Cuidado e Prevenção

Hepatite B: o que é, como se transmite, tratamentos e prevenção!

4 Minutos de Leitura
Hepatite B: o que é, como se transmite, tratamentos e prevenção!

A Hepatite B é a segunda mais comum, dentre as hepatites virais existentes e também ocupa a segunda posição em relação ao número de óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico de 2021, realizado pelo Ministério da Saúde. 

Silenciosa e com alto poder de transmissão, a doença altera o funcionamento do fígado, podendo evoluir para complicações mais graves. 

A seguir, vamos saber mais sobre a Hepatite B, como prevenir e quais sinais servem de alerta para buscar orientação médica. Continue a leitura!

Hepatite B: o que é?

A Hepatite B é uma doença viral, causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Esse vírus ataca as células do fígado (hepatócitos), inflamando o órgão, o que impede seu funcionamento regular, acarretando sintomas diversos.

A manifestação inicial da hepatite B é na forma aguda. Nessa fase, o indivíduo pode apresentar:

  • Mal-estar geral, com náuseas, vômitos e febre;
  • Cansaço;
  • Dor abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Pele e olhos com coloração amarelada (icterícia);
  • Fezes de cor clara e/ou urina de cor escura.

Quando não tratada corretamente, a hepatite B pode evoluir para o estágio crônico, mesmo sem sintomas aparentes. Nessa fase, o fígado já demonstra sinais de mau funcionamento e o indivíduo pode apresentar:

  • Pele e olhos com coloração amarelada (icterícia);
  • Aumento do volume abdominal;
  • Aumento do baço; 
  • Problemas neurológicos.

Quando em estágio crônico, os sintomas da hepatite B são mais intensos.

Veja também: Epilepsia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos!

Como a hepatite B é transmitida?

O vírus HBV está presente no sangue e nas secreções liberadas pelo organismo, o que amplia as formas de transmissão. 

Além disso, esse vírus é um agente de alta resistência, permanecendo ativo por um longo período, mesmo fora do corpo humano. Seu potencial infeccioso é maior do que o vírus da hepatite C e da imunodeficiência humana (HIV).

Hepatite B: o que é, como se transmite, tratamentos e prevenção!

As principais formas de transmissão são:

  • Durante a gestação, parto ou amamentação, passando da mãe para o bebê;
  • No compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes, como lâminas de barbear, agulhas, seringas, alicates de unha e demais instrumentos utilizados na aplicação de piercings, na realização de acupuntura e em tatuagens;
  • Durante as relações sexuais sem preservativo, o que faz com que a hepatite B seja considerada uma IST (infecção sexualmente transmissível). Esse é um tipo de transmissão muito comum, uma vez que o vírus surge em altas concentrações nas secreções sexuais;
  • Nas transfusões de sangue que não seguem as medidas de segurança;
  • No contato direto com sangue e ferimentos de indivíduos contaminados;
  • No compartilhamento de objetos de uso pessoal, como escovas de dente. 

Hepatite B: tratamentos e prevenção

O tratamento para hepatite B depende do estágio da doença, ou seja, na fase aguda o objetivo está em aliviar os sintomas; já a fase crônica, deve ser tratada com medicamentos específicos com o objetivo de se combater a replicação viral, e assim diminuir os danos às células hepáticas, para prevenir a evolução da cirrose e do câncer hepático. 

Pode haver também recomendação médica para que o paciente siga uma alimentação saudável e deixe de consumir bebida alcoólica, evitando sobrecarregar ainda mais o fígado.

Vale lembrar que a hepatite B, quando atinge o estágio crônico, tem menos chances de cura, sendo o tratamento indicado para melhorar a qualidade de vida do paciente e barrar o avanço da doença para complicações mais graves..

Contudo, durante a fase aguda da doença, é possível que o indivíduo fique totalmente curado de forma espontânea, após a ação dos anticorpos naturais do corpo humano, responsáveis pela eliminação do vírus.

Algumas medidas de prevenção da doença são:

  • Utilizar preservativo durante as relações sexuais;
  • Tomar as vacinas;
  • Não compartilhar objetos pessoais, especialmente aqueles que podem cortar ou furar a pele;
  • Utilizar objetos esterilizados e descartáveis na confecção de tatuagens, manicure/pedicure ou aplicação de piercings;
  • Evitar o contato direto com ferimentos de pessoas infectadas.

Além dos cuidados acima, é fundamental manter uma rotina de consultas médicas, com o objetivo de diagnosticar precocemente essa e outras doenças e iniciar o tratamento em tempo hábil.

Leia também: Conheça as formas mais eficientes para prevenir as hepatites virais

Julho amarelo: prevenção é sua melhor opção!

O “Julho Amarelo” foi criado pela lei 13.802/19 e tem como objetivo promover campanhas de conscientização sobre o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das hepatites virais em todo o Brasil.

A prevenção é, sem dúvida, a melhor maneira de evitar a contaminação pelo HBV e de manter a hepatite longe, principalmente porque é uma doença, muitas vezes, assintomática, mas que pode comprometer de forma severa o funcionamento de um órgão vital, o fígado.

Geap: promovendo a saúde

A Geap  é uma operadora de planos de saúde, com mais de 70 anos de experiência e atuação em todo o país. Voltada especialmente para servidores e funcionários públicos, a Geap oferece serviço de Telemedicina, planos personalizados e uma rede credenciada com mais de 17 mil prestadores.

Temos uma estrutura completa para você cuidar da sua saúde de forma preventiva e curativa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção.

———————–

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da  Geap Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

TORNE-SE UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…