Cuidado e Prevenção

Sintomas da Pressão Alta: Prevenção e Tratamento

4 Minutos de Leitura
Sintomas da pressão alta

Sintomas da pressão alta: dor de cabeça, dor no peito, enjoos e entre outros. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença extremamente frequente na população mundial, com estudos mostrando que cerca de 30% da população brasileira é portadora da Doença.

Apesar de tão comum, a doença tem potencial de ocasionar complicações graves à saúde, inclusive morte.

Uma de suas características mais perigosas é o fato de ser uma doença silenciosa, ou seja, não costuma dar sinais claros de que está ocorrendo. Porém, em casos extremos, alguns sintomas podem ser percebidos. E é sobre eles que falaremos neste artigo.

Acompanhe!

O que é pressão alta?

A HAS, popularmente chamada de pressão alta ou hipertensão arterial, como o próprio nome sugere é a elevação exagerada e persistente da pressão que o sangue faz na parede dos vasos sanguíneos arteriais para conseguir circular pelo corpo.. 

Quanto mais estreitada, obstruída ou rígida for uma artéria, mais difícil será a circulação e mais força o sangue precisará fazer para seguir seu caminho.

Por ser uma doença crônica, muitas vezes silenciosa, a hipertensão danifica gravemente as artérias, causa danos ao coração, hipertrofiando o músculo cardíaco, o que ocasiona aumento de volume deste órgão. 

A HAS pode afetar tanto crianças, quanto jovens, adultos e idosos, sendo mais prevalente após os 40 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de crianças com pressão arterial pode variar entre 3% e 15%.

Felizmente, o diagnóstico pode ser feito mediante aferição da pressão arterial, o que pode ocorrer tanto em serviços de saúde quanto em casa, com o uso de aparelhos adequados e certificados pela Anvisa.

Uma pessoa é considerada hipertensa quando a pressão sanguínea está constantemente acima de 140 x 90 mmHg.

Hepatite B: o que é, como se transmite, tratamentos e prevenção!

Principais Sintomas de Pressão Alta

Na grande maioria dos casos, a HAS não apresenta sintomas, sendo considerada uma doença silenciosa. Esta característica, aliás, aumenta a gravidade do problema, já que traz a falsa sensação de normalidade, retardando a procura por um tratamento.

Contudo, na sua fase aguda, alguns sinais podem ser percebidos. Dentre eles, podemos citar:

  • Dor de cabeça;
  • Dor no peito;
  • Tontura;
  • Dor no pescoço ou na nuca;
  • Enjoos;
  • Palpitação cardíaca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Visão turva (embaçada);
  • Sensação de fraqueza;
  • Hemorragias oculares (pontos de sangue nos olhos);
  • Sangramento nasal.

Vale lembrar, no entanto, que é preciso agir de forma preventiva, buscando uma avaliação médica e fazendo o acompanhamento da pressão regularmente, e não esperar pelo surgimento de algum sintoma.

Quais as consequências da pressão alta?

Como vimos, essa é uma doença que pode favorecer o surgimento de diversas outras condições de saúde, uma vez que ela danifica os vasos sanguíneos, comprometendo o funcionamento de diversos órgãos e tecidos em todo o corpo.

Assim, quem tem pressão alta está mais suscetível a sofrer com insuficiência renal e cardíaca, problemas de visão, maior risco de AVC (acidente vascular cerebral), infarto, morte súbita, aneurismas e outros problemas de saúde.

Hipertensão arterial: prevenção e tratamento

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem mais de 700 milhões de pessoas com pressão alta não tratada no mundo inteiro, o que justifica o fato de ser a doença que mais mata no Brasil, segundo o órgão.

O número poderia ser menor se as medidas de prevenção e o tratamento fossem seguidos à risca, conforme orientação médica.

Ainda que não seja possível identificar uma única causa para a hipertensão, existem alguns hábitos saudáveis, que são cruciais na prevenção da doença. Por exemplo:

  • Reduzir o consumo de Sódio, presente no sal de cozinha;
  • Manter o peso sob controle;
  • Fazer atividade física regularmente, em intensidade adequada;
  • Não fumar e nem exagerar no consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o estresse constante;
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos;
  • Controlar outras doenças, como colesterol e diabetes.

Todas as medidas de prevenção também fazem parte do tratamento da pressão alta, que incluem, ainda:

  • O uso de medicamentos;
  • Acompanhamento médico regular, que pode ser com um clínico geral ou um cardiologista, para averiguação e controle mais preciso da doença.
  • Monitoramento regular da pressão.

Ainda de acordo com especialistas, a expectativa de vida de um indivíduo que tem pressão alta, não tratada corretamente, pode reduzir-se em mais de 15 anos. 

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento. Por isso, é fundamental agir de forma preventiva, aferindo a pressão sempre que possível, além de ficar atento aos sintomas da doença e mantê-la sob controle após o diagnóstico realizado.

Geap: cuidando da sua saúde!

A Geap é uma operadora de planos de saúde voltada especialmente para servidores e funcionários públicos. Estamos presente em todo o território nacional, com uma ampla rede credenciada e coberturas que, muitas vezes, vão além do proposto pela ANS.

São mais de 70 anos de experiência, atuando sem fins lucrativos e com foco total na melhora do serviço que é ofertado para os nossos beneficiários. 

Venha conhecer os planos da Geap. Temos inúmeras opções de plano. Uma delas certamente é o que você procura para você e sua família!

Torne-se um beneficiário Geap!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…