Geap dá posse ao Comitê de Equidade e reforça compromisso com o tema – Geap Saúde

A Geap empossou hoje, dia 25/10, os integrantes do Comitê de Equidade, em cerimônia realizada na sede da Autogestão, em Brasília. Com a participação do diretor-presidente da Geap, Douglas Figueredo, da representante do Ministério das Mulheres, Natália Lima, da presidente do Comitê e gerente de Suporte Assistencial  , Socorro Lago, a presidente do Conselho Fiscal, Cricia Rodrigues, o evento foi transmitido em live no Youtube, para beneficiários e colaboradores de todo o Brasil.

O Comitê de Equidade é formado por 10 membros, de diferentes estados do país, representando as cinco regiões, escolhidos por meio de uma seletiva que ocorreu no primeiro semestre do ano e tem a função de zelar pelo respeito à diversidade e fortalecer a política de igualdade de gênero dentro da Operadora.

Na cerimônia, o diretor-presidente Douglas Figueredo assinou uma carta de compromisso para a implantação da Política de Equidade de Gênero da Autogestão, voltada para a difusão dos princípios fundamentais de promoção da igualdade e respeito à diversidade em suas diferentes expressões.

O documento, que conta com pontos de compromisso sobre gênero, raça, diversidade geracional, população LGBTQIA+, povos originários e pessoas com deficiência, foi lido pela assistente técnica Sandra Dias, da Unidade Administrativa do Piauí (UA/PI), que também faz parte do Comitê. A partir da assinatura, os integrantes passam a se reunir periodicamente para traçar estratégias de atuação e ações concretas de promoção da paridade de gênero e diversidade.

Na ocasião, o diretor-presidente reforçou a importância do diálogo com a sociedade e da representatividade como forma de tornar a Geap mais próxima dos seus beneficiários.

“Nós devemos conversar com todas as frentes possíveis para nos achegarmos mais aos nossos beneficiários. Precisamos da pluralidade para nos relacionarmos e falarmos diretamente com nosso público-alvo. Esta casa precisa estar na vanguarda, além do seu tempo. Ainda vemos discriminação e distância para diálogos na sociedade e nós, gestores, precisamos reduzir esta distância, sempre buscando o melhor para a atuação das nossas instituições”, declarou.

A representante do Ministério das Mulheres, a chefe de gabinete Natalia Lima, disse como é significativo que o Comitê seja plural e liderado por mulheres de diferentes vivências. “São temas que nós, mulheres, precisamos tratar e precisamos ocupar este lugar. Este Ministério está de portas abertas para dialogar.

A presidente do Comitê, Socorro Martins, ressaltou a importância de colocar a diversidade e a equidade em pauta nas organizações, por meio da igualdade de oportunidades. “O que nós fazemos para melhorar internamente, dentro da nossa instituição, acaba impactando positivamente também a nossa atuação lá fora. Questões como a inclusão para pessoas com deficiência, mais oportunidades para mulheres, para pessoas LGBTQIA+, precisam ser levantadas”, explica a presidente. Ela ressalta que não haverá justiça social se não houver igualdade entre homens e mulheres,   de oportunidades,  de espaços de fala e respeito à diversidade.

A presidente do Conselho Fiscal (Confis) da Geap, Cricia Rodriges, afirma que equidade é respeito. “Em um contexto em que vivenciamos momentos de guerra e violência, o respeito e o amor ao próximo podem fazer grande diferença na atuação de cada um, e a Geap está de parabéns por estar empenhada nesta iniciativa”.