Plano de saúde sem carência é possível? – Geap Saúde

Plano de saúde sem carência é possível?

Ao contratar um plano de saúde, o desejo do novo beneficiário é ter à disposição um serviço que ele possa usar imediatamente, afinal de contas, as doenças não têm data para surgir.

Contudo, os planos de saúde costumam aplicar uma regra muito importante que é a carência — um prazo que o beneficiário deve aguardar até que esteja liberado para usar os serviços contratados. Mas, será possível encontrar um plano de saúde sem carência? Vamos tirar as suas dúvidas neste artigo.

Ainda não tem um plano de saúde? Conheça os riscos aos quais você está exposto!

O que significa a carência em um plano de saúde?

A carência é um período de espera destinado a todos os novos beneficiários dos planos de saúde. Ou seja, é um prazo específico durante o qual os serviços do plano ainda não estão disponíveis para o beneficiário.

O objetivo da carência é garantir à operadora um tempo para que ela crie uma espécie de reserva e, desta forma, possa proporcionar os melhores serviços para o novo beneficiário.

A carência dos planos de saúde está prevista na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) com os seguintes prazos:

  • Urgências e emergências: 24 horas;
  • Exames, consultas e internações: 180 dias ou 6 meses;
  • Parto: 300 dias ou cerca de 10 meses;
  • Doenças preexistentes: 2 anos.

Afinal, quem pode ser dependente em um plano de saúde? Clique e saiba mais!

É possível contratar plano de saúde sem carência?

Como vimos, a regra dos planos de saúde é a aplicação da carência. Entretanto, a ANS determina que alguns tipos de planos podem ser contratados sem esse intervalo. Confira quais são:

Plano empresarial

O plano empresarial é um tipo de plano de saúde sem carência, mas desde que atenda a três requisitos básicos:

  1. O plano deve ser contratado por uma empresa ou órgão com CNPJ ativo;
  2. O plano deve conter 30 ou mais beneficiários;
  3. O ingresso do beneficiário deve ocorrer em até 30 dias da celebração do contrato ou do início da sua relação trabalhista com a empresa em questão;

Ou seja, se uma empresa ou órgão contratar um plano para até 29 colaboradores, poderá haver aplicação de carência.

Isenção de Carência Por Portabilidade

A portabilidade acontece quando o beneficiário decide trocar de plano, optando por outro que ele considere mais vantajoso. Nesse caso, a carência pode deixar de ser aplicada se o beneficiário já tiver cumprido o período de espera no plano anterior.

Plano coletivo por adesão

Outra opção de plano sem carência é o plano coletivo por adesão, contratado por um grupo de pessoas que possuem interesses em comum. É o caso de associações, categorias específicas de profissionais, sindicatos e entidades de classe.

Para a exclusão da carência, o plano coletivo por adesão precisa atender a dois pontos específicos:

  1. O ingresso do beneficiário deve ter acontecido até 30 dias após a celebração do contrato;
  2. O Ingresso deve ter acontecido na data de aniversário do contrato.
Plano de saúde sem carência é possível?

Tem alguma dúvida sobre a suspensão da aplicação de reajustes e recomposição dos valores dos planos de saúde? Saiba mais a respeito.

E plano de saúde sem carência para parto?

Pela regra geral, a carência também se aplica para o parto. De acordo com a ANS, o período de espera é de 10 meses ou 300 dias para que a gestante beneficiária do plano tenha cobertura durante o parto a termo, aquele que acontece no período natural da gestação.

Ainda de acordo com a Agência Nacional de Saúde, partos prematuros e que ocorrem devido a complicações durante a gestação podem ser reconhecidos como urgências e emergências, cujo prazo de carência é de 24 horas. Logo, poderão ter sua carência não exigida.

Você sabia que recém-nascidos também podem ter plano de saúde? Saiba como funciona e como solicitar.

Procurando um plano de saúde?

A GEAP é uma operadora de planos de saúde exclusiva para servidores e funcionários públicos. Temos mais de 75 anos de experiência e estamos presentes em todas as capitais do Brasil, além do Distrito Federal.

Temos também uma ampla rede credenciada, com mais de 17 mil prestadores, tais como: clínicas, hospitais, laboratórios, médicos de várias especialidades e odontólogos.

Além disso, os planos de saúde da GEAP possuem uma ampla cobertura, com assistência ambulatorial, hospitalar e obstetrícia, com planos que garantem cobertura maior do que a prevista pela ANS.

Plano de SAúde -  Ebook

Entre em contato, conheça nossos planos disponíveis e torne-se um beneficiário!


Mais Notícias