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GPTW: Geap renova selo de excelente empresa para se trabalhar

Certificação conquistada em 2020 e renovada em 2021 gera credibilidade à Fundação no mercado e admiração entre funcionários


Em 2021, a Geap renovou o selo Great Place To Work (GPTW), conquistado pela primeira vez em 2020, com aprovação de 89% dos funcionários. O programa de certificação GPTW concede o título de excelente empresa para se trabalhar a empresas que possuem boa imagem junto aos seus funcionários e beneficiários além de oferecer uma boa estrutura de trabalho. A conquista do selo traz credibilidade à Fundação junto à sociedade e ao mercado, além de oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores.

A melhoria da qualidade do ambiente de trabalho é uma busca constante da atual gestão da Operadora. Por isso, a Geap participou do GPTW, que mensurou a percepção dos colaboradores, em relação ao clima organizacional. Para se conquistar a certificação, a empresa precisa atingir a nota mínima de 70 pontos. A Geap superou essa marca e alcançou 89 pontos e foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se colocando no ranking das 10 melhores da Região Centro-Oeste.

A pesquisa feita pelo GPTW com os funcionários da empresa é com base na avaliação do nível de confiança, cumprindo os seguintes critérios: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Ela é um reflexo, sobretudo, para quem busca por uma nova colocação no mercado de trabalho.

Valorização da Gestão de Pessoas

A aplicação da pesquisa fez parte de um dos objetivos do Planejamento Estratégico e Organizacional da Geap, que é promover a motivação e o alinhamento da equipe. Além de verificar a percepção dos colaboradores sobre os pontos positivos e negativos da gestão de pessoas, os dados apresentados direcionam ações de melhoria contínua.

“Essa conquista significa que somos certificados por um instituto especializado, como um excelente ambiente para se trabalhar, além de reforçar nossa credibilidade no mercado. Porém o mais relevante é saber do orgulho dos nossos colaboradores, o que demonstra a credibilidade da gestão da empresa e o respeito, por parte da Diretoria, que tem um olhar especial para cada um de nós”, ressaltou o gerente de Gestão de Pessoas da Geap, Daniel Leonardo da Rocha.

Desde março como assistente técnica da Operadora, em São Paulo, Drielle Sousa é recém-contratada e conta que o selo chamou a atenção. “Eu levei em consideração o GPTW. Saber que a Geap foi premiada como uma das excelentes empresas para se trabalhar fez a diferença. Saber do laço de confiança que o funcionário tem com a empresa e que o ambiente de trabalho é favorável e inovador para o colaborador me fez ficar ainda mais apaixonada pela empresa”, afirma Drielle.

A psicóloga do setor de Gestão de Pessoas da Geap, Marília Rocha, reforçou que, em entrevista, os candidatos afirmam buscar sobre a marca e ser influenciados a fazer parte do quadro de funcionários. “Grande parte costuma comentar que, antes mesmo de serem convidados para o processo seletivo, pesquisam sobre a Geap. Eles afirmam que o fato de a empresa ser certificada pelo GPTW torna o processo mais atrativo e faz com que tenham ainda mais desejo de ingressarem na Fundação”, disse Marília, que complementa, “entre os comentários, eles destacam o cuidado, a preocupação com a qualidade de vida e os benefícios oferecidos aos empregados. Alguns citam que ingressar na empresa tornou-se um sonho, a ponto de acompanharem diariamente a nossa página do Trabalhe Conosco”, finaliza.

Sob a ótica da marca, a coordenadora de desenvolvimento pessoal da Autogestão, Maria Zuleide Alves, citou alguns pontos benéficos que o selo proporcionou. “Nos ajudou a melhorar o posicionamento da marca empregadora perante o mercado e indicar aos nossos beneficiários e parceiros que a Geap se preocupa com os empregados. Além disso, identificamos os pontos fortes e os de aprimoramento, através da opinião dos empregados participantes na pesquisa. Isso possibilita um movimento na tomada de decisão estratégica, nos levando a melhores resultados, o que nos torna referência nos benchmarkings com o mercado”, acrescentou.

Na renovação do selo para 2021-2022, o GPTW alcançou a participação de 76% dos empregados elegíveis da Geap, apresentando crescimento em relação à pesquisa de 2020. Como indicou a coordenadora, nesta última, os pontos que mais evoluíram na avaliação dos funcionários foram treinamento, transparência em promoções e reconhecimento.

Qualidade de vida do trabalho

Por que a Geap é certificada com o selo GPTW? Entre outras, veja algumas iniciativas da gestão de pessoas da Autogestão que foram diferenciais na avaliação, no ponto de vista dos funcionários:

  • Projeto Bem-estar e saúde financeira: a partir de uma pesquisa aplicada entre os empregados sobre “Saúde financeira e qualidade de vida”, foram indicados e disponibilizados cursos on-line para todos. O objetivo era inspirar e propor reflexões sobre as finanças pessoais e as escolhas de consumo e de investimentos.
  • Programa de antecipação salarial: foi implantado em 2020, considerando o cenário econômico, a partir da pandemia de Covid-19, com o intuito de auxiliar o orçamento pessoal de cada colaborador. Conquistou centenas de adesões.
  • Projeto Bem Viver: encontros entre colaboradores da Geap de todo o Brasil, que proporcionou um espaço de escuta e reflexão sobre as possíveis formas de enfrentamento da pandemia, em todos os seus aspectos, a fim de zelar pela saúde mental de todos.

História do GPTW

O trabalho do Great Place To Work começou na década de 80, nos Estados Unidos, com o jornalista Robert Levering, que cobria assuntos ligados ao trabalho e especialmente a conflitos trabalhistas. Ele foi convidado para escrever um livro sobre as melhores empresas para trabalhar no país e negou, porque, na opinião dele, era impossível escrever sobre isso, afinal não existiria nenhuma boa empresa na perspectiva dos funcionários, somente na dos donos ou executivos.

Após longas conversas, Robert acabou topando o projeto, mas fazendo à moda jornalística. Entrevistou milhares de funcionários, “in loco”, de forma confidencial, em centenas de empresas americanas. Ele encontrou pessoas que odiavam as empresas e os chefes, em organizações com péssimos ambientes de trabalho, mas também encontrou pessoas que adoravam aquilo que faziam, os colegas e as empresas.

A descoberta deixou o jornalista tão impressionado que ele abandonou o que fazia e abriu, em uma sala, junto à esposa, um escritório ao qual deu o nome de Great Place to Work – e então seguiu se aprofundando no tema. A primeira grande conclusão foi que existem excelentes empresas paras se trabalhar. A segunda, mais poderosa, foi que qualquer empresa, de qualquer porte, em qualquer lugar e em qualquer época, pode se tornar um GPTW.

Saiba quais oportunidades estão abertas na Geap na seção Trabalhe Conosco.


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