A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS aprovou no dia 08/07/2021 reajuste de -8,19%, para os planos de saúde individuais ou familiares.
O que são planos individuais e familiares?
Em ambos os casos, o contrato do plano de saúde é assinado diretamente entre a operadora e a pessoa física, para assistência do titular e/ou do seu grupo familiar. Neste caso, não há vínculo com pessoa jurídica, associação profissional ou sindicato, por relação empregatícia ou estatuária.
O reajuste aprovado pela ANS será o mesmo para os planos de saúde da GEAP?
Não. Os planos de saúde disponibilizados pela GEAP são registrados como coletivos empresariais e, portanto, os seus reajustes não dependem de autorização da ANS e não possuem vinculação com o percentual de reajuste definido pela Agência Reguladora para os planos individuais ou familiares.
Como é realizado o reajuste para os planos de saúde da GEAP?
Para definir o percentual de reajuste, é realizado cálculo atuarial que considera a relação entre as despesas e receitas do plano e se as receitas não forem suficientes para cobrir as despesas é aplicado o reajuste técnico, somado ao índice da inflação do período, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/IPCA/Serviços de Saúde). Caso o ponto de equilíbrio não ultrapasse margem, é aplicado somente o índice da inflação.
Os planos de saúde da GEAP, por serem registrados como coletivos empresariais, não precisam de autorização da ANS para aplicação de reajuste, devendo haver, apenas, a comunicação desse percentual à Agência Reguladora, conforme legislação em vigor.
Quando os planos de saúde da GEAP serão reajustados e qual será o percentual aplicado?
Os percentuais de reajuste são apurados e submetidos à aprovação do Conselho de Administração da GEAP e, quando aprovados, são informados aos órgãos que possuem convênio com a GEAP e aos beneficiários.
A GEAP utiliza seus canais de comunicação para informar o reajuste. Por isso é importante ficar atento às nossas publicações, além de manter seu cadastro sempre atualizado.
Para mais informações, entre em contato com a nossa Central Nacional de Teleatendimento pelo chat online, WhatsApp (61) 93300-7230 ou telefone 0800 728 8300.
Leia também: Setembro Amarelo: mês de acolhimento e informação!