No último dia 18 de junho, Dia do Orgulho Autista, a médica auditora e representante da Geap Saúde, Wallydy Andrade, ministrou palestra sobre autismo no Encontro Nacional de Gestão de Pessoas (ENGP) – realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília. Ela destacou a importância de dar visibilidade ao tema e falar sobre seus impactos na vida das famílias.
“Sabemos que o autismo é uma condição factível e fazemos parte de um ecossistema. As pessoas precisam acolher mais as crianças autistas para que elas se sintam incluídas. Pais que não possuem filhos autistas devem sempre ensinar seus filhos a respeitarem e acolherem essas crianças”, disse a médica durante sua palestra no encontro nacional.
Sendo mãe de uma criança autista, Wallydy observou que pouco se fala sobre o estresse e a ansiedade que mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam. A médica considera que a sociedade deve buscar abraçar essas mães, entendendo que deve haver uma atenção especial com elas para que possam cuidar bem dos filhos.
“A mãe de um filho com TEA tem que buscar no íntimo dela a pessoa que era antes de ser mãe. Se ela está numa condição de saúde diferente, precisa de um atendimento profissional, realizar uma psicoterapia, olhar mais para si. As realidades das mães são diferentes, mas todas precisam primeiro cuidar de si com amor, não esquecendo de olhar sua própria saúde física e emocional”, observou.
Wallydy também ressaltou a importância de as empresas estarem preparadas para acolher as pessoas que foram diagnosticadas com TEA ou que tem relação relação direta com um autista. Representando a Geap Saúde, ela destacou que a Operadora busca incluir cada vez mais pessoas com TEA e oferecer todo o suporte para pais com filhos autistas.
“A Geap é uma Operadora de saúde que teve um olhar muito sensível a essa questão das mães dos autistas. Possibilita, por exemplo, a redução de carga horária que me permite levar meu filho numa consulta médica, numa terapia. Isso é de muito valor. Eu queria que a maioria das empresas tivesse essa sensibilidade. A vida exige muito mais de uma mãe com filho autista, pois são crianças que nos demandam mais”, afirmou.
No evento, que começou na segunda-feira (16), a Operadora apresentou ainda stand interativo para divulgar planos de saúde, além de promover a adesão de novos beneficiários e tirar dúvidas. No último dia foi realizado um sorteio, no qual foram entregues aparelhos de assistência virtual, Alexas, para três ganhadores. Além disso, no stand da Geap, os visitantes conheceram as campanhas da Operadora. “Esse evento está servindo justamente para isso: promover assuntos importantes na sociedade atual e ampliar o relacionamento da Geap com gestores de recursos humanos”, finalizou Wallydy.


