Cuidado e Prevenção

5 formas (simples e eficazes) de tratar a febre em casa!

4 Minutos de Leitura
formas de tratar febre em casa

A febre não é uma doença, mas um sintoma, uma reação do organismo quando ele é atacado por agentes infecciosos.

Ou seja, a febre é uma maneira que o nosso corpo tem para dizer que algo não está bem.

Trata-se de um quadro que precisa ser monitorado e controlado, para que não evolua e cause danos ao paciente, principalmente crianças.

Neste artigo nós listamos 5 formas (simples e eficazes) de tratar a febre em casa, mas lembrando que, em alguns casos, o serviço médico deve ser procurado.

Acompanhe!

O que é a febre e como ela age em nosso organismo

De maneira simples, a febre é o aumento da temperatura corporal. Quando está em equilíbrio, a temperatura corpórea varia entre 36°e 37,5°. Entre 37,6°e 38°, já é classificada como uma febre baixa. A partir daí, já temos uma febre alta, um sintoma que deve ser avaliado por um profissional de saúde.

A febre geralmente é causada pela ação de agentes infecciosos, como vírus e bactérias, mas pode ocorrer também por outros motivos, como fatores emocionais, especialmente em crianças.

Como a febre age no organismo?

A febre geralmente é causada quando o hipotálamo – glândula cerebral que regula a temperatura – é ativado pela ação das prostaglandinas, produzidas pelos glóbulos brancos. Os glóbulos brancos fazem parte do sistema de defesa do nosso corpo e produzem essas substâncias na tentativa de eliminar agentes infecciosos.

Quando estimulado, o hipotálamo aumenta a temperatura corporal, como forma de combater a infecção que está se instalando.

Quando causada por alguma doença, a febre costuma vir acompanhada de outros sintomas, como dor no corpo, indisposição, dor muscular, fadiga e calafrios. Nos casos de doenças respiratórias, é comum ser acompanhada de coriza, espirros e dor de garganta.

👉 Leia também: O que faz um(a) endocrinologista e quais doenças ele(a) trata?

Especialmente em crianças menores e bebês, febres mais elevadas e que não cedem com antitérmicos comuns devem ser avaliadas em serviço médico de urgência. 

👉 Veja também:

Conheça os principais cuidados e tratamentos para a dor de garganta.

Como tratar febre em casa?

Por ser um sintoma, a melhor forma de tratar a febre é identificar o agente causador e tratá-lo. Além disso, existem algumas medidas caseiras que atenuam o desconforto e podem evitar uma elevação mais acentuada da temperatura. Podemos listar:

  • Faça compressas frias – É indicado aplicá-las na região da testa, dos pulsos, do tronco e dos membros. Contudo, evite usar álcool na pele – como sugerem algumas pessoas – já que ele é rapidamente absorvido e ainda pode causar intoxicação.
  • Tome banhos com água morna (quase fria) – Em momentos de febre, é importante usar formas que impeçam uma elevação ainda maior da temperatura. Evite banhos gelados (como alguns recomendam), mas é importante que a água esteja um pouco mais fria que o corpo.
  • Fazer repouso – Como dito acima, o corpo gasta muita energia (caloria) para elevar a temperatura durante uma febre. Sendo assim, é essencial não exigir muito do organismo, que já está destinando parte de sua energia para combater o quadro.
  • Mantenha uma dieta normal (mas leve) – Ainda por conta desse elevado consumo energético do corpo, é importante manter uma alimentação adequada, porém leve, que não exija muito do corpo.
  • Beba bastante água – Além de hidratar o corpo, que costuma perder água durante a febre, auxilia na regulação térmica do organismo.

Além dessas ações, é fundamental manter o monitoramento da temperatura, com o uso do termômetro (de preferência digital, que é mais preciso). Nos casos de febre mais persistente, é importante anotar as temperaturas observadas e as mudanças com o uso das medicações prescritas.

Finalmente, siga cuidadosamente a recomendação médica quanto ao uso das medicações, tanto para a própria febre quanto para a doença de base que pode estar causando quadro. 

👉 Veja também:

Confira 8 cuidados simples que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável!

Febre: é possível prevenir?

Apesar de ser possível tratar febre em casa, não é possível preveni-la, uma vez que ela é uma resposta do organismo que está tentando eliminar aqueles agentes agressores. A prevenção deve ser feita em relação à doença causadora desse sintoma.

As causas mais comuns da febre são as doenças infecciosas, causadas por vírus e bactérias. Mas, como vimos, até questões emocionais podem levar a quadros febris.

👉 Leia também:

Para prevenir doenças, é importante conhecê-las. Veja quais são as mais comuns entre os brasileiros.

Nesse sentido, a melhor forma de evitar possíveis problemas, que possam levar a episódios de febre, é mantendo os devidos cuidados com a saúde no dia a dia, como:

  • Mantendo uma alimentação balanceada, para fortalecer seu sistema imunológico.
  • Adotando medidas de prevenção a infecções por vírus respiratórios (como gripes e a Covid-19), lavando as mãos com frequência, evitando aglomerações e usando máscara e álcool gel.
  • Cuidando adequadamente de cortes, ferimentos e lesões, que possam se infeccionar.
  • Buscar ajuda médica precocemente, para identificar e tratar rapidamente doenças e alterações de saúde.

GEAP: o plano de saúde do servidor e funcionário público

Neste artigo você pôde conhecer melhor por que a febre ocorre, formas de tratá-la em casa e quando é preciso buscar ajuda médica.

Manter a saúde em dia e prevenir possíveis infecções virais são formas que reduzem bastante a ocorrência de doenças que possam levar a quadros febris.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com mais pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!


Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…