Bem-estar

Distúrbios Hormonais: O Que São e Como Eles Afetam Sua Saúde?

4 Minutos de Leitura
O que são distúrbios hormonais e como eles afetam sua saúde?

Os distúrbios hormonais surgem quando há uma alteração nos hormônios ficando acima ou abaixo do ideal. 

O sistema endócrino é composto por um conjunto de glândulas, que produzem e liberam hormônios essenciais para diversos processos do nosso organismo, como o crescimento, o metabolismo, as funções sexuais, a reprodução, o equilíbrio interno, entre outros.

Para que todas essas funções ocorram corretamente, é preciso que haja um perfeito equilíbrio entre os diversos hormônios produzidos por essas glândulas. Quando há alterações nesse complexo sistema, isso pode repercutir no funcionamento de todo o nosso corpo.

É o que chamamos de distúrbios hormonais!

Neste artigo, vamos te apresentar as principais doenças endócrinas, que levam aos distúrbios hormonais, e como elas podem afetar o seu organismo.

Confira!

Como os distúrbios hormonais afetam seu organismo?

As principais glândulas e órgãos do sistema endócrino são o hipotálamo, a pineal, a hipófise, a tireoide, o timo, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens).

Cada uma dessas glândulas e órgãos são responsáveis pela produção e secreção de diferentes tipos de hormônios, todos com funções específicas, mas muitas vezes interrelacionadas, ou seja, um tipo de hormônio influencia outro, por meio de mecanismos de feedback positivos e negativos, que correspondem a um conjunto de respostas produzidas pelo nosso organismo diante de alguma alteração.

Os distúrbios hormonais ocorrem quando a quantidade de algum(ns) hormônio(s) ficam acima ou abaixo do ideal, seja por alterações na produção, ou na utilização dessas substâncias pelo organismo.

Devido ao seu papel essencial no corpo, mesmo pequenos desequilíbrios hormonais podem causar efeitos importantes, desregulando inúmeros processos.

Alguns fatores podem alterar nossa produção hormonal. De fatores internos, podemos citar questões genéticas, puberdade, envelhecimento, gestações e a menopausa, por exemplo.

Já como fatores externos, o sistema endócrino pode ser alterado pelo uso de medicamentos, a exposição a substâncias tóxicas, uso de anabolizantes, entre outros.

Além disso, algumas condições de saúde também podem desequilibrar o equilíbrio hormonal, como por exemplo:

  • Síndrome dos ovários policísticos.
  • Puberdade precoce.
  • Doenças nas glândulas hormonais.
  • Obesidade.
  • Tumores cerebrais.

👉 Colesterol alto: sintomas e o que pode causar

Essas são apenas algumas possibilidades. O ideal é estar atento a sinais ou mudanças que seu corpo apresente, buscando uma avaliação médica o quanto antes. Confira abaixo alguns desses possíveis sinais.

👉 Leia também:

Alguns tipos de câncer podem causar alterações hormonais. Confira os principais tipos e como se prevenir!


>> SAIBA TUDO SOBRE PLANOS DE SAÚDE PARA SERVIDORES <<
Vantagens, benefícios exclusivos que servidores ou funcionários públicos podem ter ao contratarem o plano de saúde.


Quais os sintomas do distúrbio hormonal?

Como dissemos, cada órgão ou glândula que compõe o sistema endócrino produz e libera hormônios específicos. Por isso, os sintomas de um distúrbio hormonal podem variar conforme a glândula ou órgão afetados, e do tipo de desequilíbrio provocado.

Por exemplo, nos distúrbios da tireoide, um aumento dos hormônios leva a certos efeitos, já a redução provoca sintomas opostos.

De forma geral, os sinais mais comuns costumam ser:

  • Pressão alta ou baixa, fora do padrão normal da pessoa.
  • Frequência cardíaca reduzida ou acelerada.
  • Fadiga ou fraqueza severas e/ou persistentes.
  • Ressecamento em diferentes regiões do corpo, como pele, cabelos e unhas.
  • Sede em excesso.
  • Ansiedade e irritabilidade.
  • Apatia e desinteresse.
  • Alterações de humor.
  • Alterações na frequência respiratória.
  • Dores de cabeça em pessoas sem histórico de enxaqueca.
  • Náuseas e vômitos.
  • Diarreia ou prisão de ventre.
  • Surgimento de acnes em adultos.
  • Distúrbios do sono.

Como vimos, as possibilidades de alterações são inúmeras, sendo a listagem acima apenas algumas.

Se formos separar pelos problemas mais comuns que ocorrem em homens ou mulheres, pelas alterações hormonais, poderíamos citar:

Nos homens

  • Redução do desejo sexual.
  • Disfunção erétil.
  • Perda de massa muscular.
  • Queda de cabelo.
  • Ginecomastia (crescimento de mamas).

👉 Leia também:

Cuidar da saúde: 8 dicas para o seu dia a dia

Nas mulheres:

Qual médico(a) procurar em casos de suspeita de distúrbios hormonais? 

Caso você apresente algum(ns) dos sintomas acima ou outros que possam sugerir a presença de distúrbios hormonais, o(a) especialista de referência é o(a) endocrinologista.

Esse é o(a) profissional responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema endócrino e metabólico.

Para investigar possíveis quadros de alterações hormonais, a conduta inicial é quase sempre de solicitar exames sanguíneos laboratoriais, para avaliação dos níveis hormonais.

o tratamento vai depender do tipo de alteração verificada, podendo ser desde a abordagem direta sobre o órgão ou glândula, ou em outro problema que esteja causando a alteração, como questões autoimunes ou cânceres.

Quando essa abordagem não é suficiente para normalizar a produção hormonal, pode ser necessária a reposição dos hormônios alterados, como nos casos de hipotireoidismo crônico ou da menopausa.

GEAP: O plano de saúde do servidor público!

Neste artigo você conheceu o que são distúrbios hormonais e como eles podem afetar sua saúde. Viu também que as possibilidades de alterações são inúmeras, sendo necessária uma avaliação especializada, de preferência por um(a) endocrinologista.

Para isso, esteja atento(a) a sintomas que possam sugerir alterações hormonais ou metabólicas – como as citadas ao longo do texto – e, em caso de suspeita, não deixe de buscar uma avaliação médica o quanto antes.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com mais pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!



Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Bem-estarCuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dia Mundial do Câncer: hábitos que podem te proteger!

4 Minutos de Leitura
No dia 4 fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma doença com grande incidência em todo o mundo, causada por…
Bem-estarCuidado e Prevenção

Chutou o balde no fim de ano? Confira dicas para se recuperar!

3 Minutos de Leitura
Fim de ano é sinônimo de relaxamento e celebração e, consequentemente, muita comida e bebida. É quando os cuidados com a alimentação…
Bem-estarCuidado e PrevençãoNotícias

A importância do pediatra na saúde do seu filho

3 Minutos de Leitura
A presença do médico pediatra na saúde do seu filho é essencial para seu desenvolvimento pleno.  Afinal, estamos falando de uma especialidade…