
Ana Cristina Melo Santiago, diretora administrativa da Geap Saúde, assumiu interinamente a função de diretora-presidente da Operadora na terça-feira, dia 20. Essa é a segunda vez que uma mulher ocupa a mais alta posição da Diretoria-Executiva (Direx) da Geap durante o período de férias do diretor-presidente, Douglas Figueredo, o que evidencia o posicionamento da gestão em defesa da equidade em cargos de liderança. Em agosto de 2024 a então diretora assistencial, Rosana Souza, respondeu pela Direx (Diretoria Executiva).
Advogada e delegada da Polícia Civil do Distrito Federal, Ana Cristina é reconhecida pela atuação como titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), na época eleita a melhor do país devido à excelência nas investigações de violência contra as mulheres no Brasil. Participou da elaboração do projeto de reestruturação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e atuou como Secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEGEN/MJSP) e Gestora do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Ana Cristina ingressou na Geap em 2023 como gerente de Advocacia Consultiva, assumindo em seguida a Gerência de Gestão de Pessoas. Em 2024 foi convidada pelo diretor-presidente a assumir a Diretoria Administrativa. Ela, que substitui Douglas Figueredo até o dia 3 de fevereiro, comentou a indicação: “Essa responsabilidade é uma honra e um privilégio. Agradeço a confiança depositada pelo diretor-presidente, Douglas Figueredo, que mostra mais uma vez seu olhar e preocupação com a equidade de gênero”, afirmou ela. No entendimento dela esse é um princípio fundamental para o diretor-presidente da Geap e que reflete seu compromisso em promover um ambiente mais justo e inclusivo dentro da organização.
Para Douglas Figueredo, a escolha de uma mulher para assumir o mais alto cargo da operadora é significativo: “A Geap está em boas mãos, Ana Cristina é muito competente e sua trajetória confirma isso”, afirma.