Março Lilás: Saiba mais sobre o Câncer de Colo de Útero – Geap Saúde

Março Lilás: Saiba mais sobre o Câncer de Colo de Útero

Neste mês de março, a Geap reforça a campanha Março Lilás, que incentiva a prevenção do câncer de colo de útero. Saiba mais, agora, sobre a doença:

O que é

A infecção genital causada por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica do exame preventivo.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás apenas do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Sintomas

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), chamados de tipos oncogênicos.

Como é feito o diagnóstico

Normalmente são utilizados os exames: pélvico, história clínica, da vagina, colo do útero, útero, ovário, reto, toque vaginal e toque retal. Também são utilizados o exame preventivo (Papanicolau), a colposcopia e a biópsia (quando for o caso).

O que aumenta os riscos

Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, o tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados) e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Como prevenir

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, consequentemente, o uso de preservativos protege parcialmente do contágio pelo HPV.

Qual é o tratamento

O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico. Entre os tratamentos para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estágio de evolução da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e se deseja ter filhos.


Mais Notícias