Plano de saúde

Como funciona a cobertura da Geap para situações de urgência e emergência?

3 Minutos de Leitura
paciente sendo atendida na cama

Dentre os serviços oferecidos pelos planos de saúde aos seus beneficiários, temos duas situações que sempre se destacam e são alvo de muitas dúvidas: os casos de urgência e emergência, em especial a cobertura de tais procedimentos. 

Se você também tem dúvidas a respeito desse tema, continue lendo e saiba como funciona a cobertura da Geap nesses casos.

Cobertura da Geap para situações de urgência e emergência

Antes de falarmos da cobertura da Geap para situações de urgência e emergência, é importante definirmos esses termos.

  • Urgências: casos clínicos ou cirúrgicos que não representam risco iminente de morte, mas que podem se agravar, requerendo atendimento em curto prazo, como, por exemplo, febre alta, fraturas, episódios de transtornos psiquiátricos, entre outros.
  • Emergências: casos que representam risco iminente de morte ou que podem causar danos irreparáveis, requerendo atendimento imediato, como infartos, graves reações alérgicas, acidentes vasculares cerebrais, etc.

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O que os planos Geap cobrem, em casos de urgência e emergência:

  • Atendimentos em ambiente hospitalar, caracterizados como urgência ou emergência. 
  • Atendimento às emergências psiquiátricas, assim consideradas as situações que impliquem risco de morte ou danos físicos para o próprio paciente ou para terceiros (incluídas as ameaças ou tentativas de suicídio e autoagressão) e/ou risco de danos morais e patrimoniais importantes.

Veja também: Carência de planos de saúde: saiba como funciona!

O que os planos não cobrem casos de urgência e emergência:

  • Qualquer tipo de atendimento domiciliar, mesmo em caráter de urgência e emergência. 
  • Atendimentos fora da área de abrangência geográfica e de atuação, bem como da rede específica, inclusive em situações de urgência e emergência.

Carência para situações de urgência e emergência na Geap

A carência é o período que o beneficiário deve aguardar para utilizar integralmente todos os serviços contratados no plano. Portanto, os beneficiários que ingressarem no plano após o período de isenção de carências deverão cumprir os prazos previstos no regulamento do seu plano. Confira abaixo quais são as regras nos planos da Geap, de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

  • Situações de urgência e emergência: prazo máximo de 24 horas após a contratação do plano.
  • Parto a termo (partos dentro do período normal): 300 dias.

No caso de partos prematuros (até a 36ª semana), a carência é de 180 dias após a contratação do plano. Caso ainda não tenha completado esse período, o atendimento será limitado às 12 primeiras horas de atendimento.

👉 Plano de saúde sem carência é possível?

Portabilidade de Carências

A portabilidade de carências acontece quando o beneficiário faz a troca do seu plano de saúde atual por outro. Nesses casos, é importante entender alguns detalhes importantes.

Primeiro, para fazer uma portabilidade de planos, é preciso acessar o site da ANS e, na página de portabilidade, você deverá preencher seus dados para, então, poder avaliar quais planos são elegíveis para essa migração, levando consigo todas as carências já cumpridas no seu plano atual.

No caso de o plano da Geap possuir coberturas não previstas no plano de origem, será exigido do beneficiário o cumprimento dos seguintes períodos de carências: 

  1. Para urgências e emergências: 24 (vinte e quatro) horas. 
  2. Para parto a termo: 300 (trezentos) dias, salvo nos casos de complicação no processo gestacional. 
  3. Para os demais procedimentos, 180 (cento e oitenta) dias.  

Por fim, nos casos de urgência e de emergência, quando o beneficiário estiver em cumprimento do período de carência, será garantida a remoção entre unidades de saúde (da unidade de origem para a unidade de destino), em ambulância terrestre, dentro da área geográfica de abrangência, quando caracterizada pelo médico-assistente a necessidade de internação.

Geap: sua melhor escolha em planos de saúde para servidores e funcionários públicos!

A Geap é uma operadora de planos de saúde sem fins lucrativos e com serviços prestados exclusivamente para servidores e funcionários públicos, com ações e benefícios personalizados para essa categoria.

A Geap possui mais de 70 anos de experiência em cuidados com a saúde, planos diversificados, ampla cobertura e diferentes abrangências. 

Conheça nossos planos e torne-se, você também, nosso beneficiário.

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