Geap e Ministério da Saúde oferecem exames preventivos aos servidores do órgão – Geap Saúde .site-main { margin-top: 106px; }

Geap e Ministério da Saúde oferecem exames preventivos aos servidores do órgão

Em parceria com a Geap, pela primeira vez, o Ministério da Saúde ofertará exames médicos periódicos a todo o conjunto de servidores do órgão, nas 27 unidades da federação. Com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do diretor-presidente da Geap, Douglas Figueredo, do médico oncologista Dráuzio Varella e de mais de mil servidores, foi lançado no dia 8, em evento no Rio de Janeiro, o programa que será estendido a todo o país até 2026.

A ação inédita é uma oportunidade para a realização de checkup regular dos servidores da pasta e parte de um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças. “Nós temos uma convicção, não vamos avançar no SUS, sem cuidar da saúde de todos e para isso é preciso cuidar de quem trabalha no Sistema. Quero agradecer ao Douglas e a Geap por aceitarem o desafio que o Ministério colocou, mais um passo para cuidar dos trabalhadores”, afirmou o ministro da Saúde. Padilha disse ainda que garantir exames médicos periódicos aos servidores não é apenas uma questão de cuidado individual, mas um compromisso com a qualidade do serviço público.

Diretor presidente da Geap, Douglas Figueredo, ressaltou a importância do trabalho e esclareceu que a Operadora dobrou os serviços de atendimento físico das clínicas credenciadas no Rio de Janeiro, cidade em que a ação inicia, para garantir excelência no atendimento. “Tenho muito orgulho de dizer que nós somos a Operadora que vai ajudar o Ministério da Saúde nesta empreitada de ofertar exames médicos periódicos aos seus servidores. Quando o ministro nos contratou, falou que queria o melhor plano. Estamos muito orgulhosos desta parceria”, reiterou ele.

Na ocasião, o médio Drauzio Varella proferiu uma palestra sobre o histórico de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou que o sistema mudou a perspectiva do serviço de saúde: “Nós temos o melhor sistema de saúde pública do mundo, que não é perfeito, mas está estruturado. Penso que temos que centrar na atenção básica de saúde, e priorizar a prevenção, impedir que as pessoas fiquem doentes, porque elas vão sofrer menos e vão custar menos para o sistema. Nesse sentido acredito que os exames preventivos se encaixam totalmente nessa necessidade de prevenção e que a Geap, com seu alcance nacional e experiência em saúde do servidor, é a parceira ideal ”, ressaltou ele.

O evento contou ainda com a presença da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que foi parlamentar constituinte e participou da elaboração do Sistema Único de Saúde.

Todos os servidores do Ministério concursados, comissionados, cedidos e anistiados poderão realizar os exames de forma gratuita na rede credenciada da Geap Saúde, mesmo aqueles que não são beneficiários da Operadora. Para participar, os servidores devem aguardar a convocação via SOUGOV, imprimir a guia e agendar o atendimento nas clínicas credenciadas.

Vacinação

Ainda na cerimônia de lançamento, o ministro vacinou a atriz Elizabeth Savalla, que se prontificou a ser um exemplo para a necessidade da proteção vacinal. Ele aproveitou a oportunidade para chamar atenção para o “Dia D de vacinação contra a Gripe”, marcado para o próximo sábado, dia 10 de maio, em que a pasta da Saúde fará uma grande mobilização para proteger a população antes do inverno.

Saiba mais

1 – Os exames periódicos do Ministério da Saúde estão disponíveis para todos os servidores ativos e aposentados?
Não. Somente para os servidores ativos.

2 – “Sou servidor, mas ainda não fui convocado. Posso agendar?”
Não. O agendamento só ocorre após convocação oficial do Ministério da Saúde através do sougov.

3 – “Perdi a data do exame. Posso remarcar?”
É necessário aguardar nova convocação ou orientação do RH do Ministério.

4 – “Poderei ser atendido em outra cidade?”
Não. O atendimento será feito conforme a logística definida pelo Ministério da Saúde. As informações você receberá pelo sougov.br

5-“Tenho direito a transporte ou ajuda de custo?”
A Geap não cobre deslocamentos. Verifique com o RH local do Ministério.

6- “Esses exames são obrigatórios?”
Não. Porém é importante realizar, pois fazem parte da política de saúde ocupacional e é prevenção e proteção para o trabalhador.

7 – O que são os Exames Médicos Periódicos (EMP)?
Os EMP envolvem um conjunto de exames clínicos e avaliações laboratoriais, a serem realizados em intervalos bienais, anuais ou menores, definidos conforme a idade, o sexo, a exposição a riscos ocupacionais e o histórico de saúde dos servidores.

8 – Quais os exames estarão disponíveis?
– Exames Básicos (todos servidores): hemograma completo; glicemia; urina tipo I (Elementos Anormais e Sedimentoscopia – EAS); creatinina; colesterol total e triglicérides; AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética – TGO); ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica – TGP); e citologia oncótica (Papanicolau), para mulheres;
– Exames Complementares (acima de quarenta e cinco anos): oftalmológico.
– Exames Complementares (acima de cinquenta anos): pesquisa de sangue oculto nas fezes (método imunocromatográfico); mamografia, para mulheres; e PSA, para homens.
– Avaliação Clínica: Consulta ginecológica para coleta da citologia oncótica (Papanicolau, para mulheres); Consulta médica para avaliação dos resultados de exames e diagnóstico sobre a saúde ocupacional do servidor, em prontuário eletrônico, disponibilizado no sistema Siapenet – Saúde – Módulo Periódicos.

9 – Os exames serão oferecidos em que localidades?
– O Ministério da Saúde, pela primeira vez na história, ofertará exames médicos periódicos a todo o conjunto de servidores, nas 27 unidades da federação -começando no estado do Rio de Janeiro – assegurando seu dever legal e o direito dos trabalhadores do órgão. Isso será possível por meio do convênio com a Geap.

10 – Como a Geap vai disponibilizar esses exames no Rio de Janeiro?
São mais de100 clínicas e laboratórios credenciados em todo o Rio de Janeiro habilitados para o atendimento, além da “Carreta da Saúde: Um cuidado próximo de você”, que ofertará o atendimento móvel – iniciando nos seguintes locais previstos: Rua Graça Aranha, Cinelândia, Estacionamento do INCA. (231 servidores já foram convocados para garantir o início da operação).

11 – Posso solicitar outros exames?
Outros exames complementares podem ser solicitados, a depender do cargo ou da necessidade do servidor, conforme avaliação clínica do médico do trabalho.

12 – Os exames serão oferecidos em que localidades?
– O Ministério da Saúde, pela primeira vez na história, ofertará exames médicos periódicos a todo o conjunto de servidores, nas 27 unidades da federação -começando no estado do Rio de Janeiro – assegurando seu dever legal e o direito dos trabalhadores do órgão. Isso será possível por meio do convênio com a Geap.

13 – Qual o objetivo da ação?
No contexto do trabalho, a rotina de cuidado com a saúde é indispensável para detectar condições clínicas específicas e prevenir doenças, principalmente relacionadas às atividades laborais, antes que se tornem problemas graves, favorecendo, assim, a qualidade de vida dos trabalhadores.


Mais Notícias