A Geap segue firme no compromisso com a qualificação de seus profissionais. Vinte colaboradores da Geap retornaram recentemente de Madrid, na Espanha, onde concluíram a segunda etapa da pós-graduação em Compliance, promovida por meio de uma parceria entre a Universidade Corporativa da Operadora, a Faculdade Anasps e o Instituto de Estudios Bursátiles (IEB), referência europeia na área.
A formação internacional representa a segunda titulação do curso de pós-graduação lato sensu ofertado aos colaboradores da Geap. A primeira, com carga horária de 360 horas, teve duração de 10 meses e abordou temas como Gestão da Informação, Governança Ambiental, Social e Corporativa (ASG) e Compliance. A segunda etapa, realizada no IEB, acrescentou mais de 50 horas de aulas intensivas exclusivamente voltadas ao Compliance. Com isso, os alunos obtiveram uma certificação reconhecida internacionalmente, que os habilita a atuar como especialistas no setor, tanto no Brasil quanto em outros países.
A turma foi composta por 20 colaboradores da Geap, além de professores da Faculdade Anasps, o coordenador acadêmico e o docente responsável pelo módulo de Compliance na primeira fase da formação. A seleção dos participantes se deu por meio de sorteio transmitido ao vivo pelo presidente da Geap, Douglas Figueredo, a partir de um grupo inicial de 50 alunos aprovados em processo seletivo nacional.
Além dos sorteados, os integrantes da Assessoria de Riscos e Governança, com base no desempenho acadêmico e na relevância estratégica do tema para a instituição, tiveram suas vagas asseguradas. “Foi um gesto incrível em prol da governança da Geap. O nosso diretor-presidente é responsável por um ganho institucional sem precedentes, ao proporcionar essa dupla titulação”, afirmou Emiliana Brito Vieira, assessora executiva de Riscos e Governança da Geap.
Antes do embarque para Madrid, os alunos participaram de três semanas de treinamento on-line com professores espanhóis, sempre em aulas síncronas, das 10h às 12h. Além disso, a Geap ofereceu um curso instrumental em língua espanhola, já que todas as aulas e apresentações ocorreram nesse idioma.
Ao final do curso, cada aluno apresentou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para a resolução de questões reais vivenciadas pela Geap. A proposta buscou aliar teoria e prática, reforçando a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
Para Allan Camello Silva, analista da Assessoria de Riscos e Governança, a vivência internacional superou as expectativas. “O curso foi extremamente útil para minha trajetória profissional. Mesmo já tendo estudado e trabalhado com Compliance, a abordagem dos professores internacionais trouxe novas formas de enxergar o tema e vai agregar muito no meu dia a dia. Além disso, contribui para implementar melhorias e fomentar o compartilhamento de informações entre as áreas da Geap.”
Erivan Maia, especialista da Assessoria Estratégica, destaca que a experiência foi transformadora. “A vivência em Madrid ampliou meus conhecimentos em governança, gestão de riscos e cultura de integridade. Volto mais preparado e ainda mais comprometido com a ética e a transparência no ambiente corporativo.”
Já Thamylla Nunes, gerente de Advocacia Consultiva, destacou a qualidade do conteúdo e o cenário inspirador. “As aulas, com professores renomados, me proporcionaram uma visão atualizada sobre Compliance, inteligência artificial e proteção de dados. Trago uma bagagem valiosa para fortalecer a cultura ética na Geap.”