Cuidado e Prevenção

Doença de Parkinson: sinais e como tratar adequadamente!

6 Minutos de Leitura
Doença de Parkinson: sinais e como tratar adequadamente!

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 4 milhões de pessoas com a doença de Parkinson em todo o mundo. No Brasil, o número é de aproximadamente 200 mil.

Ainda segundo os órgãos acima, a estimativa é de que o número total de pessoas com a doença dobre até o ano de 2040, devido ao aumento da expectativa de vida da população.

A seguir, vamos conhecer como o Mal de Parkinson se manifesta e como tratar corretamente a doença.

Acompanhe!

O que é a doença de Parkinson?

Também conhecida como mal de Parkinson, trata-se de uma doença neurológica degenerativa, que afeta principalmente os movimentos corporais, provocando tremores, episódios de rigidez muscular, redução do equilíbrio, lentidão de movimentos, afetando diversas funções importantes, como a fala e a escrita.

A razão dessas alterações está na redução da dopamina – substância que faz a transmissão das correntes nervosas cerebrais – devido ao comprometimento das células que a produzem.Confira, na imagem abaixo, um exame de ressonância magnética que mostra uma atividade cerebral saudável (esquerda) e em um cérebro com parkinson (direita). Perceba que, quanto mais avermelhadas as áreas, maior é o funcionamento cerebral.

Hepatite B: o que é, como se transmite, tratamentos e prevenção!

Apesar de ser uma doença conhecida pela medicina há mais de 200 anos, ainda não há uma explicação definitiva quanto ao que provoca a degeneração das células produtoras de dopamina, que ficam situadas numa região do cérebro conhecida como substância negra.

Inclusive possíveis causas genéticas são uma pequena parcela, representando apenas cerca de 5% dos episódios da doença. A grande maioria dos casos se trata de casos espontâneos.

Um dado interessante é que a doença é mais comum em homens do que em mulheres.

👉 Veja também:

Conheça os principais sinais de outra doença mais comum em idosos: o Alzheimer!

Quais os sinais mais comuns do mal de Parkinson

Como vimos acima, a doença de Parkinson causa vários sinais e sintomas, como:

Tremor

O tremor é o sintoma mais visível da doença de Parkinson, resultado do descontrole motor provocado pela redução da transmissão dos impulsos nervosos que a doença causa.Ainda assim, esses movimentos involuntários não ocorrem em todas as pessoas, da mesma forma nem na mesma intensidade, sendo comum aumentarem em momentos de crise.

Veja também: Epilepsia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos!

Rigidez muscular e desequilíbrio

Um segundo sintoma comum da doença é que os músculos se tornam mais rígidos e, juntamente com os movimentos involuntários, faz com que os pacientes apresentem grande dificuldade para as tarefas do dia a dia.

Esse comprometimento afeta inicialmente a coordenação motora fina (escrever ou colocar a chave na fechadura) e, posteriormente, a coordenação motora grossa (andar, levantar e sentar), inclusive aumentando o risco de quedas.

Prisão de ventre

Sintoma entre os menos falados, mas que traz enormes transtornos à rotina de idosos, a prisão de ventre também faz parte do conjunto de sinais apresentados no quadro de Parkinson.

Inclusive, estudos feitos em roedores sugerem que as proteínas que destroem a dopamina, levando ao Parkinson, se acumulam primeiro no intestino, antes de agirem no cérebro.

Depressão

A queda de dopamina causa um desequilíbrio da bioquímica cerebral, afetando outras substâncias, como a serotonina, que está relacionada à sensação de bem-estar.

Com isso, nervosismo, alterações de humor, depressão e irritação se tornam muito comuns.

Mudança na escrita

Como dito acima, um dos primeiros aspectos afetados pelo Parkinson é a coordenação motora fina, ou seja, os movimentos mais delicados, como a habilidade de escrever.

Com o tempo, o indivíduo costuma passar a escrever letras menores e agrupadas, diferentemente de como fazia antes.

Sono irregular

Dificuldade para dormir ou movimentos bruscos durante o sono também estão entre os sinais da chegada da doença de Parkinson.

Mas vale lembrar que isso é um sinal importante caso represente uma mudança no padrão normal que o paciente costumava apresentar.

Dificuldade para caminhar

Sintoma que se inicia com uma redução do equilíbrio em pé, dificuldade para sentar e levantar com segurança, especialmente em momentos de crise mais intensa.

Alguns pacientes relatam sentir como se os pés estivessem presos ao chão, dificultando o ato de caminhar.

Sinais e sintomas da Doença de Parkinson

Além desses, podemos citar sinais e sintomas, como:

  • Voz mais baixa.
  • Postura curvada.
  • Desmaios e tonturas frequentes.
  • Expressão séria e rígida mesmo estando alegre e feliz.
  • Dificuldade em sentir cheiros.

Como a condição se desenvolve

O Mal de Parkinson é considerado uma doença progressiva e crônica. Isso quer dizer que ela evolui com o passar do tempo. Alguns sinais, inclusive, só são perceptíveis quando estão mais intensos.

Como vimos, aos poucos o cérebro vai perdendo as suas células, chamadas de neurônios, responsáveis pela produção de dopamina. Esse evento acontece na chamada substância negra, uma região profunda do cérebro humano.

A dopamina provoca a sensação de prazer e satisfação e também é ela que participa do controle dos movimentos corporais.

Com a morte dessas células, o cérebro não consegue mais regular os movimentos do corpo humano. Por isso, os tremores involuntários são muito comuns e costumam se intensificar com o avançar da idade e, consequentemente, da doença.

👉 Veja também:

Conheça as doenças mais comuns entre os brasileiros e saiba como evitá-las

Como a condição se desenvolve

O Mal de Parkinson é considerado uma doença progressiva e crônica. Isso quer dizer que ela evolui com o passar do tempo. Alguns sinais, inclusive, só são perceptíveis quando estão mais intensos.

Como vimos, aos poucos o cérebro vai perdendo as suas células, chamadas de neurônios, responsáveis pela produção de dopamina. Esse evento acontece na chamada substância negra, uma região profunda do cérebro humano.

A dopamina provoca a sensação de prazer e satisfação e também é ela que participa do controle dos movimentos corporais.

Com a morte dessas células, o cérebro não consegue mais regular os movimentos do corpo humano. Por isso, os tremores involuntários são muito comuns e costumam se intensificar com o avançar da idade e, consequentemente, da doença.

👉 Veja também:

Conheça as doenças mais comuns entre os brasileiros e saiba como evitá-las

Quais os principais tratamentos

O Mal de Parkinson não tem cura, mas existem alguns tratamentos que podem ser realizados em conjunto para garantir mais qualidade de vida ao paciente:

Medicamentos

O tratamento do Parkinson envolve o uso de medicamentos, sendo o principal deles a levodopa; uma substância que, quando no cérebro, tem o poder de se converter em dopamina.

Além dessa, outras medicações costumam ser utilizadas para tratar os efeitos secundários da doença, como as alterações de humor, insônia, agitação e  depressão.

Lembrando que somente profissionais habilitados (geralmente neurologistas e geriatras) podem diagnosticar, indicar tratamento e prescrever medicamentos para a doença.

Procedimento cirúrgico

Quando os medicamentos não estão surtindo o efeito desejado ou os efeitos colaterais contraindicam o uso, o médico assistente (geralmente neurologista ou neurocirurgião) pode indicar a realização de procedimentos cirúrgicos, sendo os principais:

  • Palidotomia – cirurgia mais atual e pouco invasiva, que age sobre a região do cérebro que controla os movimentos corporais.
  • Terapia de estimulação cerebral profunda (ECP) – tratamento neurocirúrgico, com uso de eletrodos para estimular a ação cerebral.

Fisioterapia

A fisioterapia e a prática de atividades físicas de baixo impacto também são opções essenciais para atenuar os sintomas da doença de Parkinson, como o desequilíbrio e perda de coordenação.

Acompanhamento multidisciplinar

O neurologista é o principal responsável pelo diagnóstico e acompanhamento do paciente com doença de Parkinson. Além disso, a ação de outros profissionais é igualmente importante, uma vez que a doença afeta o organismo por completo. 

Por isso, também devem fazer parte da rotina do paciente as consultas com fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, psicólogo e neurocirurgião, de acordo com a indicação do médico assistente.

A doença Parkinson é uma doença que afeta sobremaneira a qualidade de vida do indivíduo. Contudo, com o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico adequado, é possível retardar a evolução da doença e oferecer mais qualidade de vida e independência ao paciente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção.

———————–

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

———————–

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…