Geap adere ao Pacto Global da ONU para desenvolvimento sustentável – Geap Saúde .site-main { margin-top: 106px; }

Geap adere ao Pacto Global da ONU para desenvolvimento sustentável

Após passar por avaliação baseada em critérios internacionais, no último dia 13 de janeiro a Geap Saúde foi efetivada no Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) – Rede Brasil, firmando compromisso de apoio aos princípios de desenvolvimento sustentável.

O processo começou no dia 20 de dezembro passado, com o envio de uma carta-compromisso do Diretor-Presidente da Autogestão, Douglas Figueredo, ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres. “Reafirmamos o comprometimento da atual gestão de tornar o Pacto Global parte da estratégia, da cultura e das operações da Operadora”, explicou Douglas ao ressaltar que essa é mais uma importante conquista, resultado de uma gestão cada vez mais alinhada à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental.

Na diligência foi feita uma avaliação da atuação da Geap em relação aos 10 princípios do Pacto Global nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Destaca-se que a Geap já possui diversas práticas de sustentabilidade comprovadas, inclusive por meio de selos e certificações, a exemplo do selo Empresa Limpa, decorrente da adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, (desde 2019) e do Selo Verde (conquistado em 2024).

“Essa iniciativa reflete o compromisso da Geap definido no Planejamento Estratégico 2024-2030, de solidificar uma gestão baseada em diretrizes de ASG – ou seja, de Governança Ambiental, Social e Corporativa”, afirmou Emiliana Brito Vieira, assessora-executiva de Riscos e Governança. Segundo ela, a adesão ao Pacto Global possibilitará a participação ativa da Operadora em quatro das seis plataformas de ação ou fóruns de colaboração específicos sobre o tema e permitirá aprofundar o engajamento e ações da Geap em áreas relacionadas à sustentabilidade, por meio de troca de conhecimento e melhores práticas de responsabilidade socioambiental e corporativa.

Emiliana acrescentou que a adesão permitirá ainda ganhos para a Operadora como um todo, inclusive possibilitando o acesso aos colaboradores da Geap a cursos para acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU, por meio da “Jornada ODS” e treinamentos online disponibilizados na plataforma “Academy”. Na carta-compromisso a Operadora se compromete a relatar seu progresso anualmente e a se envolver em projetos colaborativos que promovam os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Confira abaixo os Dez Princípios do Pacto Global  que contam agora com o compromisso formal da Geap:

ÁreaPrincípios
Direitos Humanos01 – As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.  02 – Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos. 
Trabalho03 – As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.  04 – A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.  05 – A abolição efetiva do trabalho infantil.  06 – Eliminar a discriminação no emprego. 
Meio Ambiente07 – As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.  08 – Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.  09 – Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. 
Anticorrupção10 – As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.  

Mais Notícias