
A cada três meses, as equipes das Unidades Administrativas (UAs) promovem uma pesquisa de satisfação, a nível nacional, com os beneficiários do Programa de Atenção Domiciliar para avaliarem o atendimento recebido. No total, são realizados quatro ciclos de avaliação por ano e as informações levantadas servem de subsídios para as UAs adotarem as medidas necessárias para melhorar o atendimento aos assistidos.
O segundo ciclo de avaliação deste ano foi finalizado em 1º de julho e contou com a aprovação de mais de 70% dos beneficiários. Foram realizadas 748 visitas e 78 prestadores foram avaliados acerca do contato direto com a empresa, entrega de materiais e insumos, além de pontuar individualmente o atendimento de todos os profissionais que lidam com os beneficiários da internação domiciliar.
Atualmente, existem aproximadamente mil assistidos no programa da Geap e é durante a visita do enfermeiro auditor da UA que o beneficiário pode sugerir melhorias em relação aos atendimentos domiciliares e avaliar a qualidade dos serviços dos prestadores.

“Com a pesquisa de satisfação é possível adotar protocolos de saúde e orientar os profissionais, visando sempre a melhoria e a qualidade dos atendimentos”, ressaltaram as enfermeiras que acompanham o Programa, Carla Azevedo e Deibe Juliana.
Para a gerente da Geasa, Gracilene Ferreira, o resultado nas avaliações é um reflexo do trabalho exercido pela equipe das Unidades e um motivador para melhorar ainda mais. “A nossa média, nível Brasil, é de nota 9. Temos mais de 70% beneficiários satisfeitos com a nossa assistência. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
A medida adotada visa, ainda, identificar fatores de riscos ao longo do tratamento prestado, o que diminui o risco de intercorrências e evita reinternações desnecessárias.