Dengue: Geap fala em evento do Correio Braziliense sobre combate à doença – Geap Saúde

Dengue: Geap fala em evento do Correio Braziliense sobre combate à doença

O diretor-presidente Geap Saúde, Douglas Figueredo, participou nesta quinta-feira (30) de debate com o tema “Dengue: uma luta de todos nós”, promovido pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília. O evento contou com a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, da secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, do secretário-executivo do Ministério da Saúde e conselheiro da Geap, Swedenberger Barbosa, além de pesquisadores e especialistas da área de vigilância em saúde pública.

Ao abrir o debate, o diretor-presidente da Geap relembrou ações que a autogestão promoveu para combater a doença, como a campanha de vacinação destinada a beneficiários do Distrito Federal, região que decretou Estado de Emergência pelos quase 400 mil casos registrados em 2024.

“Eu tive dengue hemorrágica, fiquei bastante debilitado, internado e na UTI por oito dias. A quantidade de casos que eclodiram no Distrito Federal em 2024 nos acendeu alerta para imunizar beneficiários e colaboradores da Geap. Vacinamos 6.692 beneficiários, a custo zero”, lembrou Figueredo ao destacar que a autogestão foi a primeira operadora de planos de saúde do Brasil a realizar a ação.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou as iniciativas do GDF para conscientizar a população. Celina lembrou que a melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “Precisamos ter em mente que o cidadão precisa fazer o dever de casa, eliminando água armazenada em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso. O Governo tem feito a sua parte, essa luta é de todos, temos atuado com o Ministério da Saúde que sempre nos apoia, contamos com o apoio da imprensa, como o Correio Braziliense que ajuda a informar à população, com todos os setores, e os cidadãos precisam fazer a sua parte também”, destacou.

A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, informou sobre os esforços do Governo do DF para diminuir os focos de proliferação do mosquito. Ela explicou sobre a parceria realizada com o estado do Mato Grosso, referência no combate à dengue, para o compartilhamento de práticas eficazes e inovadoras. “Esperávamos ter em 2024 cerca de 60 mil casos, tivemos cerca de 440 mil. A ciência nos ajudou a combater um dos piores momentos de saúde enfrentados no DF”, destacou.

Em sua fala, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, que também é conselheiro fiscal da Geap, disse que a pasta espera uma redução nos casos de dengue no país em 2025. “Nós, do Ministério da Saúde, temos nos reunido com estados e municípios para fortalecer a conscientização da população no combate à dengue”, destacou ele ao apresentar o plano de ação do Governo Federal para combater a doença e ao elogiar a ação proativa da gestão da Geap Saúde na promoção da saúde.


Mais Notícias