Geap suspende cobrança de mensalidades dos beneficiários do RS – Geap Saúde .site-main { margin-top: 106px; }

Geap suspende cobrança de mensalidades dos beneficiários do RS

Em solidariedade à população do Rio Grande do Sul, a Geap Saúde irá suspender a cobrança de mensalidade, coparticipação e contribuições para mais de 7,6 mil beneficiários atingidos pela tragédia no estado. Inicialmente, a suspenção está prevista para cobranças a partir de 10 de maio e deve se estender até junho. A medida tem como objetivo apoiar as vítimas afetadas pelas enchentes nesse momento de transtorno e na sequência, para o reestabelecimento do cotidiano. O atendimento aos beneficiários titulares, dependentes e agregados seguirá normalmente, mesmo com a pausa nas cobranças. 

Desde os primeiros dias de alertas a Unidade Administrativa da Geap no Rio Grande do Sul iniciou protocolos de acolhimento para a emergência, “Fizemos contato com beneficiários que estavam em internação domiciliar residentes nas áreas atingidas, disponibilizando transferência para hospitais ou hotéis em áreas seguras”, informou Regina Becker, Gerente da UA-RS da Geap. 

Além da suspensão das cobranças, a Geap estabeleceu um conjunto de ações de acolhimento para os atingidos. Para os prestadores serão adiantados os pagamentos referentes aos atendimentos já realizados, gerando um impacto financeiro positivo em 765 credenciados, entre médicos, clínicas e hospitais. 

A central de atendimento da Operadora está fazendo contato com os beneficiários com mais de 100 anos para se colocar à disposição e atuar de maneira acolhedora, oferecendo soluções em assistência médica para aqueles que necessitarem. Já para aqueles com mais de 59 anos, que entrarem em contato com a central, é oferecido um acolhimento diferenciado e ágil para atendimento das demandas por assistência à saúde. 

“A Geap Saúde expressa profunda solidariedade às vítimas das enchentes que afetaram cerca de 1,4 milhão de pessoas no estado gaúcho. Neste momento de dor e dificuldade, nossos pensamentos e nossas ações estão com todos aqueles que foram impactados por essa tragédia sem precedentes”, declara o diretor-presidente da Geap, Douglas Figueredo. 

No âmbito dos colaboradores do estado a Fundação está mobilizando uma rede de apoio e suspendeu as atividades presenciais na Unidade Administrativa, até que haja segurança para o retorno às atividades presenciais. 

A suspensão das cobranças foi proposta pela Diretoria Executiva ao Conselho de Administração da Fundação e foi aprovada nessa terça-feira 07 de maio, ad referendum, com efeito imediato. “O Conad aprovou que os associados do Rio Grande do Sul, que vivem esse momento tão triste e dramático adiem por dois meses sua contribuição. Parabéns a toda a diretoria da Geap, ao Conad e principalmente nossa total e irrestrita solidariedade ao povo gaúcho”, declarou Marcelo Panella, Conselheiro da Geap e Chefe de Gabinete do Ministério da Previdência Social. 

A Geap Saúde informa que está com todos os canais de comunicação ativos para realizar esse amparo aos beneficiários das áreas atingidas, em especial a Central de Atendimento, pelo 0800 728 8300. 

Ações da Geap para beneficiários, prestadores e colaboradores do Rio Grande do Sul 

  • Beneficiários: 

Geap anuncia a suspensão da contribuição do mês de maio, podendo ser suspenso por mais 30 dias. Os beneficiários do estado não terão nenhuma cobrança de mensalidade, de coparticipação ou de contribuição para titulares e agregados. 

Nenhum beneficiário será cancelado ou suspenso por inadimplência do Rio Grande do Sul. Os inadimplentes vão dispor dos mesmos benefícios de assistência médica. 

Os valores que não foram cobrados em maio e junho serão cobrados a partir de julho, sem encargos por atraso ou multas, e as condições de parcelamento desses saldos serão definidas pela Diretoria Executiva. 

Os beneficiários que estiverem em dificuldade financeira terão um canal aberto de negociação nestes primeiros meses com a Geap para encontrar uma solução de pagamento que seja mais adequada a cada situação. 

Os beneficiários que têm desconto da contribuição no contracheque, em decorrência da folha de pagamento já ter sido processada, terá isenção da contribuição no mês de junho, referente à competência de maio. 

A Geap está fazendo o acolhimento ativo dos beneficiários com mais de 100 anos, entrando em contato por telefone, para informar sobre a rede credenciada e sobre as possibilidades de atendimento por telemedicina, bem como disponibilizando qualquer outro serviço de saúde que possa ser mobilizado para atender as demandas deles. Com os beneficiários com mais de 59 anos, o atendimento receptivo tem protocolo diferenciado para os atingidos, com acolhimento e agilidade para resolução de demandas. 

A operadora possui cerca 7.600 beneficiários, com 7,1 mil nas áreas atingidas. 

  • Prestadores: 

A Geap realizará o pagamento dos prestadores do Rio Grande do Sul de forma antecipada. 

  • Colaboradores 

A Unidade Administrativa do Rio Grande do Sul se manterá fechada até que se instalem condições seguras para o retorno aos atendimentos presenciais. 

A Geap, Cipa e a Unidade Administrativa do Rio Grande do Sul estão mobilizadas com ações de acolhimento e solidariedade para com seus colegas colaboradores que trabalham no estado.


Mais Notícias