouro para detectar…