6 dicas preciosas para a sua alimentação
1) Prefira os alimentos naturais
Os alimentos industrializados ou ultra processados são as principais causas da obesidade, pois, concentram alta carga de açúcar e gordura e pouco valor nutricional. Por isso, deve-se priorizar as fontes naturais, como carnes frescas, frutas, cereais, legumes e verduras.
2) Alimente-se devagar
Alimentar-se rápido demais nos deixa a sensação de peso, de sono, e faz com que comamos mais do que o necessário também. Para evitar isso, desligue aparelhos durante as refeições, pois estes podem disparar a ansiedade e fazer você comer depressa. E sempre que possível, almoce na companhia de alguém, para que possam conversar e saborear a comida, fazendo sua refeição mais agradável.
3) Coma a salada primeiro
No almoço e no jantar sempre comece suas refeições com a salada, especialmente as saladas frias de folhas verdes, pois são ricas em nutrientes e vitaminas, e são excelentes fontes de fibras que trarão a sensação de saciedade, assim quando chegar no prato principal, você não comerá além da conta. E quando for escolher a salada, quanto mais colorida ela for, melhor!
4) Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia
A água compõe nosso sangue em cerca de 90%, e compõe nosso corpo entre 50% e 75%, então cada vez que perdemos líquido (suor etc.), é preciso repor. Além do mais, a água faz uma limpeza em todo nosso organismo, hidrata nossa pele, e é por ela que vitaminas e minerais chegam nas células de todo nosso organismo.
5) Faça de 4 a 6 refeições por dia
Assim, você evita ter picos de fome durante o dia, o que te faria ter vontade de comer mais do que o necessário na próxima refeição. Fazendo desta forma, seu organismo estará sempre bem nutrido, e você comerá somente o necessário. Lembre-se que, quanto mais refeições você fizer ao dia, menor será cada porção.
6) Procure a rede credenciada da GEAP!
– A GEAP oferece acompanhamento nutricional com excelentes profissionais de nutrição;
– Telessaúde
Beneficiários(as) contam com o moderno serviço da Telessaúde , podendo usufruir de atendimentos médicos sem sair de casa. As tele consultas são isentas de coparticipação, independentemente do plano.
Siga essas 6 dicas preciosas e você se sentirá muito melhor e bem disposto.
Lembre-se, a gente é o que a gente come!
Segundo a OMS, a alimentação saudável deve conter frutas, verduras, legumes como lentilha e feijão, nozes e cereais integrais como milho, aveia, trigo e arroz integral. Pelo menos 400g, o equivalente a cinco porções de frutas e vegetais por dia. Deve-se excluir batata, batata-doce, mandioca e outros tubérculos.
Os alimentos industrializados ou ultra processados são as principais causas da obesidade, pois, concentram alta carga de açúcar e gordura e pouco valor nutricional. Por isso, deve-se priorizar as fontes naturais, como frutas, cereais, legumes e verduras.
Alimentação saudável é uma dieta bem equilibrada, que fornece os nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo. Para que uma alimentação seja saudável, é importante ter variedade, equilíbrio, controle de quantidade (comer o que lhe é adequado) e qualidade dos alimentos.
Também segundo a OMS, existem 3 níveis de segurança alimentar:
-A disponibilidade dos alimentos,
-O acesso das pessoas aos mesmos e
-Um consumo adequado do ponto de vista nutricional
Esses são os três pilares sobre os quais se sustenta o conceito de segurança alimentar.
Uma alimentação equilibrada e saudável é aquela que contém todos os nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar adequadamente: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.
Você deve reduzir os níveis de açúcar nas refeições. O açúcar refinado é um composto que vem da cana-de-açúcar, porém, toda a parte boa dele foi retirada, sobrando apenas as calorias. Reduzir significa deixar de ingerir uma quantidade de calorias desnecessárias para nosso organismo. Procure também substituir a versão refinada pelo mascavo, por exemplo, que não passou pelo processo de refinamento, e ainda mantém os valores nutricionais.
Também é muito importante evitar a farinha branca, ou seja, após um processo de refinamento, todo o valor nutricional dela foi retirado, restando apenas o carboidrato.
Prefira as opções integrais do macarrão, arroz, pão etc. que ainda preservam os nutrientes naturais.
Conforme falado anteriormente, inclua alimentos orgânicos em sua alimentação. Estes são preferidos pois são produzidos sem utilização de agrotóxicos e conservantes, que são substâncias maléficas para o nosso organismo. Caso não seja possível encontrar nestas versões, sempre ao escolher frutas, verduras e legumes, pense em como você as encontraria se estivesse pegando direto do pé.
Na correria do dia a dia aposte em lanches saudáveis. Quando saímos de casa as tentações começam a aparecer, já que é muito mais fácil encontrar um lanche industrializado do que algo saudável. Por isso, prepare lanches saudáveis que você possa levar com você, por exemplo um mix de castanhas, que são facilmente transportadas em saquinhos, ou um sanduíche integral, frutas, entre outros, evitando comer qual quer alimento na rua.
E não esqueça, consuma muitas frutas todos os dias. As frutas são excelentes alimentos, pois são ricas em fibras, vitaminas, minerais, e atuam sempre de forma benéfica em nosso organismo. Consuma, no mínimo, 3 porções por dia, e sempre que possível variando as frutas. Assim você poderá desfrutar de todos os benefícios que elas apresentam.
Se cuide! A Geap está ao seu lado.