A Geap se prepara para definir os novos integrantes dos Conselhos Fiscal (Confis) e de Administração (Conad), dois órgãos que integram a gestão da Operadora.
A eleição ocorrerá de 1º a 7 de abril, em um pleito inteiramente virtual. Este ano, o formato da eleição será por chapas, formadas por titulares e suplentes – e não por candidaturas individuais, como anteriormente. Serão seis vagas disponíveis para o Conad, sendo três titulares e três suplentes, e quatro para o Confis, sendo duas titulares e dois suplentes.
Tem direito a votar todos os beneficiários titulares da Geap com pelo menos seis meses de adesão ao plano até a data do início da votação, estando adimplente até 31 de dezembro de 2023, inclusive colaboradores. Cada eleitor vota em apenas uma chapa para cada conselho.
Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Rejane Pitanga, ressalta que é de extrema importância a participação de todos que estão aptos a votar. “A Geap é um patrimônio dos seus beneficiários. É com a participação ativa de todos que conseguiremos dar mais legitimidade aos Conselhos e, com certeza, nos permitirá construir uma Operadora cada vez melhor”, diz.
Já para ser candidato, é necessário ser beneficiário há 12 meses, e/ou servidor público ativo ou inativo, empregado ou aposentado de algum órgão patrocinador da Geap. No caso de representante dos beneficiários, tem que estar adimplente em um dos planos da Autogestão há 12 meses, também considerando até a data da eleição. Deverá comprovar nível superior e notório conhecimento em quaisquer áreas de administração em saúde, financeira, contábil, jurídica, de fiscalização, auditoria ou participação anterior em conselho de administração ou fiscal.
As chapas serão inscritas virtualmente entre 19 e 28 de fevereiro. Cada uma delas deverá planejar e custear sua campanha, seguindo as normas estabelecidas no regulamento eleitoral.
A eleição contará com o olhar atento de uma auditoria externa, independente, contratada para garantir a transparência de todo o processo eleitoral, desde a entrega de documentação até a contagem de votos.
A presidente do Conad, Marilene Lucas, avalia que este é uma oportunidade muito importante para o fortalecimento da governança da Geap. “É um momento em que os beneficiários poderão escolher seus próximos representantes nos órgãos colegiados. Nosso papel é acompanhar o processo e divulgá-lo amplamente, de modo a obter a maior participação possível. A Comissão Eleitoral terá todo o nosso apoio para que ela possa conduzir o processo da melhor forma”, disse.
Sobre os Conselhos – O Conselho de Administração é responsável por avaliar e aprovar ou não as políticas da empresa, as decisões da diretoria, as definições de estruturação, orçamento, entre outras atribuições internas. É a mais alta instância decisória da Autogestão. Já o Conselho Fiscal da Geap é responsável por revisar e fiscalizar as contas da Operadora.